Perfil de Grávidas com Sífilis, HIV+ ou Hepatite B em Gurupi, Tocantins

  • Rhayssa Tavares Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG.
  • Érica Eugenio Lourenço Gontijo Universidade Federal de Goiás
  • Esthela Sepúlveda dos Santos Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG
  • Jessyca Karla Borges Jubé Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG
  • Alice Ruthe Mazutti Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG
  • Marcos Gontijo Gontijo Centro Universitário UNIRG
Palavras-chave: Sífilis congênita. Hepatite B. Grávidas. HIV

Resumo

A sífilis, Hepatite B e a AIDS são doenças que podem ser transmitidas por via transplacentária das gestantes aos fetos, podendo desencadear graves problemas neonatais. Este trabalho se propõe a avaliar o perfil clínico e sociodemográfico de grávidas com sífilis, Hepatite B e HIV+ atendidas na policlínica municipal de Gurupi (TO) entre janeiro de 2004 a outubro de 2013. A pesquisa é retrospectiva e foi realizada na Policlínica Luiz Santos Filho. A coleta de dados foi realizada de agosto a outubro de 2013. A amostra constou de dados de 54 grávidas que realizaram o pré-natal no período do ano de 2004 a 2013. Os prontuários foram selecionados pelo critério da sorologia (VDRL, HIV+ ou Hepatite B) no momento da busca em banco de dados. Dos prontuários que apresentaram informações clínicas e sociodemográficas foram compiladas as informações produto deste inquérito. Após, foram preparadas tabelas e gráficos e tabelas de contingência. Foram pesquisados 10 portadoras de sífilis, 19 do vírus HIV+ e 25 com hepatite B. Quanto à etnia a cor parda foi a mais prevalente, com 21 casos de hepatite B, 9 de HIV+ e 8 com sífilis. A idade variou de 17 a 42 anos. Em relação ao estado civil no caso da sífilis foi predominante as casadas. Se tratando do endereço, a predominância foi da zona urbana porém uma parte das gestantes HIV+ eram da zona rural. As gestantes HIV+ eram mais escolarizadas. A profissão mais encontrada foram as profissionais do lar. As gestantes HIV+ relataram mais queixas. Foram encontrados dois casos de abortos prévios em gestantes com sífilis e um em HIV+. Houve um caso HIV+ com parto cesáreo.

Biografia do Autor

Rhayssa Tavares, Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG.
Farmacêutica; Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG, TO.
Érica Eugenio Lourenço Gontijo, Universidade Federal de Goiás
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás – UFG, GO; Docente auxiliar do curso de Análises clínicas no Centro Universitário UNIRG, TO.
Esthela Sepúlveda dos Santos, Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG
Farmacêutica; Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG, TO.
Jessyca Karla Borges Jubé, Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG
Farmacêutica; Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG, TO.
Alice Ruthe Mazutti, Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG
Farmacêutica; Fundação UNIRG, Centro Universitário UNIRG, TO.
Marcos Gontijo Gontijo, Centro Universitário UNIRG
Doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás – UFG, GO; Docente adjunto de Parasitologia pelo Centro Universitário UNIRG, TO.
Publicado
2014-03-25
Seção
Promoção da Saúde