Terapia Cognitivo-Comportamental e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade: Relato de Caso Infantil

  • Cristina Pilla Della Méa Faculdade Meridional-IMED
  • Analia Marafon Cazarotto Faculdade Meridional-IMED
  • Márcia Fortes Wagner Faculdade Meridional-IMED
Palavras-chave: Relato de Caso Infantil, Terapia Cognitivo- Comportamental, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por sintomas de: desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. O tratamento deve ser multimodal, combinando o uso de psicofármacos com intervenções psicossociais e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das psicoterapias indicadas para tratar essa patologia. O presente estudo tem como objetivo apresentar um relato de caso de uma criança de sete anos, com diagnóstico de TDAH, atendida na Clínica Escola de Psicologia de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul na abordagem cognitivo-comportamental. A análise e discussão dos resultados baseia-se nas sessões de psicoterapia realizadas com o paciente e responsável. A partir disso, pretendeu-se verificar o resultado da intervenção cognitivo-comportamental para o TDAH. Concluiu-se que a TCC apresentou resultados significativos no tratamento deste caso, evidenciando mudanças de comportamentos, como o aumento da organização e do rendimento escolar do paciente, facilitando a sua adaptabilidade social e o relacionamento com a família. ABSTRACT: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by the symptoms comprising lack of attention, hyperactivity and impulsiveness. The multimodal treatment includes drugs and psychosocial interventions. The Cognitive-Behavioral Therapy (CBT) is one of the psychotherapies indicated for the pathology. Current analysis presents the case of a 7-year-old child, diagnosed with ADHD, attended to at the School of Clinical Psychology of an institution run by a university in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, with a cognitive-behavioral approach. The analysis and discussion of results were based on psychotherapy sessions with the patient and its tutors. Results of the cognitive-behavioral intervention for ADHD were verified. CBT forwarded significant results in the treatment of the case, revealed changes in behavior such as an increase in organization and school performance, with a better social adaptability and relationship with the family.

Biografia do Autor

Cristina Pilla Della Méa, Faculdade Meridional-IMED
Psicóloga, Especialista em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (UNISINOS), Especialista em Psicologia Clínica (Faculdade Meridional-IMED), Docente e Supervisora de Estágios da Escola de Psicologia e do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental Faculdade Meridional- IMED, Passo Fundo-RS.
Analia Marafon Cazarotto, Faculdade Meridional-IMED
Psicóloga formada pela Faculdade Meridional-IMED
Márcia Fortes Wagner, Faculdade Meridional-IMED
Psicóloga; Doutora em Psicologia pela PUCRS; Docente da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional- IMED; Coordenadora do NEPHS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Habilidades Sociais; Coordenadora da Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental Faculdade Meridional – IMED, Passo Fundo – RS.
Publicado
2014-11-06
Seção
Relato de Casos