Estratégia Lúdica para Promoção do Estilo de Vida Ativo em Usuários do SUS

  • Joni Marcio Farias Unesc
  • Rosana Mengue Maggi
Palavras-chave: Estilo de vida, Jogo, Saúde

Resumo

Estratégias que incentivem o estilo de vida ativo na perspectiva de comportamentos preventivos relacionados à sua saúde são necessárias. O objetivo deste trabalho é verificar a contribuição de uma estratégia lúdica para promoção de um estilo de vida saudável em diferentes populações. Participaram do estudo cinco grupos: crianças, adultos, idosos, adultos e hipertensos, usuários de uma UBS de Criciúma (SC). Foi utilizado o ABEP, Estágio de Mudança de Comportamento para a A. F. e Escala de motivação. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo e tabulados pelo pacote estatístico SPSS 18.0. De um modo geral os indivíduos pesquisados reconhecem saúde a partir de uma visão multifatorial, com uma percepção positiva sobre o jogo, com aspecto motivacional importante (divertido, interativo e favorece aprendizado), contribuindo para a mudança de comportamento incentivando a incorporar um novo hábito de vida. O jogo “MovimentAção” demonstrou ser uma estratégia interessante para promoção do estilo de vida ativo.

Biografia do Autor

Joni Marcio Farias, Unesc
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma (SC), Brasil; Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol); Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde - GEPPS
Rosana Mengue Maggi
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma (SC), Brasil.
Publicado
2015-09-28
Seção
Promoção da Saúde