Uma Aplicação de Redes Bayesianas em Cardiologia Pediátrica

  • Bruno Luiz Assunçao Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Guilherme Vilar Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jorge Silva Correia Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Felipe Alves Mourato CIRCOR
Palavras-chave: Rede Bayesiana, Cardiopatia Pediátrica, Diagnóstico

Resumo

O uso de Redes Bayesianas (RB) tem se difundido por diversos campos. RB são grafos acíclicos dirigidos que representam dependências entre variáveis num modelo probabilístico, sendo indicada para lidar com problemas que tratam incertezas, sendo preciso mais do que conhecimento prévio sobre o problema. O estudo relata a criação de uma arquitetura de RB para diagnosticar cardiopatias pediátricas, com apoio do software Netica, alimentado com os dados de atendimento a pacientes do Círculo do Coração de Pernambuco (CCP), ligada à Unidade de Cardiologia e Medicina Fetal do Real Hospital Português. O objetivo desse trabalho foi avaliar o funcionamento de uma arquitetura de RB proposta dentro de um grupo de variáveis das cardiopatias como cianose, pulso e sopro, dentre outras. A RB criada mostrou-se eficiente no âmbito deste trabalho e um campo de estudo com profundo impacto no diagnóstico de cardiopatias pediátricas, com grande potencial de utilização na educação médica.

Biografia do Autor

Bruno Luiz Assunçao Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Esta
Guilherme Vilar, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Possui graduação em Engenharia Elétrica [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1977), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba (1982) e doutorado em Génie Biomédicale - Universite de Technologie de Compiegne (1990) / Rev. Ciência da Computação UFPE . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: telemedicina, ambientes de trabalho colaborativos aplicados à saúde, informática médica, comunicação em saúde, sistemas de informação em saúde, EAD e objetos de aprendizagem
Jorge Silva Correia, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sou Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutorando pelo PROPAD-UFPE. Sou graduado em Administração pela UFPE (2003), especialista em Docência do Ensino Superior pela FADEPE (2007) e mestre em Administração pela UFPE (2005). Desenvolvo pesquisas nas áreas de sistemas de informação e redes sociais. Sou membro dos grupos de pesquisa CNPq - RedeTECNES - Informação e Tecnologia Colaborativa em Saúde, e NEPSI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação. Tenho experiência profissional nas áreas de Informática e Administração, e docente em sistemas de informação, economia, administração geral e logística. Atuei como coordenador e atualmente sou professor do curso de bacharelado em Administração Pública a distância pela UAB-UFRPE.
Felipe Alves Mourato, CIRCOR
Bacharel em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador de projeto da Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba pela Associação Círculo do Coração de Pernambuco.
Publicado
2015-04-30