A Utilização de Células-tronco em Doenças Cardíacas: Apresentação dos Estudos Publicados no Brasil

Palavras-chave: Células-tronco, Doenças Cardíacas, Terapia Celular, Transplante Celular

Resumo

As doenças relacionadas ao músculo cardíaco e suas derivações representam grande parte da mortalidade no Brasil ao decorrer dos anos, por isso a utilização de células-tronco em doenças cardíacas vem sendo estudada através de ensaios clínicos realizados por pesquisadores na área da saúde. Objetivando descrever os resultados obtidos e publicados até o ano atual nas pesquisas de restauração funcional do tecido cardíaco, neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados: Scielo e Ebsco, publicadas no período de 2003 a 2014, com os seguintes descritores: Células-tronco, doenças cardíacas, terapia celular, transplante celular, infarto agudo do miocárdio, doença de Chagas, cardiomiopatia isquêmica e cardiomiopatia dilatada. Os resultados obtidos nos ensaios de utilização de células-tronco em doenças cardíacas têm se mostrado promissores, porém há muitos fatores ainda desconhecidos pela escassez de dados obtidos através dessas pesquisas a respeito de reação imunológica, dosagem correta, método ideal, tipo celular mais adequado entre outros parâmetros a serem testados a fim de aplicar ampla e efetivamente este novo tratamento, além da existência de divergências entre resultados obtidos por diferentes pesquisadores.

Biografia do Autor

Vanelly Werner Souza Reis, Faculdade Presidente Antônio Carlos
Especialização em Imagenologia aplicada ao diagnóstico pela Única / Faculdade Presidente Antônio Carlos, Brasil.
Mariana Santos Ota, Faculdade Presidente Antônio Carlos
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Habilitação em Análises Clínicas).
Rejane Martins Silva, Faculdade Presidente Antônio Carlos
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Habilitação em Análises Clínicas). Cursando especialização em Imagenologia aplicada ao diagnóstico pela Única.
Théa Nobre Pereira
Possui Graduação em Farmácia - Bioquímica (Habilitação em Análises Clínicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). É Especialista em Citopatologia pela UFMG e pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica. Atualmente é Mestranda em Ensino de Ciências - área de Biologia pela PUC Minas, além de Professor Auxiliar A1 da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga e Supervisor de Estágio das áreas de Análises Clínicas e Farmácia desta mesma Instituição. É prestadora de serviços de exames de citologia oncótica (Nobre Citologia Ltda) na Fundação São Francisco Xavier (Ipatinga/MG) desde 01 de junho de 2012.
Publicado
2015-09-28
Seção
Artigos de Revisão