Gestão do Conhecimento em Organizações de Saúde: Revisão Sistemática de Literatura

  • Priscila Artero Cicone Unicesumar-Centro Universitário Cesumar
  • Cássia Kely Favoretto Costa Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
  • Ely Mitie Massuda Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
  • Sonia Cristina Soares Dias Vermelho UFRJ/NUTES – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde
  • Régio Marcio Toesca Gimenes Unicesumar - Centro Universitário Cesumar
Palavras-chave: Conhecimento, Gestão em Saúde, Profissionais de Saúde, Revisão

Resumo

No período atual, a gestão do conhecimento vem se tornando um instrumento estratégico nas tomadas de decisões das organizações de saúde, devido à globalização da economia e dos avanços das tecnologias de informação e comunicação aplicadas a essa área. O objetivo da presente pesquisa foi realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a gestão do conhecimento em organizações de saúde, no período de 2000 a 2013. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a análise de conteúdo. No tratamento quantitativo dos dados coletados foi usada a estatística descritiva. A amostra da pesquisa totalizou 87 artigos que se enquadraram nos critérios estabelecidos para o estudo. De acordo com os resultados, a maior parte dos artigos foi publicada entre 2000 e 2011 (83,92%) e o Brasil apresentou o maior percentual de publicações sobre o tema (66,67%), destacando-se a Revista Brasileira de Enfermagem. As pesquisas descritiva e qualitativa foram as mais utilizadas, com participação de 26,44% e 16,09% no total, respectivamente. Observou-se que 43% dos autores possuíam título de doutor. A partir desta revisão, foi possível apresentar o panorama atual dos estudos científicos, nacionais e internacionais, que estão sendo realizados sobre a gestão do conhecimento em organizações de saúde. Buscou-se assim fornecer subsídios sobre as publicações recentes e a importância do conhecimento como ferramenta estratégica de tomada de decisão no setor.

Biografia do Autor

Priscila Artero Cicone, Unicesumar-Centro Universitário Cesumar
Acadêmica do curso de Administração, Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá (PR). Ex-Bolsista de Indução-Proind/Cesumar.
Cássia Kely Favoretto Costa, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
Docente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado de Promoção da Saúde - PPGPS, do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento - PPGC e do curso de Administração do Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá (PR).
Ely Mitie Massuda, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
Docente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado de Promoção da Saúde - PPGPS, do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento - PPGGC Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá (PR), Brasil.
Sonia Cristina Soares Dias Vermelho, UFRJ/NUTES – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde
Docente Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ/NUTES - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Régio Marcio Toesca Gimenes, Unicesumar - Centro Universitário Cesumar
Docente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado de Promoção da Saúde - PPGPS e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento Centro Universitário Cesumar - UNICESUMAR, Maringá (PR), Brasil.
Publicado
2015-09-28
Seção
Artigos de Revisão