Sexualidade em Idosas Participantes de um Grupo de Convivência

  • Rachel Belarmino Costa Centro Universitário Estácio do Ceará, Curso de Fisioterapia, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Kalina Kelma Oliveira de Sousa Centro Universitário Estácio do Ceará, Curso de Fisioterapia, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Renata dos Santos Vasconcelos Mestrado em Ciências Médicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Teresa Maria da Silva Câmara Centro Universitário Estácio do Ceará, Curso de Fisioterapia, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Mestrado em Farmacologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Vasco Pinheiro Diógenes Bastos Doutor em Farmacologia. Centro Universitário Estácio do Ceará, Curso de Fisioterapia, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Palavras-chave: Envelhecimento, Saúde do Idoso, Sexualidade.

Resumo

O envelhecer pode ser conceituado como um processo consequente de alterações no organismo, que se apresentam de forma variável e individual. Os grupos de terceira idade são possibilidades de troca e interação com pessoas da mesma geração, por meio dos grupos de convivência o idoso tem a possibilidade de construir novos laços de relação e novas formas de compartilhar o aprendizado com outros indivíduos. Sendo assim, objetivou-se identificar como as idosas participantes de um grupo de convivência percebem a sua sexualidade. Estudo de natureza exploratória, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa com idosas, participantes de um grupo de convivência. O perfil demográfico das idosas pesquisadas é caracterizado por 60% (n=9) de viúvas, 53,3% (n=8) possuem o ensino fundamental incompleto, 80% (n=12) afirmaram ser católicas praticantes. 53,3% (n=8) relataram que o tema sexualidade não é discutido abertamente na sua família, 40% (n=6) afirmaram que o sexo é muito importante e 13,3% (n=2) afirmam que praticam sexo. As idosas pesquisadas acham importante a atividade sexual e pensam em sexo.

Biografia do Autor

Vasco Pinheiro Diógenes Bastos, Doutor em Farmacologia. Centro Universitário Estácio do Ceará, Curso de Fisioterapia, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Doutor em Farmacologia. Centro Universitário Estácio do Ceará, Curso de Fisioterapia, Fortaleza (CE), Brasil.
Publicado
2015-09-28
Seção
Artigos Originais