Aspectos da Qualidade de Vida de Pessoas com Lesão Medular no Brasil: Uma Revisão Integrativa

  • Lívia Andreza de Macêdo Bezerra Alcântara PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIAS
  • Marilda Aparecida do Nascimento Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG
  • Rogério José de Almeida PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS - PUC GOIAS
Palavras-chave: Lesão medular, Qualidade de vida, Revisão integrativa.

Resumo

Lesão medular é uma agressão à medula espinhal que pode resultar em alterações da função motora, sensitiva e autonômica. É responsável por uma parte importante das deficiências físicas, onde os indivíduos são obrigados a viver em desvantagem na sociedade por conta das barreiras físicas e sociais existentes, comprometendo a qualidade de vida. Este artigo tem como objetivo caracterizar a avaliação da qualidade de vida e seus diversos aspectos nas pessoas com lesão medular no Brasil. Foram pesquisados os seguintes descritores para esta revisão integrativa: Brasil, qualidade de vida e lesão medular. Foram selecionados 12 artigos, sendo 8 estudos quantitativos e 4 qualitativos, após sua leitura na integra foi realizado a análise dos dados. Foram encontrados de forma unânime nos estudos que a qualidade de vida das pessoas com lesão medular não é satisfatória e isso está diretamente ligado a fatores externos como recursos ambientais e variáveis psicossociais.

Biografia do Autor

Lívia Andreza de Macêdo Bezerra Alcântara, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIAS
Graduada em Fisioterapia; Especialista em Fisioterapia Neurofuncional; Mestranda em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG
Marilda Aparecida do Nascimento Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG
Graduada em Enfermagem; Especialista em Saúde do Trabalhador; Especialista em Unidade de Terapia Intensiva; Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás.
Rogério José de Almeida, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS - PUC GOIAS
Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB; Pós-Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás – UFG; Professor do Departamento de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás.
Publicado
2015-12-31
Seção
Artigos de Revisão