Marcadores Moleculares como Ferramenta Auxiliar no Diagnóstico Citológico de Anormalidades Cervicais

  • Catharine de Araújo Crisóstomo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Mario Ribeiro de Melo-Júnior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Adrya Lúcia Peres Bezerra de Medeiros Faculdade Asces
Palavras-chave: Displasia do Colo do Útero, Marcadores Biológicos, Papillomaviridae

Resumo

O câncer cervical é a quarta neoplasia mais diagnosticada em mulheres no mundo e a terceira no Brasil. A principal abordagem para conter seu avanço é o rastreamento pelo exame citológico. Para melhorar o desempenho desse teste, estudos vêm demonstrando o potencial de biomarcadores moleculares, principalmente aqueles envolvidos na regulação do ciclo celular. A detecção dessas moléculas por técnicas como a imunocitoquímica apresenta boa correlação com o grau de lesão intraepitelial e diminui a variabilidade interobservador. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi avaliar evidências científicas da eficiência dos marcadores p16INK4A, Ki-67, TopIIα e MCM2 em pacientes com anormalidades cervicais e/ou positivas para o DNA do HPV. Para a realização desta revisão sistemática da literatura, no período de maio e junho de 2015, buscaram-se artigos nas principais bases de dados com os descritores “biomarkers”, “molecular marker” e “cervical dysplasias”. Incluíram-se artigos originais publicados na última década (2004-2015). Foram selecionados 15 artigos que contemplaram os critérios. Observou-se que o índice de positividade dos quatro marcadores se correlaciona com a gravidade da lesão. Eles demonstram potencial para a identificação de lesões intraepiteliais de alto grau implícitas. A coloração imunocitoquímica para detecção dessas moléculas ajuda na localização de células potencialmente anormais e contribui para a identificação de mulheres com maior probabilidade de desenvolver o câncer cervical, melhorando a sensibilidade do exame citológico.

Biografia do Autor

Catharine de Araújo Crisóstomo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Graduada em Biomedicina pela Faculdade Asces (2012), Mestranda em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Citologia Clínica (2013). Atualmente, atua na área docente no curso de Biomedicina da Faculdade Maurício de Nassau (Unidade Caruaru-PE) e na área de análises clínicas no Laboratório Municipal de Caruaru. Tem experiência nas áreas de citologia clínica e analises clínicas.
Mario Ribeiro de Melo-Júnior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2000), Mestrado em Patologia pela UFPE (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biotecnologia) pela UFPE (2006). Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Patologia (DepPat), pesquisador do setor de Patologia do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami - LIKA (UFPE) e Docente-orientador dos Programas de Pós-graduação em Patologia (POSPAT) e Biologia aplicada a saúde (PPGBAS). É líder do Grupo de Pesquisas em Processos Patológicos (GP3). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Patologia geral (Doenças crônicas), Histopatologia, Análise digital de imagens (morfometria), Imunohistoquimica, Bioquímica tumoral e Biotecnologia de produtos bioativos. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Patologia (POSPAT-UFPE) entre 2011 e 2014. Atualmente coordena o curso de extensão "Atualizações em Patologia Geral", promovido pelo DepPat e PROEXT/UFPE.
Adrya Lúcia Peres Bezerra de Medeiros, Faculdade Asces
Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), Mestre em Patologia (área: morfologia aplicada) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-2006), Doutora pelo Programa Biologia Aplicada à Saúde (LIKA-UFPE-2014). Especialista em citologia clínica, morfologia e patologia clínica. Atualmente atua na área docente e é coordenadora do curso de Especialização em Citologia Clínica,coordenadora do Projeto de Extensão: Prevenção do Câncer de Colo Uterino e Supervisora do Comitê Científico da Faculdade ASCES. Têm experiência na área de análises clínicas e citologia clínica, atualmente atua rotineiramente na área de citologia clínica.
Publicado
2016-06-14
Seção
Artigos de Revisão