Prevalência de Hanseníase em Mulheres Privadas de Liberdade na Região Metropolitana do Recife em 2013

  • Luiz Oscar Cardoso Ferreira Universidade de Pernambuco
  • Antonio Reldismar de Andrade
  • Tania Maria Ferreira dos Santos
  • Mirella Cristina Bezerra de Melo
  • Tathiana Teles de Andrade Rocha
Palavras-chave: Epidemiologia, Hanseníase, Mulheres, Prisões.

Resumo

O objetivo desse estudo é conhecer a prevalência da hanseníase e o perfil epidemiológico das mulheres privadas de liberdade na Região Metropolitana do Recife. Trata-se de um estudo de corte transversal, censitário, mediante coleta de dados por entrevistas e exames dermatológicos. Foram estudadas 1.154 mulheres, destas 81,8% são brancas, 19,5% são analfabetas, 32,4% são pertencentes às classes econômicas D e E. Detectaram-se 45 portadoras de hanseníase (forma indeterminada = 1; tuberculóide = 16; dimorfa = 28), obtendo-se prevalência de 3,9%. A maior prevalência ocorreu nas analfabetas (4,9%); a unidade prisional com mais tempo de confinamento apresentou maior prevalência. A cor da pele escura é fator de risco para ocorrência da hanseníase (p-valor: < 0,001); as portadoras de hanseníase eram mais jovens que as não portadoras da doença, no entanto não apresentando significância estatística. As mulheres privadas de liberdade apresentam elevada prevalência para a hanseníase, caracterizando-se por ser uma população de alta vulnerabilidade, conduzindo a necessidade de priorizar ações de vigilância à saúde nessa população.

Biografia do Autor

Luiz Oscar Cardoso Ferreira, Universidade de Pernambuco
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1977). Residência em Clínica Médica (INAMPS 1979). Curso de Saúde Pública (Sanitarista) pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ 1980). Especialização em Nutrição em Saúde Pública (UFPE 1982) e Epidemiologia (ENSP/FIOCRUZ 1983). Mestrado em Epidemiologia - University of London (1990) e doutorado em Medicina - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1998).
Antonio Reldismar de Andrade
Graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2012). Especialsita em Auditoria em Saúde pela Faculdades Integradas de Patos - FIP e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco - UPE.
Mirella Cristina Bezerra de Melo
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Especialista em Gestão e Auditoria em Saúde pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2014). Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (2015)
Tathiana Teles de Andrade Rocha
Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Faculdade Frassinetti do Recife (2012). Especialista em Saúde Pública formada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade de Pernambuco.
Publicado
2016-10-07
Seção
Artigos Originais