Análise Comparativa do Equilíbrio Quase Estático entre Praticantes de Muay-Thai de Diferentes Níveis de Aprendizado

  • Patricia Aparecida Brigida Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
  • Fernando Possamai Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Weslei Jacob Faculdade Metropolitana de Maringá
  • Daniel Vicentini de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
Palavras-chave: Aptidão física, Artes marciais, Exercício físico.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar e comparar o equilíbrio quase estático de praticantes de Muay-Thai de diferentes níveis de aprendizado. Trata-se de um estudo transversal, no qual a amostra foi constituída de 20 praticantes de Muay-Thai, sendo 10 do Grupo Iniciante e 10 do Grupo Avançado de aprendizagem da modalidade. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a plataforma de força da marca EMG System do Brasil, modelo Biomec 4000. O protocolo aplicado foi a Estabilometria. Cada indivíduo realizou os testes nas condições: bipodal com os olhos fechados (BOF) e olhos abertos (BOA), e na posição monopodal com olhos fechados (MOF) e olhos abertos (MOA). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. Por meio dos resultados, pode-se identificar diferença significativa (p = 0,04) na área MOA, evidenciando que os praticantes em nível avançado apresentam maior equilíbrio quase estático quando comparados com praticantes iniciantes. Conclui-se que é maior o equilíbrio quase estático na posição monopodal com olhos abertos dos praticantes de Muay-Thai em nível avançado, em comparação aos de nível inicial.

Biografia do Autor

Patricia Aparecida Brigida, Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
Graduada em Educação física pela Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
Fernando Possamai, Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
Graduado em Educação física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Personal Trainer pela Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA).
José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Graduado em Educação física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Educação física (UEM). Professor adjunto no departamento de Educação física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Weslei Jacob, Faculdade Metropolitana de Maringá
Graduado em Educação física pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUC). Mestre em Atividade Motriz e Educação pela Universidade de Barcelona-Espanha. Doutorando em Atividade Física, Educação Física e Esporte, linha de pesquisa: Treinamento Esportivo, pela Universidade de Barcelona-Espanha
Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
Graduado em Educação física e Fisioterapia e especialista em Anatomia Funcional pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR).] Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR) Doutorando em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto no departamento de Educação física da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA).
Publicado
2016-10-07
Seção
Artigos Originais