Conduta do Enfermeiro Frente aos Conflitos Éticos e Bioéticos em Área Vulnerável na ESF

  • Patrícia Sônego Caetano UNESC - Universidade do Extremo Sulde Santa Catarina - Criciúma – SC - Brasil
  • José Otávio Feltrin UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma - SC - Brasil.
  • Jacks Soratto UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma - SC - Brasil.
  • Maria Tereza Soratto UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina Criciúma - SC
Palavras-chave: Bioética, Ética em Enfermagem, Estratégia saúde da Família (ESF).

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a conduta do enfermeiro frente aos conflitos éticos e bioéticos no atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social na Estratégia Saúde da Família (ESF). Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória e de campo. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com seis enfermeiros atuantes na ESF de áreas consideradas vulneráveis, em um município do extremo Sul de Santa Catarina. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. A conduta dos enfermeiros para a resolução dos conflitos éticos e bioéticos envolve a linguagem clara e acessível com discussão de caso com a equipe multidisciplinar; o trabalho em rede; vínculo do agente comunitário de saúde (ACS) com a comunidade; e a conduta ética dos profissionais. Considera-se fundamental que os profissionais promovam discussões sobre os dilemas e conflitos éticos e bioéticos enfrentados, buscando a qualificação e a humanização do cuidado, com resolutividade da rede de serviços.

Biografia do Autor

Patrícia Sônego Caetano, UNESC - Universidade do Extremo Sulde Santa Catarina - Criciúma – SC - Brasil
Enfermeira – UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma – SC - Brasil. Email: patriciacaetano_91@hotmail.com.
José Otávio Feltrin, UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma - SC - Brasil.
Enfermeiro. Mestrado em Saúde Coletiva. Professor Curso de Enfermagem – UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma - SC - Brasil. Email: bimbauru@unesc.net
Jacks Soratto, UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma - SC - Brasil.
Enfermeiro. Doutorado em Enfermagem. Professor Curso de Enfermagem – UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma – SC - Brasil. Email: jackssoratto@hotmail.com
Maria Tereza Soratto, UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina Criciúma - SC
Enfermeira. Mestrado em Educação – Professora Curso de Enfermagem - UNESC - Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Criciúma - SC - Brasil. Email: guiga@unesc.net.
Publicado
2016-10-07
Seção
Artigos Originais