Análise do desempenho motor e maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR)

Francielli Ferreira da Rocha, Viviane Aparecida Pereira dos Santos, Andressa Ribeiro Contreira, Gislaine Contessoto Pizzo, Pâmela Norraila da Silva, Paulo Vitor da Silva Romero, José Luiz Lopes Vieira

Resumo


Objetivou-se analisar o desempenho motor e a maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR) em função da idade. Participaram 89 crianças com 04 e 05 anos, matriculados regularmente em Centros de Educação infantil (CMEI) do município de Maringá (PR). Os instrumentos foram a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças (MABC-2) e a Escala de Maturidade Mental Colúmbia. Para análise dos dados foram utilizados os testes de Friedman, “U” de Mann Whitney e coeficiente de correlação de Spearman, adotando-se p<0,05. Os resultados demonstraram que 10,1% das crianças apresentaram provável Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD), 7,9% apresentaram risco de DCD e 82% apresentaram Desenvolvimento Típico (DT). A maioria das crianças apresentou maturidade cognitiva na média e superior (75,3%). Observou-se correlação significativa positiva entre as variáveis (p=0,04; r=0,22). Em geral, os pré-escolares de Maringá (PR) apresentaram índices satisfatórios na classificação motora e cognitiva e há uma interação significativa entre estas variáveis.

Palavras-chave


Desempenho Psicomotor; Transtornos das Habilidades Motoras; Pré-escolares

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n3p507-515

Saúde e Pesquisa
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
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