Soroprevalência de citomegalovírus em HIV positivos em um centro de referência no Brasil

  • Claudinei Mesquita da Silva Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Cascavel-PR Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR
  • Leyde Daiane de Peder Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Cascavel-PR. Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Jessica Deluca Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Cascavel - PR
  • Josana Dranka Horvath Centro Especializado em Doenças Infecto-Parasitárias (CEDIP) de Cascavel - Paraná
  • Eraldo Schunk da Silva Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR
  • Jorge Juarez Vieira Teixeira Universidade Estadual de Maringá
  • Dennis Armando Bertolini Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Citomegalovírus, HIV, Fatores de risco

Resumo

O Citomegalovírus (CMV) é um vírus oportunista que causa altos índices de morbidade e mortalidade em pacientes portadores de HIV. O objetivo desse estudo foi estimar a soroprevalência do CMV em pacientes infectados pelo HIV. Estudo de corte transversal realizado em prontuários de pacientes infectados pelo HIV, atendidos em um centro de referência no Sul do Brasil, entre 2005 a 2014. A soroprevalência de HIV-CMV foi de 63,98%, sendo significativamente maior em pacientes pertencentes às faixas etárias de 30-39 anos (Odds ratio (OR) 4,3; 95% IC 1,29-14,58; p=0,02) e ≥ 40 anos (OR 4,8; 95% IC 1,4-16,3; p=0,01). Contagens de células T CD4+ e níveis de carga viral do HIV não mostraram associação estatística entre os grupos com sorologia positiva e negativa para CMV. Nossos achados reportam alta prevalência de HIV-CMV na região e as faixas etárias entre 30-39 e ≥ 40 anos estiveram associadas à infecção por CMV.

Biografia do Autor

Claudinei Mesquita da Silva, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Cascavel-PR Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), Cascavel (PR), Brasil.
Leyde Daiane de Peder, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Cascavel-PR. Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), Cascavel (PR), Brasil.
Jessica Deluca, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Cascavel - PR
Discente do curso de Farmácia Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), Cascavel (PR), Brasil.
Josana Dranka Horvath, Centro Especializado em Doenças Infecto-Parasitárias (CEDIP) de Cascavel - Paraná
Enfermeira e coordenadora do Centro Especializado em Doenças Infecto-Parasitárias (CEDIP), Cascavel (PR), Brasil.
Eraldo Schunk da Silva, Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR
Doutor em Agronomia pela UNESP; Docente do Programa de Pós-graduação em Bioestatística (PBE/UEM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.
Jorge Juarez Vieira Teixeira, Universidade Estadual de Maringá
Doutor Saúde Pública pela USP/SP; Docente no Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.
Dennis Armando Bertolini, Universidade Estadual de Maringá
Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Docente no Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.
Publicado
2017-03-29
Seção
Artigos Originais