EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Suellen Cristina da Silva Chaves, Tatiana Brusamarello, Resi Rejane Huernermann

Resumo


Este artigo teve como objetivo conhecer as ações educativas em saúde realizadas no serviço de hemodinâmica acerca do exame de cineangiocoronariografia. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no mês de outubro de 2016, com análise de publicações indexadas nas bases de dados: LILACS, BDENF, SCOPUS e PubMed no período de 2011 e 2016. Foram selecionados oito estudos que correspondiam aos critérios de inclusão e exclusão, sendo divididos em dois temas principais: déficit de conhecimento dos pacientes sobre cineangiocoronariografia e a construção do conhecimento por meio de diferentes abordagens metodológicas. Os resultados ressaltam a escassez de estudos voltados para essa temática no Brasil e a necessidade do uso de novas tecnologias metodológicas como fator de consolidação da educação em saúde no serviço de hemodinâmica.

Palavras-chave


Educação em Saúde. Doença na artéria coronariana. Cateterismo Cardíaco. Hemodinâmica. Enfermagem Cardiovascular.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n1p171-178

Saúde e Pesquisa
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