Desenvolvimento cognitivo, linguístico e histórico de risco psíquico em crianças de 2 anos

  • Maria Fernanda Almeida Silva Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Psicologia
  • Inaê Costa Rechia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Sabrina Felin Nunes Universidade Federal de Santa Maria / Departamento de Fonoaudiologia
  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Fonoaudiologia e Psicologia
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, Cognição, Linguagem, Risco, Transtorno autístico.

Resumo

Analisar a concordância entre o roteiro “Indicadores de Referência ao Desenvolvimento Infantil” (IRDI) e o Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) na detecção de risco psíquico, bem como investigar a possível relação entre risco psíquico e alterações no desenvolvimento cognitivo e na aquisição da linguagem. Avaliaram-se 20 bebês entre um e 24 meses, em pesquisa de coorte, a partir dos instrumentos IRDI (dos 04 meses incompletos aos 18 meses), M-CHAT e Bayley III (18 e 24 meses). Houve correlação estatisticamente significante (p=0,004) entre alteração de linguagem no Bayley III e M-CHAT aos 18 meses. Observaram-se, ainda, crianças com risco psíquico (IRDI-18 meses) e baixo desempenho no teste Bayley III. Observou-se ausência de concordância entre IRDI e M-CHAT. Por outro lado, a análise entre risco no M-CHAT e alterações de linguagem na escala Bayley III evidenciaram as graves limitações linguísticas em casos de risco para autismo.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Almeida Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Psicologia
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM
Inaê Costa Rechia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Pós-doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Departamento de fonoaudiologia.
Sabrina Felin Nunes, Universidade Federal de Santa Maria / Departamento de Fonoaudiologia
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana/UFSM
Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Fonoaudiologia e Psicologia
Pós-Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (RS)

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Publicado
2018-08-30
Seção
Artigos Originais