Intervenção fisioterapêutica em creche da rede municipal de Petrópolis - Rio de Janeiro

Palavras-chave: Fisioterapia, Creches, Cognição

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar os ganhos cognitivos motor após intervenção preventiva fisioterapêutica em crianças de seis creches que atendem à população de baixa renda do município de Petrópolis, Rio de Janeiro, no ano de 2016, organizadas em grupo controle e intervenção, em uma metodologia quase-experimental, com crianças de seis a 12 meses de idade, durante 40 dias. O grupo intervenção teve sessões individuais de fisioterapia com duração de 15 minutos. O grupo controle seguiu a rotina da creche. As crianças foram avaliadas pelo teste Denver em pré-teste e pós-teste. No teste preliminar, os resultados apontaram uma homogeneidade no atraso motor nos dois grupos principalmente no item linguagem (70%), que se modifica no grupo intervenção no pós–teste com 100% de ganho e o aparecimento de piora no pós–teste do grupo controle (84,6%), demonstrando a necessidade de desenvolver atitudes promotoras de estimulação cognitivo motor.

Biografia do Autor

Noory Lisias Oliveira, Colaboradora do Grupo de Pesquisa Processos Psicossociais & Cognição Social da Universidade Católica de Petropolis
Fisioterapeuta, Pós-graduada em neuroanatomia funcional,Mestra em Psicologia pela UCP, Brasil.
Diana Ramos-Oliveira, currently work as Assistant Professor in the Postgraduate Program in Psychology at Catholic University of Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil
Currently work as Assistant Professor in the Postgraduate Program in Psychology at Catholic University of Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil.
Claudia Helena Cerqueira Marmora, professora permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFJF,
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil.

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Publicado
2018-11-13
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde