Análise de sentimento de redes sociais online: o Twitter e o UFC 202 (Ultimate Fighting Championship)

Palavras-chave: Análise de Sentimento, Rede Social, Esporte, Promoção da Saúde

Resumo

A modalidade esportiva MMA e a exibição do evento levam os usuários nas redes sociais on-line a opinarem. Com o objetivo de analisar mensagens postadas na rede social Twitter sobre o UFC 202 a pesquisa analisou discursos por meio da aquisição e tratamento das mensagens divulgadas na rede social usando de uma API e empregando método de análise de sentimento dos tweets utilizando linguagem R. As mensagens apresentaram classificação mais positiva mesmo sendo sobre um dos eventos mais polêmicos do UFC. Conclui-se que os usuários podem emitir mensagens positivas sobre um esporte que socialmente ainda apresenta algumas dificuldades de inserção. Abrem-se perspectivas para que estudos de recepção sejam incorporados para avaliar a percepção dos espectadores frente a um evento esportivo.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Lazarin Trentinalha, UniCesumar
Mestrando e bolsista CAPES no programa de mestrado de Promoção da Saúde pela UniCesumar. Graduado em Letras português/inglês e Psicologia. Pós-graduado em ensino da língua portuguesa com ênfase em artes. Membro do Instituto Psicologia em foco, onde atuou como editor do Jornal Psicologia em Foco (ISSN 2178-9096), hoje faz parte da equipe da redação e do corpo editorial. Tem experiência em pesquisa com ênfase em Psicologia do esporte, tecnologia e saúde mental, financiado pelo PIBIC e pela Fundação Araucária.
João Ricardo Nickenig Vissoci
Emergency Medicine Division, Department of Surgery, Duke University Division o Global Neurosurgery and Neurology, Department of Neurosurgery, Duke University Duke Global Health Institute
Tiago Franklin Lucena Rodrigues
Docente de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá/PR, Brasil.
Leonardo Pestillo de Oliveira
Pesquisador Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação Professor do Mestrado em Promoção da Saúde-Unicesumar

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Publicado
2019-08-23
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde