Comentários do leitor

QUADRINHOS Archives

por João Rafael Pires (2018-06-19)


estantes colecionadorPara entrar no mundo digital dos quadrinhos, você vai precisar de três coisas: uma fonte de quadrinhos, um bom método de organização e algo onde ler as suas edições. A seguir, vou detalhar as melhores soluções que eu encontrei para estas três questões.

A programação ainda inclui oficinas de roteiro, desenho e animação, exibições audiovisuais, concurso de cosplay, lançamento de títulos, debates e palestras. Além dos potiguares Luiz Elson, Wendell Cavalcanti, Wanderline Freitas e Lula Borges, nomes conhecidos no universo das HQs também marcam presença na FLiQ: José Aguiar, ilustrador, roteirista e editor paranaense que vem à Natal lançar a novela gráfica Vigor Mortis Comics"; a cartunista e desenhista paulista Spacca, autor de ‘graphic novel e livros em HQ com personagens históricos; artista plástico paraense João Henrique Lopes (que falará sobre mangá) e cearense Geraldo Borges, desenhista da DC Comics responsável pelos traços do Lanterna Verde e Mulher Maravilha; e autor paulista Rafael Coutinho.

Claro que toda essa história de investigação do assassinato de um herói é meramente pano de fundo para uma discussão bem mais profunda, com vertentes politicas pesadas e reflexões morais, talvez isso é que torne a HQ tão apreciada e atemporal. Vale mencionar ainda que a mesma ganhou vários prêmios Kirby e Eisner, importantes prêmios do mundo dos quadrinhos.

Playmobil já tem uma parte de minha história de vida, também, pois quando era mais novo, minha mãe gostaria muito de presentear a mim e meu irmão com algumas figuras dessas, mas eram um pouco caras. Hoje, tenho um carinho especial pela coleção e vez ou outra adquiro algumas. Fora as que já dei de presente: pra meus pais, meus irmãos, cunhadas e esposa. No meu aniversário eu ganhei uma dupla de faroeste do meu filho.

Estante Virtual é site que reúne maior número de sebos do Brasil, sendo mais confiável local para comprar livros usados por um bom preço. Desde que essa HQ foi anunciada que sou apaixonada por ela, acho que é capa mais bonita de todas as HQ's já lançadas nessa coleção Em Penadinho Vida tudo está calmo no cemitério e os personagens estão brincando de esconde-esconde quando a Dona Cegonha aparece e avisa Penadinho que a Alminha reencarnará na manhã seguinte. Chocado com a notícia e triste pelo tempo que passaram juntos e que ele não teve coragem de se declarar, ele decide cumprir uma, das várias que ele fez e não cumpriu, promessa para Alminha, de levá-la ao cinema. Só que as coisas dão muito errado e Alminha some, por isso Penadinho tem que juntar a turma do cemitério para encontrá-la a tempo de se declarar, ou seja antes do amanhecer.

colecionador Casual normalmente nunca vai atrás de um jogo antigo para sua coleção, somente se tal jogo marcou sua infância e gostaria de revelo. Este tipo de colecionador é bem mais comum entre os fans Nintendo, pois guardarem um maior importância pelos jogos da empresa.

Se você for um colecionador, a estante para vinil pode te ajudar a organizar e expor suas coleções, dependendo do tamanho do que você coleciona, é claro! Você mesmo pode montar sua estante, para isso basta comprar nichos de madeira dos tamanhos que você quiser. Você pode pregá-los na parede ou apenas dispô-los uns sobre os outros.

Estante Virtual é site que reúne maior número de sebos do Brasil, sendo mais confiável local para comprar livros usados por um bom preço. Espaços diferentes para objetos e necessidades diferentes. De tudo um pouco em um mesmo móvel. Essa é a premissa de estantes que possuem aberturas diversas, capazes de abraçar desde livros e vasos até gaveteiros e adegas. E se engana quem pensa que elas precisam ser altas.

estante para carrinhosEu vi anime e li os mangás (nessa ordem) e os dois são bem parecidos, a única mudança mais significativa é final e eu pessoalmente acho mais coerente do mangá. Na história original Light é melhor aluno do Japão e ao encontrar caderno da morte" ele vê nisso uma chance de limpar planeta das pessoas ruins" e se tornar deus do novo mundo. Enquanto isso L, um detetive conhecido por solucionar casos insolucionáveis, é contratado para descobrir a identidade do assassino. Tanto L quando Light são inteligentíssimos e conseguem sempre prever próximo passo um do outro. Os planos de ambos são mirabolantes porém coerentes e esse embate mental foi que conquistou essa multidão de fãs fervorosos. Apesar de ter como foco principal debate de se é certo ou errado matar pessoas ruins" a história original nunca entra no mérito de qual opinião é certa ou errada. Já filme entra nesse mérito cem vezes e deixa claro que nesse roteiro Light é certo.

Ok, ok, acho que até esse ponto você pode ter se convencido que livros funcionam como meio de comunicação. (Se ainda não estiver, mais um exemplo que mostra a proximidade da literatura com jornalismo e como ambos servem como canal de comunicação: Você sabia que alguns dos grandes clássicos da literatura brasileira foram publicados primeiramente em jornais? A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo é um exemplo. Publicado primeiramente como folhetim - praticamente um ancestral na nossa telenovela - esses livros alimentavam a curiosidade do público e só depois de muito tempo começaram a ser editados e publicados de forma integral, como conhecemos hoje). Agora me diz: Por que HQ não pode cumprir esse papel? Se que conta é estar no produto" jornal, podemos listar centenas de cartunistas que publicam em periódicos.