Comentários do leitor

Montele Elevadores

por Isadora Dias (2018-06-23)


plataforma para acessibilidadeImagine a seguinte situação na Rodoviária de Rio Preto. Uma mulher com duas malas e uma criança de colo aperta botão para chamar elevador. Nada de as portas abrirem. Na parede, a resposta para a demora. Um cartaz pede que usuário procure um vigilante ou busque a chave do elevador no setor de informações, que fica no piso intermediário (da rua Pedro Amaral). Acredite, que era para ser um equipamento para facilitar a vida de gestantes, mães, idosos, e deficientes virou uma frustração.

Sendo assim, após a aquisição do elevador residencial, único cuidado além do manejo correto é claro, é com as manutenções periódicas necessárias para prolongar tempo de uso, uma vez que dessa maneira não corre risco de parar, ou, provocar acidentes.

Sustentabilidade significa a "responsabilidade na utilização dos recursos naturais e humanos, garantindo equilíbrio da atual e das futuras gerações" (FEDRIZZI e TOMASINI, 2008, p. 315), isto implica mudança na relação homem-ambiente em busca de melhores condições de saúde, ou seja, um dos objetivos da psicologia ambiental. Para que ocorra a mudança, ambientes devem ser projetados envolvendo arquitetos, engenheiros, paisagistas, urbanistas, etc. confirmando mais uma vez a necessidade do trabalho interdisciplinar.

A porta-voz da pasta, a diretora de cultura Veridiana Weinlich afirma que elevador está fora de uso há três anos, mas que não falta é esforço para colocá-lo em operação. Para abrir a licitação de conserto a gente precisa de três orçamentos de três empresas diferentes, mas não conseguimos nem abrir processo porque as firmas de manutenção não se interessam. Para elas, trabalho não compensa", afirma Veridiana, explicando ainda que elevador é antigo e foi adaptado ao prédio.

No entanto, segundo Guidi, todos os veículos hoje são acessíveis (diferente de adaptado), conforme indica a legislação, com cadeiras anteriores às catracas para pessoas com deficiências reduzidas, idosos e grávidas; botões de parada de fácil acesso para cadeirantes; largura do corredor suficiente para passagem de cadeiras de rodas, e comunicação visual diferenciada.

As Plataformas de Acessibilidade Daiken foram projetadas para auxílio de pessoas com mobilidade reduzida. Com 3 modelos disponíveis para desníveis de até 4m - Cabinada e Meia cabina, com movimentação por fuso e hidraúlica - permitem fácil acesso entre andares com segurança e conforto.

Os elevadores residenciais da Interface são ideais para quem deseja melhor custo benefício do mercado para promover acesso a coberturas, prédios residenciais, prédios públicos e até mesmo residências. Quando André estava no terminal antigo, na tentativa de encontrar um ônibus executivo adaptado, chegou Gilberto da Silva, de 54 anos. Cadeirante há 17, disse que sofre muito para pegar um ônibus em Florianópolis. E neste sentido, morre de saudades de sua terra Natal, Curitiba, que segundo ele, é exemplo em acessibilidade no transporte público.

Com aumento da expectativa de vida da população e os termos acessibilidade e inclusão em alta, a procura por elevadores residenciais cresceu enormemente pois são uma ótima opção em lares onde um dos ocupantes precisa se locomover com mais facilidade e as escadas tornam-se um obstáculo à livre circulação.

elevador deficiente fisicoAposentada, ela conta que perguntou aos voluntários se havia uma cadeira de rodas para poder se locomover com mais facilidade, já que Mineirão tem diversas escadas. Me falaram que a cadeira só era usada para um caso de emergência. Para eles aquilo não era emergência. Depois disso peguei uma fila grande com pessoas que não eram deficientes", lembrou.

Os sistemas de comando das plataformas elevatórias BD podem ser utilizados por todas as pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, incluíndo pessoas com deficiência visual. Inicialmente pode-se instalar qualquer modelo projeto de plataforma elevatória para deficientes elevador em residências: Elevadores de passageiros, panorâmico, panorâmico especial, monta-cargas, etc., desde que se tenham as condições técnicas para isto (rede elétrica trifásica e poço de 1,20m, entre outras). Porém existe, na legislação, uma categoria de elevador exclusiva para uso residencial, denominada Elevador Unifamiliar". São elevadores para atender uma única família, regidos pela ABNT NBR 12892 de 18 de maio de 2009, que permite algumas concessões específicas para estes elevadores.

Equipamento totalmente em conformidade com as normas, atendendo ao decreto n°5296 de 02 de Dezembro de 2004, que regulariza a Lei Federal de acessibilidade n° 10.098 de 19 de Dezembro de 2.000 e estabelece normas e critérios nos edifícios de uso privativo ou coletivo.

Unique é um elevador indicado para residências unifamiliares ou locais públicos com utilização especifica para acessibilidade. Desenvolvido com cabine de aço inox, une conforto e segurança ao design elegante e funcional. Trabalha com percurso máximo de até 12 metros (4 paradas). Consome pouca energia e está em conformidade com as exigências da NBR 12.892.