Comentários do leitor

"Não Tenho Nada, Não é?

por Pedro Arthur da Costa (2018-06-23)


concentrador simplygoTransportar roncos extremamente a sério seria dar murro em ponta de faca… Se não fosse por dois motivos. O primeiro é de saúde. O ronco aparece quando, ao longo do sono, tuas vias aéreas ficam semiobstruídas, a língua "desce" em direção à garganta, a boca abre e gera as vibrações - que incomodam todo mundo, menos o próprio roncador. Várias dessas contrações causam os chamados ruídos hidroaéreos, que são capazes de ser ouvidos por causa da mistura de líquidos com ar - que ingerimos pela mastigação", revela Jansen da Silva e Souza, especialista em endoscopia digestiva, de São Paulo. "Roncos abdominais são comuns e não devem preocupar. No entanto, se vierem acompanhados de angústia, distensão e ruídos diferentes dos habituais, procure um médico. Você resolve dessa maneira botar cinco cidadãos dentro de uma sala de um hotel legal, e começar uma tediosa dinâmica de grupo. Todo Ser Humano que tiver conduta de "escutar os outros" NUNCA vai aprender o que as pessoas SENTEM. O contador NUNCA vai dizer que compra a Harley Davidson visto que ele quer parecer mais jovem, ou compra o capacete já que ele quer esconder a careca, ou compra a roupa preta porque ele quer se parecer com um personal trainner. O contador NUNCA vai discursar a verdade. E na realidade, as pessoas nem ao menos sabem o que é a verdade.

O ronco poderá prejudicar a saúde. O sujeito que ronca precisa procurar orientação com profissionais como o pneumologista, o otorrinolaringologista, o neurologista, o psiquiatra ou o pediatra (que também sejam especializados em sono, se possível credenciados pela População Brasileira de Sono). Um check-up chamado polissonografia (desempenhado em tão alto grau por convênios particulares como pelo Sistema Único de Saúde, o SUS) pode ser solicitado pra favorecer o diagnóstico. O que fazer quando se acorda no meio da noite com insônia: é melhor ficar na cama esperando o sono regressar ou não? Doutor Luciano Ribeiro: O que a técnica comportamental nos ensina é que o tempo da cama tem que ser o tempo do sono. Assim sendo, se você acordar, não necessita permanecer pela cama longo tempo sem dormir: levante, leia um tanto, beba um copo de leite. A média de noites mal dormidas teria passado de três pra cinco vezes por semana. As resultâncias do dia seguinte seriam as mais notórios em um curto período como sonolência, cansaço, queda de rendimento nas atividades, irritabilidade e problemas para relaxar. Além do mais, o metabolismo fica desestabilizado e não consegue fazer a síntese de alguns dos principais hormônios, robustecer o sistema imunológico, liberar hormônios ou fixar a memória.

Por dentro, o BMW M2 Competition 2019 chama atenção pelo volante esportivo com os modos de condução M1 e M2, tendo ainda bancos envolventes usados também no M4. O bólido tem ainda um botão vermelho pra partida. Pensando nas vendas no mercado chinês, o BMW M2 Competition 2019 será divulgado pelo fabricante germânico no Salão de Pequim 2018, que acontece neste mês de abril. Ela consiste em paradas respiratórias de no mínimo dez segundos provocada pelo fechamento da faringe. Deste jeito, esse evento reduz a concentração de hidrogênio no sangue e podes causar, a comprido prazo, sobrecarga dos pulmões e coração. O cidadão, normalmente, se sente cansado e irritado durante o dia, porque o roncador desperta em incontáveis momentos, durante teu sono.

Aliás, falando nisso, conscientize-se de que a angústia é sinal de que qualquer coisa está errado. O que fazer: puxar o freio pela angústia e acompanhar, fielmente, o plano montado para ti. "A carga ideal é aquela que permite fazer exatamente o número de repetições propostas pela série, isto é, após a última, você praticamente não consegue realizar mais nenhuma", observa Alfredo Lima, coordenador de musculação da Academia Estação do Corpo humano (RJ). Pela promessa de adquirir grandes modificações em um curto espaço de tempo, muita gente exagera no volume e na intensidade dos exercícios. Por ocorrerem no sistema respiratório uma atenção à desobstrução da vias aéreas é fundamental. O Ronco e a Apnéia podiam ser tratados com aparelhos pra auxílio respiratório ou com intervenção cirúrgica. Os aparelhos são caros e incômodos como o "Continuous positive air pressure" ou cpap nasal, a operação (uvulopalatofaringoplastia) oferece índice de sucesso insatisfatório (da ordem de 47%) e deixa sequelas indesejadas em feitio eterno.

O aplicativo Anti Ronco roda nos aparelhos smartphones com a plataforma Android em sua versão 2.2 ou posterior. Ele permite que o seu sono seja analisado pelo celular pra detectar se você está roncando. O aplicativo permite que o smartphone acorde a pessoa que está roncando no momento em que o ruído feito por ela começa a continuar relativamente alto. Não ouve -circunstância curiosa- o ronco que produz. Celebra, em uma tuba agônica, o triunfo estúpido de ser macho. Não. Volto à infância, à esguia adolescência. Adapto o aparelho dentário ao palato superior. Um gancho prende a este a divisão de miúdo. Ferrinhos firmam tudo nos meus dentes. Sinto um tanto de pressão a respeito do esmalte. Não entendo se por alguma opinião psicológica, durmo posteriormente. O escuro do quarto me obtura e oblitera. Não sei se vou roncar; percebo que estou babando mais no travesseiro. Talvez seja o destino de todo articulista: no início, eu escrevia textos ásperos, roucos, furiosos. A raiva e a bile irão, com o tempo, se diluindo em baba.