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Plasticidade Cerebral E Emoções Positivas

por uaeuah auiheia (2018-08-22)


Plasticidade Cerebral E Emoções Positivas
Neuroplasticidad cerebral e emoções positivas
Como vimos nos posts anteriores, a neuroplasticidad texto que fala de colágeno hidrolisado plasticidade cerebral pode ser definida como a tendência natural da arquitetura cerebral a deslocar-se em direções positivas e negativas em resposta a influências intrínsecas e extrínsecas. Atualmente, devido a um novo conjunto de conhecimentos e o avanço tecnológico no domínio científico , sabemos que o nosso cérebro é moldável e mutável, não só em fases sensíveis de desenvolvimento, como se afirmava até há não muito tempo, mas ao longo de todo o nosso arco vital.
Nosso cérebro transforma-se constantemente, através da vivência de experiências, a criação de novos neurônios, fazendo novas conexões entre as já existentes, e ativando inibindo o funcionamento de circuitos neuronais. Os últimos achados evidenciados desde o campo das neurociências mostram claramente o potencial para melhorar a plasticidade cerebral (Goh & Park, 2009), fornecendo aos seres humanos uma esperança sem precedentes para o nosso futuro.
A discussão da neuroplasticidad começa, principalmente, com o trabalho da professora de anatomia do Departamento de Investigação de Biologia, na universidade da Califórnia, Marian Diamond. O papel do enriquecimento ambiental sobre a condução da plasticidade cerebral em uma direção positiva, foi uma de suas contribuições fundamentais (Diamond et al., 1971, Malkasian & Diamond, 1971, Uylings et al. 1978). Durante sua pesquisa, alojou doze ratos de laboratório em uma gaiola grande e proporcionou-lhes diferentes objetos e brinquedos para estimulá-las. Depois de oitenta dias nessas condições, essas ratos apresentavam diferenças a nível cerebral, de aquelas outras que viviam isolados em gaiolas convencionais e que configuraban o grupo de controle. Córtex cerebral de ratos estimulados era de 6%, mais grossa, e seus neurônios apresentavam dendritos mais longas, com mais ramificações e com um maior número de sinapses (conexões entre neurônios).
Além desses ratos sobreviveram 904 dias, o que representa um aumento de 50% de sua longevidade. Diamond calculou que esta sobrevivência era equivalente a de uma pessoa de 90 anos de idade, e o impacto positivo sobre a neuroplasticidad ainda evidenciaba de forma objetiva. Diamond enfatizou que a estimulação melhorou a anatomia cerebral durante toda a vida, desde o período pré-natal até a cima. Este enfoque psicológico positivo foi a base científica para combater o mito da decadência normal do envelhecimento, com certo otimismo sobre o potencial de envelhecimento das células cerebrais e o benefício da contínua estimulação ativa.
Esta pesquisa também evidenciou a importância de estimular a expressão das emoções para estabelecer conexões entre o córtex cerebral e o sistema límbico, incluindo a ativação da amígdala, o hipotálamo e o hipocampo, apontando que o bem-estar emocional pode ser essencial para a sobrevivência intelectual.
Outros estudos posteriores também chegaram a conclusão de que a herança não controla o nosso destino (embora possa influir sobre ele). Richard Davidson, especialista mundial no impacto neuroplástico intrínseco das emoções positivas, e um dos cientistas líderes do mundo, impressionado com a facilidade com que o pensamento pode mover um ser humano de ser saudável para a profundidade da depressão, o pânico, dirigiu algumas das primeiras pesquisas sobre as mudanças emocionais cerebrais associados com a meditação. Em colaboração com o Dalai Lama, estudou a função do cérebro de monges budistas que haviam treinado em meditação por períodos variáveis de tempo.
Davidson observou que os cérebros dos monges funcionavam de maneira diferente quando meditaban e diferiam dos slim power cérebros dos meditadores pouco treinados. Foi possível verificar os efeitos sobre a plasticidade anatômica e funcional do cérebro de meditação a longo prazo. Entre estes destacou-se que o córtex pré-frontal esquerdo da parte do cérebro que regula as emoções positivas, como a felicidade, tinha aumentado de volume (Davidson et al., 2003; Davidson & Lutz, 2008). Também houve um aumento de substância branca (formada por axônios neuronais) que ligava o córtex pré-frontal, a amígdala em indivíduos altamente silientes (Kim & Whalen, 2009). Além disso, foi encontrado um maior número de conexões entre o hipocampo e outras estruturas cerebrais, que sugeriam vias utilizadas para o armazenamento e recuperação de memória.
A prática de certas formas de meditação pode fortalecer a atenção permanente e a atenção seletiva (Slagter et al., 2009; Lutz et al,. 2008). A magnetoencefalografia tem mostrado mudanças nos padrões cerebrais associados com a atenção focada depois de apenas oito semanas de redução do estresse baseado na atenção plena (Kerr et al., 2001).
De tudo isso podemos concluir o seguinte: