Comentários do leitor

Do Jeito Que Brasileiro Gosta

por Pedro Francisco Viana (2018-06-05)


pasta pretaTodo ano é a mesma coisa: quanto mais se aproximam as férias, mais as mulheres - as grandes responsáveis pela organização das malas de toda a família! - ficam aflitas com trabalho que terão pela frente. E minhas alunas na Home Organizer , especialmente as mães de crianças pequenas ou as que, como eu, além de terem criança pequena ainda fazem viagens com percursos de trem, costumam ter ainda mais trabalho. Para ajudar você nessa missão, aqui vão quatro dicas que funcionam de verdade na hora de escolher as malas de toda a família.

Alguns detalhes podem ser decisivos para a escolha de um modelo de mala. A aparência é uma delas. Opte por uma cor que tenha mais a ver com sua personalidade e, se for para uso de toda a família, cuidado com as estampas, pois elas precisam combinar com todos os membros. Apesar de práticas e discretas, as malas pretas são alvos de furtos em aeroportos e, se essa for a sua escolha, identifique sua bagagem com fita, chaveiro ou adesivo colorido.

Pontos positivos: Uma mochila simples, leve e funcional. Vazia, pesa 1,7 kg e tem as dimensões de A 62 x L 32 x P 24. Desde começo achei a mochila resistente e confortável. Já foi testada em viagens de média e longa duração, suportando até 13Kg de carga máxima com conforto. A mochila tem abertura superior e frontal, alças com espuma e tira regulável no peito, além de reforço nas costas. Com garantia de 10 anos, modelo dá bastante segurança na qualidade do acabamento, zíperes e costuras.

6 - Prefira tecidos leves, que não amassam e não fazem volume. Se você é um viajante frequente já deve ter percebido como roupas com tecidos mais finos, que não amassam e não fazem volume são importantes para uma mala de mão pequena. Escolher roupas que sejam adequadas para viajar leve é tão importante quanto não escolher roupa demais. De nada adianta economizar no número de peças se você escolhe apenas uma que ocupa lugar de 57 outras roupas. No caso de casacos, que quase sempre são volumosos, opte por levar na mão ou ir vestido com ele. Assim você já economizará alguns centímetros quadrados de área útil na bagagem.

Determine se vale a pena limpar a maleta. Se ela não estiver muito suja, não se incomode ou passe apenas um aspirador de pó, afinal, propósito do exterior da mala é proteger seus pertences e um pouco de desgaste dará mais personalidade a ela. Dependendo do material, a limpeza pode danificar a maleta, então tome cuidado. Caso ela não seja de boa qualidade e esteja detonada ou com problemas no zíper , talvez seja melhor simplesmente substituí-la. Por outro lado, caso dano seja extenso, você não tem nada a perder tentando limpá-la.

Olá, eu já me cansei de comprar malas e usar uma vez. Na minha mudança para Portugal foram oito malas grandes. No Brasil uma mala boa é bem guia tamanho mochilas cara, eu fiquei no meio termo e comprei as minhas de 250 reais, algo perto de 75 Eur. que mais gosto em uma mala é a leveza e segurança, não gosto de malas descartáveis, e por sinal encontramos muitas por ai.

pasta pretaA mala tem que ser sem bolsas" na frente ou nas laterais e de material resistente e leve. As malas que tem muitas bolsas facilitam roubo. sujeito (ou sujeita) que se interessar em abrir a sua mala pode abrir zíper da bolsa externa (geralmente elas não tem cadeados) rasgar a bolsa por dentro, pegar que tem na mala e fechar a bolsa externa novamente. Quando você for pegar a sua mala na esteira ela estará perfeita, só quando chegar em casa é que perceberá que fizeram. Procure também as malas com cadeados que a polícia pode abrir, assim você evita que seu cadeado seja quebrado para fiscalizarem a sua mala.

As malas de tecido são menos duras e por isso, menos pesadas, por serem produzidas em poliéster e nylon. Resistem melhor aos choques e têm a vantagem de se poderem encaixar em qualquer local. Costumam ser mais baratas, mas desgastam-se mais facilmente. É importante ter em atenção tecido, que deve ser bastante resistente, lavável e, idealmente, à prova de água.

É cada vez mais comum encontrar pessoas que tem certeza de que um bom cadeado não ajuda muito, pois não é nada difícil quebrar um cadeado de mala, ou simplesmente rasgar a mala. Em certa medida, isso é bem verdade: é difícil impedir um furto com um pequeno cadeado. Por outro lado, um furto dificultado é um furto desencorajado, e não há dúvidas de que ladrões de malas" preferem trabalho mais fácil, geralmente aproveitando-se das bagagens que não tem a proteção.

Uma das formas mais utilizadas pelos turistas brasileiros para transporte de bagagens ao exterior é levando somente uma mala e comprando outra durante a viagem. Como a maioria das pessoas fazem muitas compras fora do país torna-se mais fácil adquirir uma mala de viagem grande e espaçosa e trazer nela tudo aquilo que compraram por lá. Além de ser uma ótima alternativa para não ultrapassar limite de peso das bagagens é também uma maneira de trazer máximo de produtos e mercadorias em uma única mala.