Comentários do leitor

Estantes Para Guardar, Cantos Para Relaxar

por Leonardo Farias (2018-06-22)


Todos os colecionadores tem uma grande estima por seus itens de coleção e especialmente aqueles raros e exclusivos. A CCXP é um momento único para que trabalho de muito tempo - para alguns, até anos - possa ser valorizado pelas pessoas que cultuam próprio meio. A realidade do quadrinista independente no Brasil ainda é muito complicada. A maioria das pessoas tem um outro trabalho de onde tiram sustento", diz Marcio Goti - que vem à feira lançar HQs e sketchbooks -, que num tom otimista completa, (mas) mercado vem numa ascendente, futuramente a gente pode viver numa realidade como a da França, em que os autores vivem de quadrinhos autorais".

estantesEla destaca que a personalização varia conforme perfil e os gostos do morador. No caso de um quarto de criança, móvel deve ser projetado levando em conta toda a sorte de objetos e brinquedos a serem guardados. Em se tratando de um colecionador, por outro lado, as estantes que exploram toda a extensão do pé direito são as mais indicadas.

Criada em 2005 pelo empresário carioca André Garcia, a Estante Virtual inovou ao se apresentar no mercado como um portal de venda de livros novos, seminovos e usados - incluídos os raros e esgotados -, conectando de forma inédita sebos, livreiros e leitores de todas as regiões do País.

Na história acompanhamos a vida de um homem comum com uma rotina de trabalho e casa, que após ganhar uma bolada na loteria esportiva resolve por um prática um plano que há tempos consome sua cabeça: sequestrar a jovem Miranda, moça que conheceu através da janela de seu antigo trabalho, onde também desenvolveu uma certa admiração (para não dizer obsessão) pela moça.

Coleciono fora das embalagens (loose) pois gosto de tocar e ver de perto os detalhes (talvez minha profissão influencie nisso rsrs). Para manter a coleção organizada e protegida da ação do tempo e das mãos de crianças (tenho um filho de 6 anos e uma filha de 2 anos) e de curiosos eu optei por armazená-los em expositores de parede (de 50 a 120 nichos) tentando separar por temas. Meu filho João Pedro também já iniciou sua coleção, as miniaturas mais legais a gente separa no expositor no quarto dele e outras viram brinquedos que logo ficam detonados, afinal ele é uma criança. Isabel tem sua Kombi rosa desde antes de nascer, porém a miniatura já está bem castigada por suas brincadeiras.

Mauricio de Souza é sem dúvida um dos meus autores preferidos de todos os tempos, foi graças a ele que eu tinha com que me entreter nas tardes tediosas de domingo, lendo gibis ou fazendo as atividade do Almanaque da Turma da Mônica e mesmo agora com 33 anos continuo conectada com os personagens do autor, seja pelos vídeos do Mônica Toy (que sou viciadíssima) ou pelas excelentes Graphic Novels. Ler a história de vida desse homem incrível foi uma experiência gratificante e muito bom para entender um pouco da personalidade e perseverança de Maurício.

Terça-feira e já estamos no quarto dia daquele que é um dos melhores meses do nosso mercado com tantas obras finalmente chegando para nós. Livro muito bem conservado, com ilustrações colorida, sem grifos ou rasuras. 264 páginas cód. p14 Obs: as capas são geradas automaticamente pelo site da Estante. Desta forma algumas capas podem ser diferentes da capa do livro que está no Sebo. Se desejar solicite fotos ou perguntas.

Este é um dos suportes mais utilizados na hora de guardar gibis, pois permite poupar espaço e conseguir uma arrumação fácil. As caixas de papelão, por serem porosas, têm a vantagem de deixar as revistas "respirar", mas deverão ser bem vedadas para impedir a entrada de pó e insetos.

Já no quesito restauração, tudo é muito delicado e deve ser avaliado caso-a-caso, por exemplo, é comum a pintura descascar, se isto ocorrer, você pode retocar a pintura, mas você deve ter a certeza de obter a tinta da cor exata, para tal, busque referências, pois não confie no visual, pois a cor de uma tinta seca é diferente da molhada… A utilização de pincéis deve ocorrer somente quando são pequenos picos" na pintura, pois se espaço for maior, resultado será horroroso, pois certamente as pinceladas ficarão evidentes. Também evite as tintas em spray, pois resultado final será do aspecto de casca de laranja", portanto, será péssimo. Para pintar superfícies maiores que pequenos picos, é necessário um aerógrafo.

A limpeza não é nada demais, mesmo assim importa muito, porque sempre que tiramos aquele mínimo de poeira ajuda a preserva a qualidade dos quadrinhos, porque nem sempre alguns cabem nos sacos e aqueles que vão se estragar caso a estante para hot wheels não seja limpa regularmente.

Terça-feira e já estamos no quarto dia daquele que é um dos melhores meses do nosso mercado com tantas obras finalmente chegando para nós. As mamães que optam por fazer uma decoração montessoriana no quarto de seus bebês podem fazer estantes no chão e dentro delas colocar brinquedo de seus filhos, só tem que haver cuidado de prendê-las bem na parede, porque quando bebê entra na fase de engatinhar e ficar em pé, ele vai usar as estantes para se apoiar e levantar.