Comentários do leitor

5 Dicas Para Escolher A Mala De Viagem Ideal Para Cada Situação

por Pedro Francisco Viana (2018-06-28)


carteira feminina grandeAo comprar bagagens verifique trançado do tecido, as costuras, a qualidade e resistência dos zíperes. Verifique também se há camadas impermeáveis na bagagem, protegendo-a de chuvas e situações onde interior pode ser danificado. Para materiais mais duros, é importante que você verifique a resistência e principalmente, se material não fica marcado com impactos. Bagagens sofrem bastante durante viagens e a resistência de uma mala é essencial para uma bagagem de qualidade. Pontos de fixação de alças e zíperes tem que ser reforçados para não rasgar quando sob estresse.

As malas de tecido são menos duras e por isso, menos pesadas, por serem produzidas em bolsa feminina carteiro poliéster e nylon. Resistem melhor aos choques e têm a vantagem de se poderem encaixar em qualquer local. Costumam ser mais baratas, mas desgastam-se mais facilmente. É importante ter em atenção tecido, que deve ser bastante resistente, lavável e, idealmente, à prova de água.

Dois pontos: (i) na Europa apenas as empresas aéreas low-cost" cobram para despachar malas (as empresas brasileiras não são low cost, estão entre as mais high-cost" do mundo); e (ii) está cada vez mais fácil neste mundo globalizado comprar uma camisa, um short, meias, etc, no destino…e, se necessário, botar no lixo antes de voltar para Brasil. Assim peso da sua mala será minimo.

Paulistanos amam viajar, não é mesmo? Precisa por cadeado ou já vem um embutido (cadeado TSA)? Confira se os negocinhos" do zíper possuem buraquinhos para por cadeado. Sempre leve a chave com você e deixe em um lugar seguro (junto a outras chaves ou dentro da sua carteira). Também é legal levar uma reserva e deixar na sua mochila.

Mas definitivamente, em viagens longas viajar de mochila com rodas executiva é a melhor opção. Além de facilitar nos deslocamentos, viajante pode iniciar a viagem com pouco volume e peso nas costas e ir adaptando a mochila na medida que faz compras e, por incrível que pareça, tudo acaba cabendo dentro da mochila, já da mala nem sempre. Você vai ter certeza que fez a escolha certa em viajar de mochila quando estiver em uma estação metrô lotada, cheia de escadas, carregando tranquilamente sua mochila nas costas e ver ao seu lado alguém sofrendo para carregar uma mala de rodinhas ou quando tiver que andar por ruas e mais ruas procurando hostel em que você vai se hospedar.

Não subestime seu tamanho: as malas realmente são grandes. A capacidade de algumas inclusive supera peso incluído na franquia de bagagem de sua passagem aérea. Cuidado para não se deixar levar pelo espaço e ter que pagar por excesso de bagagem antes do embarque! No caso da mala de viagem Samsonite grande, as medidas são de 45x29x77 cm.

Mesmo quando elas têm rodinhas, é inevitável segurar as malas com as mãos em alguns momentos. Ou seja, se além do peso dos itens que você está levando, a mala também for pesada, será necessário um esforço maior. Inclusive nesse caso pode gerar problemas na coluna, especialmente no caso das pessoas que viajam frequentemente. Diante disso, opte por malas leves. Claro, a qualidade do material é importante também. Porém, é possível encontrar uma mala que pese pouco e seja resistente. Além disto, optar por malas mais leves vai ajudar na redução de custos para suas viagens áreas.

Outro fator que ajuda muito um mochileiro é sua capacidade de ‘viajar leve'. Escolha sabiamente que vai levar, afinal cada coisa que você colocar na mochila é um peso a mais para levar nas costas… Levou algum tempo, mas hoje posso dizer que sou uma viajante minimalista, e viajo apenas com essencial. Para viagens mais longas, me planejo considerando lugares onde vou usar lavanderia, por exemplo. Já embarquei para viagens curtas apenas com uma mochila pequena, dessas de dia-a-dia. Adoro a sensação de desembarcar e ir embora, sem precisar esperar a bagagem na esteira.

A loja Modarte também vende malas da marca Samsonite, e ela está presente em vários lugares como no Centro Comercial Vasco da Gama e no Cascaishopping, em Cascais. Uma marca muito boa de malas é a Delsey, loja francesa e que está espalhada por vários países do mundo. Em Lisboa há malas dessa marca em lojas como: Carlos Martins (Rua da Conceição 65,), ML Bolsas (Av. Eng. Duarte Pacheco, 32) e na Litchon Colombo ( centro comercial Colombo ).

As mochilas cargueiras são fabricadas pensando em quem pratica atividade de trekking e ajudam a diminuir desconforto, distribuem melhor peso e facilitam acesso as coisas guardadas em seu interior. São produzidas com material de qualidade e muitas tem alguma resistência a água, além de virem com capa de chuva embutida que pode ser colocada sobre a mochila.

Cadeado: é essencial para garantir a segurança de seus objetos. Use apenas cadeados de boa qualidade, assim dificulta acesso alheio ao conteúdo da mala. É melhor haver mais de uma chave, que devem ser guardadas em diferentes lugares (para caso de perda). Se levar mais de uma mala, dê preferência a modelos que utilizem a mesma chave, para não ficar parecendo uma porteira.