Comentários do leitor

Miniaturas

por Enzo Gabriel Silveira (2018-06-24)


Um dos meus passeios preferidos é ir até as livrarias da cidade xeretar as estantes. Gato Preto, lançado originalmente em 1843 em uma revista semanal, é um dos, tantos conhecidos, contos do autor que envolverão situações macabras e misteriosas. A Martin Claret resolveu apostar pela primeira vez, no formato de quadrinhos e nada melhor do que começar ilustrando uma história que envolva os sentimentos sombrios da natureza humana. Através das ilustrações de Diogo Henrique e Hugo Matsubayashi abriremos a carta do narrador, ele que narra sua própria história, desde a infância conturbada até a vida adulta. narrador conta que sempre prezou os animais e acabou se casando com uma mulher que os admirava tanto quanto seu marido.

estantesEu tenho a coleção da revista Billboard, revista das paradas musicais do mundo inteiro, também tenho muitos exemplares da revista Rolling Stone sobre música mais voltada pro Rock, muitos livros sobre música, filosofia, mitologia, literatura. Também coleciono a revista Mundo Estranho e tenho minha pequena coleção de estatuetas Disney, estou pra receber mais algumas do Mickey muito legais. Além de tudo isso, coleciono todo material do Calvin e Haroldo.

Jorge Beard e Haroldo Hutchins são duas crianças cheias de energia e que adoram fazer travessuras, tantas que sobra até para os colegas de classe. jeito com que se abre quadrinho muitas vezes mostra tanto de cuidado que se tem com ele, porque dependendo da angulação que se abre se pra mais ou pra menos pode danificar quadrinho tanto na costura e colagem das páginas que acaba destruindo material e sua resistência.

Com tudo isso, chegamos ao ponto crucial da matéria. que é melhor? Comprar estantes prontas, moduladas, ou fazer um móvel planejado? móvel planejado é mais caro de todos, mas também é a melhor opção de todas. Se a pessoa pode gastar um pouco mais, possui um bom arquiteto de interiores para projetar um móvel com soluções satisfatórias que atenda sua demanda, e conhece um bom marceneiro: terá melhor móvel para guardar sua coleção de quadrinhos. E isso vale para os quadrinhos, para os discos de vinil, para uma cozinha, quarto, ou salas planejadas.

Durante esse ano alfabetizei oitenta crianças, trabalhei com leitura e produção de textos com cinqüenta jovens. Consegui escrever uma cartilha Bilíngüe com os alunos e trouxe material suficiente para escrever um livro e produzir um cordel sobre essa experiência.

Afinal, reunir em uma única coleção as cerca de 500 HQs escritas e desenhadas por Carl Barks - Homem dos Patos", criador do Tio Patinhas e celebrado em todo mundo como maior quadrinhista Disney de todos os tempos -, com tanto apuro gráfico e editorial, foi um presente tão inesperado quanto valioso para os fãs brasileiros, até então acostumados a ver apenas leitores de outros países serem brindados com publicações desse naipe.

É um tanto complicado falar sobre esse livro sem dar spoilers. Nessa adaptação de P. Craig Russell, a cada capítulo vamos acompanhar uma aventura de Nin pelo cemitério, desde sua chegada até ter dez anos. Cada capítulo é ilustrado por um desenhista diferente, cada qual dando sua versão dos personagens e dos cenários de acordo com timbre da narrativa.

A narrativa de Gaiman é fluida e envolvente em todas as suas histórias. Somando isso com os quadrinhos de Russell, tudo fica ainda mais rápido e imersivo. Comecei a leitura com intuito de ler apenas um capítulo, mas quando percebi já estava querendo saber que aconteceria.

Se você, além de livros, também gosta de colecionar mangás e quadrinhos é bom que eles tenham um espaço na estante, não é? Eu tenho uma prateleira só para eles e deixo organizado por editora e por coleção. Por exemplo: mangás da JBC ficam todos juntos, os da Panini a mesma coisa e por aí vai.

As estantes são as mais utilizadas pelos colecionadores, mas outros equipamentos podem ser utilizados como racks, armários, mesas, prateleiras e que mais lhe vier a cabeça, importante nesse caso é estar atento a alguns cuidados que terá com as minis, os principais deles são a poeira e a umidade que podem comprometer a pintura e outras partes. Regiões com pluviosidade alta deve-se tomar cuidado também com a proliferação de fungos no expositor que acaba atingindo objeto da coleção.

A pouco tempo adquiri minha primeira estante para carrinhos, foi planejada mas tive dúvidas em algumas coisas, especialmente quanto material. Inicialmente eu queria de madeira pela questão da resistência, mas designer me recomendou MDF, pela questão dos cupins, e acabei aceitando (também pela questão do preço, claro). É bom saber que realmente este é material mais indicado.

Os dois grandes méritos da Graphic Novel podem ser analisados sob diferentes aspectos. Falando unicamente do universo das histórias em quadrinhos, ela despe Magneto de qualquer traço vilanesco, colocando- como vítima da História. que nos faz entender seu ódio do ser humano e, ao mesmo tempo, enxergar cada vez mais quão contraditória é a sua teoria de superioridade da raça mutante em relação ao homo sapiens.