Comentários do leitor

clutch

por Sergio Amaral (2018-10-30)


manual de procedimentos tem como finalidade descrever um pouco das técnicas utilizadas na confecção das peças do artesanato em couro alem de procurar facilitar as informações necessários para bom andamento da atividade no tocante a aquisição da matéria prima, equipamentos, maquinas e acessórios necessários para atividade do artesanato em couro.

A escassez dos recursos hídricos disponíveis é um problema que afecta tanto, países desenvolvidos como países em desenvolvimento e é alarmante que problemas relacionados com a carência de água se verifiquem a nível mais ou menos intenso em todas as regiões do Planeta.

Entre 1990 e 2005, aumentou número de países em África que eram caracterizados por ter fraco índice de desenvolvimento humano, passando de 17 para 30 países. No continente africano já são muitas as comunidades que sofrem problemas de falta de água potável e se não se implantarem medidas de gestão dos recursos hídricos, cada vez mais pessoas sofrerão problemas de escassez de água (Desenvolvimento, 2005).

Sendo a água um bem fulcral para a vida, a sua privação em algumas partes do mundo, condena parte da humanidade a vidas de pobreza, vulnerabilidade e incapacidade para participar activamente no mercado e na sociedade em si. Estado como entidade que controla a distribuição da água nos países da África Subsariana tem dever de garantir acesso de modo equitativo pelos seus habitantes independentemente do nível de rendimentos.

Como já referido em secções anteriores, a origem da escassez da água nos países da África Subsariana deve-se sobretudo a uma ineficiente gestão pública, com isto não se quer negar a existência de escassez de água, pois ela é um facto, mas quando se verifica as diferenças significantes bolsa bau em termos de acesso à água por grupos de pessoas dentro do mesmo país, em grande parte devidas às diferenças do seu nível de rendimentos, percebe-se que mais do que um problema da escassez de água trata-se de uma problema de equidade na distribuição da água.

A divisão do trabalho e a igualdade de direitos e deveres entre géneros são importantes indicadores do desenvolvimento humano e em África existe uma enorme desigualdade de géneros tendo em conta esses indicadores, que é visível pelo distinto acesso entre homens e mulheres a direitos básicos como acesso a educação, cuidados de saúde e diferenças salariais, os quais geram desigualdades sociais, culturais e inclusão política, contudo vários países africanos estão entre os países que têm uma maior taxa de participação de mulheres nos respectivos parlamentos.

Recurso aos mecanismos de preço e de mercado permitiria gerir eficazmente a escassez, recorrendo a uma gestão economicamente racional, óptima, de um recurso limitado cuja acessibilidade seria regulada pela solvabilidade dos utilizadores em competição por usos concorrenciais ou alternativos.

A escassez de água que se verifica nestas zonas obrigou os governos a encontrarem soluções para satisfazer as necessidades de água doce, por exemplo, levou a que se implantassem técnicas que convertem a água salgada dos aquíferos em água potável e se procedesse a uma reutilização das águas residuais (FAO, 2003).