Comentários do leitor

Estudo De Caso Sobre Diabetes Mellitus Tipo I

por Maria Amanda da Mota (2018-05-30)


farmácia de manipulaçãoAntes de a receita ser encaminhada para setor onde são preparadas as fórmulas, ela passa pelas mãos de um farmacêutico para conferência. Afinal de contas, qualquer profissional de saúde pode cometer erros. Assim, é sempre bom que haver outro profissional para revisar a prescrição e garantir a segurança do paciente, que é mais importante.

paciente deu entrada na unidade, provindo do município de Bom Jesus da Lapa em ambulância, com queixa principal de dor abdominal e Hiperglicemia, onde teve diagnóstico médico de diabetes tipo I após exames laboratoriais, mesmo passou a fazer controle glicêmico antes das refeições e utilizando quando necessária insulina regular e NPH, a genitora passou a ser orientada quanto à manipulação do glicosímetro e administração de insulina conforme prescrição médica. Para cessar com a dor abdominal devido a constipação foi utilizado 1 colher de óleo mineral via oral uma vez ao dia, onde seguiu aos cuidados de enfermagem.

A investigação desta pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo-analítico, numa abordagem qualitativa, tendo em vista estar baseado num modelo dialético farmácia de manipulação online análise, em que se procura identificar as múltiplas facetas das práticas trabalhistas desenvolvidas no ambiente hospitalar, na área da saúde e analisá-las à luz dos fatores sociais, políticos e econômicos.

A BioPhormula é referência regional em medicamentos manipulados e em famacologia estética. Não é somente consumidor que se apropria da marca e atribui valor intangível a ela, estrategicamente, a marca já possui os seus atributos, ela é um símbolo, uma representação cultural, ou seja, quando ela é criada e desenvolve sua linha de produtos incorpora valores presentes no contexto em que está inserida.

Em 1990, com surgimento do conceito de atenção farmacêutica, farmacêutico passou a estabelecer um contato direto com paciente, no intuito de avaliar, identificar, ou até mesmo prevenir possíveis problemas que possam ocorrer durante tratamento farmacológico, estas ações incluem profissional farmacêutico na equipe de profissionais de saúde (LIMA DA SILVA, 2005).

É importante fazer uma diferenciação entre sistema de distribuição por dose unitária e dose unitária de medicamento. conceito de distribuição por dose unitária é a distribuição ordenada dos medicamentos com forma e dosagens prontas para serem administradas a um determinado paciente de acordo com a prescrição médica, num certo período de tempo. A dose unitária industrial corresponde à dose padrão comercializado pelos laboratórios, fornecida em embalagem unitária, em que constam a correta identificação do fármaco, prazo de validade, lote, nome comercial e outras informações.

No dia a dia de seu estabelecimento, todos esses oito passos que descrevem processo para controle de qualidade em farmácias de manipulação podem representar uma verdadeira maratona. Afinal, cada uma das etapas apresentadas demanda a realização de inúmeras atividades.

Desde a elucidação da complexa estrutura da molécula de DNA, em 1953, segundo modelo proposto por Francis Crick e James Watson, a Ciência nunca mais foi a mesma. Mais tarde, em 1958, Crick relaciona DNA, RNA e as proteínas, salientando fluxo unidirecional da informação, do DNA à proteína. Apesar destas descobertas e dos avanços obtidos, de acordo com Nascimento et al (2003) até início da década de 70 material genético dos organismos era componente químico mais difícil de ser analisado, quando então começaram a surgir as primeiras técnicas de isolamento e purificação de genes específicos, através do processo de clonagem gênica.

farmácia de manipulaçãoA hemoglobina glicosilada refere-se a um conjunto de substâncias formadas com base em reações entre a hemoglobina A (HbA) e alguns açúcares. termo "hemoglobina glicosilada" tem sido erroneamente utilizado como sinônimo de hemoglobina glicada. processo de "glicação" de proteínas envolve uma ligação não enzimática e permanente com açúcares redutores como a glicose, ao contrário do processo de "glicosilação", que envolve uma ligação enzimática e instável (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2009).

A busca pela atenção farmacêutica dentro de um hospital passa sem sombra de dúvida pela forma de distribuição de medicamentos que um hospital instala, por isso que é importante sistema de distribuição de medicamentos em uma unidade hospitalar. Um sistema de distribuição de medicamentos eficaz garante uma maior qualidade no atendimento ao paciente, fazendo com que mesmo receba medicamento na dose e na hora certa. A escolha de um ou de outro sistema de distribuição depende de vários fatores que podem aumentar ou diminuir a eficácia do sistema de distribuição de medicamentos em um hospital. Esse trabalho relata os sistemas de distribuição existente, em área hospitalar descrevendo as características de cada um, bem como suas vantagens e desvantagens. Mostramos ênfase na importância da distribuição de medicamentos, pelo sistema de dose unitária, como também a importância de prestar um serviço de qualidade ao paciente e aos profissionais que utilizam os sistemas de distribuição de medicamentos.