IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NAS ÁGUAS DO TRECHO PERENIZADO DO RIO PIANCÓ

  • Fernanda Carolina Monteiro Ismael Universidade Federal de Campina Grande (Graduação em Engenharia Ambiental) Universidade Federal de Campina Grande (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) Instituto Federal da Paraíba (Professora Titular)
  • José Cleidimário Araújo Leite Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),
  • Daniele Aparecida Monteiro Ismael
  • Elton Ferreira da Silva
  • Graziela Pinto de Freitas
  • Thâmara Martins Ismael de Sousa
Palavras-chave: Estudos e relatórios ambientais, Meio ambiente, Recursos hídricos.

Resumo

Neste trabalho teve-se por objetivo identificar os impactos ambientais nas águas do trecho perenizado do rio Piancó. Para tanto, um diagnóstico ambiental simplificado da área foi realizado, por meio de pesquisas bibliográficas, visitas de campo, geoprocessamento, fotodocumentação e consultas a órgãos públicos, a partir do qual foram identificadas as atividades antrópicas com potencial impactante das águas do rio. Foram identificados os impactos por meio dos métodos Ad Hoc, Check Lists e Matriz de Interação. De acordo com os resultados, obtiveram-se 12 tipos de atividades antrópicas de alto potencial impactante, com predominância da agricultura, em 27,9% do total. Identificaram-se 132 impactos ambientais nas águas do rio. A atividade antrópica “responsável” pelo maior número de impactos ambientais significativos foi a urbanização. Por fim, espera-se que este estudo sirva como subsídio para o planejamento e implantação de políticas públicas voltadas à gestão hídrica e à sustentabilidade ambiental da região, e ainda venha a contribuir para o acervo bibliográfico técnico e científico sobre o tema, bastante carente na literatura, em especial para a área de estudo.

Biografia do Autor

Fernanda Carolina Monteiro Ismael, Universidade Federal de Campina Grande (Graduação em Engenharia Ambiental) Universidade Federal de Campina Grande (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) Instituto Federal da Paraíba (Professora Titular)
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande(2014) e mestrado-profissionalizante em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande(2016). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Ciências Ambientais.
José Cleidimário Araújo Leite, Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),
Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2002), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e Doutorado em Engenharia de Processos, na área de Tratamento de Efluentes da Indústria do Petróleo, pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Possui Pós-Doutorado na área de Engenharia de Biotecnologia, desenvolvido na Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (2010). Tem experiência nas áreas de Engenharia Agrícola, Engenharia de Processos, Engenharia Eletroquímica, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: Tratamento de Efluentes Industriais Líquidos, Avaliação e Mitigação de Impactos Ambientais, Degradação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Conservação de Solo e Água. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), na Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental (UACTA), no curso de Graduação em Engenharia Ambiental.
Daniele Aparecida Monteiro Ismael
Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes/Instituto Pró-Saber. Atualmente está vinculada como aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares - PROTEN/UFPE.
Elton Ferreira da Silva
Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2016)
Graziela Pinto de Freitas
Discente do mestrado em Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba.
Thâmara Martins Ismael de Sousa
Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Referências

AESA. Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba. Disponível em: http://www.aesa.pb.gov.br/geoprocessamento/geoportal/mapas.html. Acesso em: 05 out. 2015.

ANA. Panorama da qualidade das águas superficiais do Brasil. Agência Nacional de Águas. Brasília: ANA, 2012, 264 p.

BARROS, F. G. N.; AMIN, M. M. Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté. v. 4, n. 1, p. 75-108, jan./abr. 2008.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental. 1986, 4p.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento. 2005, 27p.

CPRM. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea: diagnóstico do município de Cajazeirinhas. Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005a, 19p.

CPRM. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea: diagnóstico do município de Coremas. Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005b, 21p.

CPRM. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea: diagnóstico do município de Pombal. Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005c, 23p.

CUNHA, B. C.; GUERRA, A. J. T. Avaliação e perícia ambiental. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010, 286p.

EMBRAPA. Solos do Nordeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: http://www.uep.cnps.embrapa.br/solos/index.php?link=pb. Acesso em: 23 out. 2015.

FOGLIATTI, M. C.; FILIPPO, S.; GOUDARD, B. Avaliação de impactos ambientais: aplicação aos sistemas de transporte. Rio de Janeiro: Interciência, 2004, 249p.

IBGE. Banco de dados agregados: censo demográfico. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE: Brasil, 2010. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/popul/default.asp?t=3&z=t&o=25&u1=1&u2=1&u3=1&u4=1&u5=1&u6=1. Acesso em: 23 mar. 2015.

LIMA, F. C.; LEITE, J. C. A. Estudo de avaliação e diagnóstico dos impactos ambientais resultantes da implantação do Campus Universitário da UFCG em Pombal-PB. Projeto PIBIC. Pombal, 2011, 21p.

PEREIRA, R. S. Identificação e caracterização das fontes de poluição em sistemas hídricos. Revista Eletrônica de Recursos Hídricos. Porto Alegre. v. 1, n. 1, p. 20-36, jul./set. 2004.

PINHEIRO, A.; SCHOEN, C.; SCHULTZ, J.; HEINZ, K. G. H.; PINHEIRO, I. G.; DESCHAMPS, F. C. Relação entre o uso do solo e a qualidade da água em bacia hidrográfica rural no bioma mata atlântica. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 127-139, jul./set. 2014.

RAMOS, G. G. et al. Levantamento dos impactos ambientais de um trecho de mata ciliar em região de Caatinga no sertão paraibano. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., Campina Grande. Anais [...]. 2016.

SÁNCHEZ, L. E. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008, 495p.

SANTOS, A. S. Diagnóstico socioambiental e identificação dos impactos ambientais ao longo do Rio Araçagi-PB. 2009. 144f. Dissertação (Geografia) - Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, 2009.

SUDEMA. Programa: monitoramento de corpos d´água. Superintendência de Administração do Meio Ambiente, Sede de João Pessoa, 2014.

VANZELA, L. S.; HERNANDEZ, F. B. T.; FRANCO, R. A. M. Influência do uso e ocupação do solo nos recursos hídricos do Córrego Três Barras, Marinópolis. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande. v. 14, n. 1, 2010, p. 55-64.

Publicado
2019-08-05
Seção
Meio Ambiente