https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/issue/feed Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 2021-12-28T11:52:00-03:00 Leonardo Pestillo de Oliveira naep@unicesumar.edu.br Open Journal Systems Publicada desde 1997, consiste em um meio de divulgação e debate da produção científica dos docentes e discentes vinculados às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, bem como de colaboradores de outras Instituições de Ensino Superior localizadas no país e no exterior, visando a constituir-se um fórum para a apresentação das pesquisa recentes da área e como órgão disseminador do conhecimento e da informação a profissionais, acadêmicos, docentes e interessados. ISSN 2176-9176 (On-Line) e ISSN 1516-2664 (Versão impressa interrompida em 2019). https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/10085 INTERCULTURALIZANDO METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 2021-12-28T11:43:26-03:00 Elisangela Castedo Maria Nascimento ecmcastedo@gmail.com Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha facdf@hotmail.com Aparecida de Sousa dos Santos aparecidapolini@hotmail.com Com o passar dos anos trabalhando nas escolas indígenas, percebemos uma modificação da paisagem natural, como aumento do consumo e de lixo amontoado nos fundos dos quintais, os córregos aonde antes havia água corrente, hoje estão secos, ausência de mata ciliar e falta de água. Tais fatos e percepções nos fizeram aprofundar nos motivos que levaram a essa mudança de paisagem e ajudar com ações de educação ambiental, dessa forma, a pesquisa foi realizada em uma escola municipal indígena, localizada no distrito de Taunay, zona rural do município de Aquidauana-MS. O objetivo foi de levantar subsídios para o trabalho com diferentes metodologias no ensino da educação ambiental com dez professores indígenas dos anos iniciais do ensino fundamental, na tentativa de discutir questões sociais e ambientais para formar em seus alunos uma postura mais crítica, em relação aos impactos ambientais presentes em seu meio. Para alcançar esse objetivo, foram realizados a observação das estratégias de ensino utilizadas pelos professores indígenas, nos anos iniciais do ensino fundamental em suas aulas e o registro da regularidade com que as questões ambientais apareceram. Os professores indígenas foram entrevistados com intuito de levantar os temas geradores para a capacitação interdisciplinar em educação ambiental fundamentada na educação problematizadora, na concepção de Paulo Freire, enfatizando o respeito que o educador deve ter pelo conhecimento que o educando traz para a escola. Em relação à educação ambiental, o texto foi fundamentado nas concepções de Isabel Cristina de Moura Carvalho, Edgar Morin entre outros, priorizando a problematização dos conhecimentos a partir da realidade imediata, questionando-os em sua relação com a natureza. 2021-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/9825 DINÂMICA FAMILIAR DO PACIENTE COM ESQUIZOFRENIA E A SOBRECARGA DO CUIDAR 2021-12-28T11:48:48-03:00 Bianca Stefany Dias de Jorge biancas.dias97@gmail.com Keila Mary Gabriel Ganem keila.ganem@unicesumar.edu.br A família tem participação fundamental no tratamento do membro familiar com esquizofrenia. A reforma psiquiátrica possibilitou o resgate da vida social e pessoal da pessoa com transtorno mental, contudo, esse percurso ocasionou mudanças no processo familiar. Objetivo: compreender como é a dinâmica familiar da pessoa com esquizofrenia, de que forma o ato de cuidar ocasiona em sobrecarga nas famílias. Metodologia: foram entrevistados quatro voluntários da Associação Maringaense de Saúde Mental, que participam dos projetos que o serviço oferece para as famílias que cuidam de pessoas com transtorno mental. Resultados: verificou-se a existência de sobrecarga entre os cuidadores e revelam sentimentos de medo e angústia, dificuldades de manejo de crises e controle das medicações. Conclusão: destaca-se a importância de promover a saúde interventiva aos familiares que cuidam destas pessoas, que resulta no tratamento, visto que a maioria dos cuidadores se encontra adoecidos, em razão da escassez de intervenções e efetividade das estratégias multidisciplinares. 2021-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/9813 ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: ANÁLISE COM OS ESTUDANTES-TRABALHADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE 2021-12-28T11:50:48-03:00 Cícera Andreza Valença Tavares cicera.deza@gmail.com Rebeca da Rocha Grangeiro rebeca.grangeiro@ufca.edu.br Jeniffer de Nadae jeniffer.nadae@unifei.edu.br Liana de Andrade Esmeraldo Pereira liana.esmeraldo@ufca.edu.br Lucas Emmanuel Nascimento Silva lucas.emmanuel@aluno.ufca.edu.br O objetivo deste estudo é identificar as tipologias mais frequentes de assédio moral sofridas por estudantes do curso de administração dentro do ambiente de trabalho, para traçar o perfil dos assediados, verificar o posicionamento da empresa e do assediado diante a prática do assédio e identificar quais os principais sintomas (físicas, psicológicas, sociais) causados pelo assédio na vida de quem passou por essa situação. Esta pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado contendo perguntas objetivas e subjetivas. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e diferenças entre médias. Constatou-se que 44,3% dos respondentes sofrem/sofreram assédio moral, sendo que a maioria das vítimas é mulheres, solteiras, entre o primeiro e quarto semestre do curso de graduação, com idade entre 17 e 22 anos. Os tipos de assédio mais frequentes, de maneira geral, foram sobrecarga de trabalho (29,2%); aproximadamente 6% se queixaram que os superiores não conversavam com eles; 5% dos casos sofreram com a invasão da vida pessoal; e 4% dos participantes já receberam gritos de maneira constante do seu superior imediato e que houve até casos de ameaças e agressões físicas isoladas. Portanto, nota-se que é imprescindível abordar o tema, em ambientes corporativos e acadêmicos, a fim de conscientizar sobre os prejuízos do assédio para saúde dos trabalhadores e para as organizações. 2021-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/9713 A RELAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO COM O CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 2021-12-28T11:52:00-03:00 Andressa Catarine Alves andressacatarine04@gmail.com Ana Clara Miranda Grabosque anaclara.grabosque25@gmail.com Bárbara Gabriela de Souza barbara.gabriela765@gmail.com Jaqueline Letícia Germano de Souza jaq.germano2@gmail.com João Victor Trindade de Souza joaovictor_ts7@hotmail.com Leonardo Pestillo de Oliveira leopestillo@gmail.com O objetivo deste estudo é compreender a influência do consumo de bebidas alcoólicas no desempenho acadêmico dos estudantes de psicologia de uma universidade privada da cidade de Maringá no ano de 2019, cujos dados foram retirados a partir de uma pesquisa quantitativa com acadêmicos do curso, na cidade de Maringá, no Paraná. O instrumento utilizado para a obtenção de dados foi um questionário online, criado através da plataforma Google Forms, contendo o AUDIT (Teste de Identificação de Distúrbio de Uso do Álcool). O questionário foi enviado para 528 alunos matriculados do segundo ao quinto ano. Desta quantia, obtiveram-se 97 respostas no questionário aplicado, em que duas foram expelidas, por não estarem de acordo com os critérios de inclusão. Com os resultados obtidos, foi possível identificar padrões dentre os estudantes participantes, que os levem ao consumo excessivo do álcool, e como seus hábitos relacionados à prática do bingedrinking os afeta no âmbito acadêmico. Observou-se que a prevalência do consumo do álcool dentro da amostra se deu em 81,05% e verificou-se uma correlação entre o consumo de bebidas alcoólicas com o baixo desempenho acadêmico. 2021-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/10006 DESEMPENHO ACADÊMICO NA DISCIPLINA DE GESTÃO FINANCEIRA: O QUE REVELAM OS DISCENTES DA UFAL? 2021-12-28T11:43:33-03:00 Walter Araújo de Lima Filho walter.araujo95@gmail.com Natallya de Almeida Levino natallya.levino@feac.ufal.br Considerando as características alusivas ao processo de ensino- aprendizagem no cenário das universidades, essa pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho acadêmico dos discentes do curso de administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na disciplina de gestão financeira e orçamentária. Foi realizada uma pesquisa descritiva com dados secundários, das notas e faltas no período de 2015 a 2019, por meio das pagelas das disciplinas. Para evidenciação dos resultados por meio das inferências estatísticas foram utilizados os testes de correlação de pearson, análise de regressão linear e t-student (p<0.05). As maiores médias foram constatadas na segunda parte da disciplina, com médias de 6,69 e 6,73 nos turnos matutino e noturno, respectivamente, porém a diferença não ofereceu significância estatística. Em ambas as disciplinas houve reprovações em decorrência do abandono por parte dos alunos. O semestre 2019.2 alcançou o maior índice de reprovação (85,37%) enquanto 2017.2 obteve o menor índice (8%). Conclui-se que há deficiência em relação ao desempenho dos alunos e que fatores como a motivação, contato prévio com assuntos relacionados à disciplina, didática e aos métodos influenciam no desempenho demandando esforços contínuos para a concretização de um contexto em que alunos sejam partícipes ativos deste processo. 2021-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/10242 ANÁLISE DO PROCESSO DE ADOÇÃO ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE NOS PAÍSES SULAMERICANOS 2021-12-28T11:43:35-03:00 Raimundo Nonato Lima Filho rnlfilho@gmail.com Tássio Luiz Reis da Silva tassio427@gmail.com O presente artigo tem por objetivo verificar a situação da adoção dos 12 países da América do Sul em relação às Normas Internacionais de Contabilidade no que diz respeito à atual situação da harmonização desses, frente às diretrizes emitidas pelo IASB, que foi o órgão pioneiro nesse processo de convergência. A harmonização contábil, ou seja, a harmonia das práticas contábeis entre os países, parte do pressuposto da diminuição da diferença entre as normas criadas, objetivou melhorar a comparabilidade das informações para fins de análise de investimentos. Entretanto, cada país possui sua própria cultura, influência política, econômica e social, ou seja, há divergência nas necessidades internas de cada país e, consequentemente, as divergências nas demonstrações contábeis são constantes. Trata-se de um estudo descritivo de nível exploratório realizado por meio de revisão sistemática de literatura. Percebeu-se com a presente pesquisa que a adoção de normas contábeis internacionais provém da perspectiva de que a harmonização contábil internacional resulta em apresentação de demonstrações contábeis com maior qualidade e transparência. Portanto, cada país possui sua prática contábil, no qual a adoção ao padrão internacional fez com que o setor atuasse de forma harmônica entre si. Além disso, a pesquisa se baseia em dados obtidos de fontes secundárias, não obstante as entidades sejam oficiais e tenham credibilidade reconhecida no mundo. Adicionalmente, o estudo se limita ao número de países observados no continente sul-americano. 2021-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/10094 IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO PROCESSO DE ADOÇÃO: UMA REVISÃO DE ESCOPO 2021-12-28T11:43:36-03:00 Maynara Priscila Pereira Silva maynarapriscilap@gmail.com Bárbara Dell'Osso Carvalho b.d.carvalho1996@gmail.com Gabriella Louise Silva Camargo gabriellalouise@hotmail.com Evandro Morais Peixoto empeixoto@gmail.com A adoção é um processo complexo com alguns critérios a serem observados, como, questão financeira, moradia, estado civil. Além disso, é preciso investigar a relação afetiva de todos os envolvidos no processo (criança/adolescente e família) como também refletir sobre o espaço onde a criança/adolescente vai ocupar na nova família. Durante o processo, profissionais realizam uma avaliação psicossocial, contudo, esta avaliação apresenta algumas limitações que podem ser supridas pela avaliação psicológica, visto que é um método capaz de interpretar fenômenos psicológicos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de escopo para compreender a avaliação psicológica no processo de adoção, com intuito de verificar os métodos e estratégias utilizados neste contexto, bem como identificar as principais dificuldades encontras pelos profissionais da psicologia. A amostra foi composta por seis estudos (artigos e dissertações), encontrados nas bases SciELO, PePSIC, LILACS e BDTD, entre os anos de 2013 a 2019. Os resultados indicaram que as principais dificuldades estão associadas à falta de capacitação, formação e atualização da área. Além disso, observou-se que são utilizadas técnicas de entrevistas, visitas domésticas e testes projetivos na avaliação. Entretanto, os estudos colocaram essas técnicas como uma limitação, visto que apresentam dificuldades para analisar a subjetividade. Portanto, é importante pensar na construção de novos instrumentos de medida que possam abranger essa falta. Nota-se também a escassez em relação a pesquisas nessa área, dessa forma, sugere-se a produção de novos estudos. 2021-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/10047 A OPERAÇÃO DE COMPRA E VENDA PELO SISTEMA LOCKER E A INTERFERÊNCIA DA PANDEMIA NESSE SISTEMA 2021-12-28T11:43:38-03:00 Bruna Marinho Palhão Mateus bruna_marinho_rp@hotmail.com Melina Aparecida Plastina Cardoso melina_cardoso@msn.com O consumo de produtos e serviços on-line está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, pelas comodidades características deste tipo de venda. Com o surgimento de uma nova patologia (Covid-19), os modelos de compras foram impactados e levaram os consumidores a mudarem seus hábitos e intensificarem o uso da internet. O objetivo deste trabalho foi avaliar a tendência de utilização do sistema locker no Brasil no período antes, durante e após a primeira onda da Covid-19. Foi realizada uma pesquisa sistemática em artigos científicos, revistas, trabalhos acadêmicos e informativos, no período de 2016 a 2020, nos idiomas português e inglês. Os resultados mostraram que a pandemia ocasionou mudanças nos hábitos dos consumidores e proporcionou o aumento significativo das vendas on-line. No período da pandemia, 24% dos consumidores utilizaram o e-commerce pela primeira vez. As vendas pela internet de 2019 a 2020 aumentaram 8%, passando de cinco para 13% das compras do varejo. Com a pandemia, o número de empresas brasileiras que adotaram o locker aumentou, com importantes perspectivas para 2021. Concluiu-se que o locker é uma tendência de mercado no período pós-pandemia tanto para varejistas quanto para consumidores, visando aumentar vendas e trazer mais praticidade. 2021-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/9853 SOBRE ADOLESCÊNCIA, NARCISISMO E IDEAIS 2021-12-28T11:43:40-03:00 Vinicius Romagnolli Rodrigues Gomes viniciusrrgomes@gmail.com A questão do narcisismo e dos ideais tem fundamental importância no processo adolescente, quando o sujeito assume um novo status frente ao outro e a si próprio. Com a desidealização dos pais e com o luto pela perda destes pais e pela perda narcísica, os adolescentes procuram formar novos objetos pulsionais e se veem numa encruzilhada ao ter que se reposicionar frente às identificações estabelecidas na infância e às referências simbólicas da cultura. O desafio adolescente consiste em integrar e elaborar as marcas do passado, de modo com que possam ser transformadas em um projeto futuro. Neste trabalho, partimos de um levantamento bibliográfico por meio da conceituação de Freud acerca do narcisismo e do ideal, com o objetivo de pensar o processo adolescente e suas possibilidades no cenário contemporâneo. Assim, tem-se como resultado que a despeito de um cenário social que não favorece a construção de ideais que permitam ir além do presente e que apontem para um futuro, os adolescentes encontram no processo analítico a possibilidade de fazê-lo. Concluindo, portanto, a importância da psicanálise para acompanhar a travessia adolescente. 2021-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c)