O Perfil do Gestor na Democratização da Escola Pública

  • Valmira Maria de Amariz Coelho Cruz Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Frederico Fonseca da Silva Instituto Federal do Paraná - IFPR
Palavras-chave: G

Resumo

O presente estudo discorre sobre a nova configuração do perfil do gestor atual e sobre as características inerentes à gestão democrática da escola pública. Faz uma breve retrospectiva sobre a antiga forma de administração/gestão escolar, cita conceitos de gestão democrática, de liderança e de ética. Relata, com base em uma pesquisa de opinião realizada entre docentes e, do nível de apropriação de conhecimento sobre o tema em pauta, bem como através de inferências de diversos estudiosos do assunto e de argumentações próprias, aborda sinteticamente os princípios, valores e características que devem nortear a administração democrática da escola pública no Brasil.

Biografia do Autor

Valmira Maria de Amariz Coelho Cruz, Instituto Federal do Paraná - IFPR
Instituto Federal do Paraná - IFPR; Curso de Especialização para Gestores dos Sistemas Estaduais de Ensino
Frederico Fonseca da Silva, Instituto Federal do Paraná - IFPR
Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Paraná - IFPR
Publicado
2017-03-01
Seção
Artigos Originais