FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA EVASÃO ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

  • Rafaela Costa Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Ana Flávia de Moraes Moraes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Geraldo Vieira da Costa Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Palavras-chave: Evasão discente, Ensino superior, Gestão acadêmica

Resumo

A evasão escolar no ensino superior é um problema internacional que afeta de forma direta nos resultados dos sistemas educacionais, e suas causas têm sido alvo de vários estudos visto que emergem tanto das instituições de ensino superior quanto dos próprios discentes e da sociedade onde estão inseridos. Partindo deste princípio, este estudo se destinou a fazer o levantamento de alguns dos fatores que podem levar os alunos do curso de Administração de uma instituição de ensino superior privada do Estado do Amazonas a evadir. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada por meio de aplicação de questionários aos alunos e entrevistas com professores e o coordenador do curso, cujos dados foram tratados por meio das estratégias da estatística descritiva e da análise de conteúdo. A partir da análise dos questionários e das entrevistas foi constatado que o índice de evasão na instituição de ensino analisada poderá ser de 11,5%, além de envolver diversos aspectos que estão condicionados inclusive às ações de gestão institucional, dependendo de adoção de medidas para o entendimento e o controle do processo.

Biografia do Autor

Rafaela Costa Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Bacharela em Administração pela UFAM
Ana Flávia de Moraes Moraes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Doutora em Administração pela UFMG
Geraldo Vieira da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Doutor em Psicologia pela USP

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Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos Originais