Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
- The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
- Where available, URLs for the references have been provided.
- The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
- The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.
Diretrizes para Autores
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
1 - POLÍTICA DE ACESSO ABERTO
A Revista EcoEficiência, editada pela Universidade Cesumar - UniCesumar, possui acesso em formato de Acesso Aberto permitindo a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 4.0.
2 - TAXAS DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO E SUBMISSÃO
2.1 - A Revista EcoEficiência não cobra taxa de processamento de artigos e/ou taxa de publicação.
2.2 - A Revista EcoEficiência não cobra taxas de submissão.
3 - POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS CONDUTAS EM PESQUISA
3.1 - A Revista EcoEficiência em respeito à política de proteção e propriedade intelectual enfatiza aos futuros autores que desejam enviar suas pesquisas ao periódico que visitem o website da COPE (Committee on Publication Ethics) (https://publicationethics.org/) e leiam mais sobre as informações para autores quanto à ética em pesquisa, bem como plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética etc.
3.2 – Todas as novas submissões enviadas para a Revista EcoEficiência são verificadas quanto a: submissões duplicadas e/ou manuscritos já publicados. Caso identificado, os autores serão comunicados e a submissão retirada de fila para designação da avaliação.
3.3 - Revista EcoEficiência informa que os artigos serão avaliados pelo sistema Cross Check logo após o recebimento da carta de aprovação, para verificação de plágio. Os artigos que atingirem um alto nível de similaridade de plágio serão encaminhados aos editores e ao conselho para emissão do deferimento de rejeição do artigo.
4 - TIPOS DE ARTIGOS ACEITOS
- Artigos Originais: divulgam os resultados de pesquisas inéditas e originais e que permitem a reprodução destes resultados dentro das condições citadas no trabalho.
- Artigos de Revisão: analisam e discutem trabalhos de outros autores, revisões bibliográficas etc;
5 - PROCEDIMENTOS PARA ACEITAÇÃO DOS ARTIGOS
5.1 - O artigo deve ser original, isto é, não ter sido publicado em qualquer outro periódico e não deve estar em avaliação simultânea em outro periódico.
5.2 - O procedimento adotado para aceitação definitiva será:
- Primeira Etapa: A Equipe Editorial e o Conselho Editorial analisam se o manuscrito encontra-se dentro das áreas definidas no Foco e Escopo da revista, bem como se o artigo está dentro das normas de publicação.
- Segunda Etapa: Os artigos serão avaliados por no mínimo dois consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis.
5.3 - Em sendo aprovado nessas duas etapas, o artigo será publicado no primeiro número da revista com espaço disponível.
5.4 - O periódico não tem como critério exclusivo de publicação a ordem cronológica na qual recebe os textos, e sim sua aceitação nas etapas descritas acima.
6 - INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
6.1 Todos os processos são executados eletronicamente. Acesse as "Instruções para submissão eletrônica". Os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as "Condições para submissão".
6.2 - A Revista EcoEficiência, é uma publicação semestral da Universidade Cesumar – UniCesumar e está vinculada ao Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas.
6.2.1 - Publica artigos originais que estejam vinculados às áreas: Tecnologias Limpas na linha de pesquisa Ecoeficiência Urbana e seus subtemas correlacionados descritos em Foco e Escopo da revista.
6.2.2 - Artigos com temas fora dos informados no Foco e Escopo serão convidados a submeterem em outro periódico em que seu tema se enquadre melhor.
6.3 - Os autores devem declarar que o manuscrito é uma pesquisa original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro periódico científico, bem como se possui Conflito de Interesses.
6.2.1 - Os conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
6.2.2 - É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 2: Transferência do manuscrito, e transferir o Modelo de declaração de conflito de interesse, assinada por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido em formato de arquivo "PDF" como Documentos suplementares. Faça o download do MODELO - Declaração de Conflito de Interesse.
6.3 - Os dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de seu uso por parte do Conselho Editorial da revista.
6.4 - A revista enfatiza ao(s) autor(es) que busque(m) assessoria linguística profissional (revisores certificados no idioma português, inglês e espanhol) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo.
6.5 - Para as submissões de artigos no idioma Inglês ou Espanhol, após a carta de aceite do arquivo final, os autores deverão encaminhar o artigo para revisão do idioma e enviar uma declaração/certificado da tradução por um profissional certificado.
6.5.1 - Os pesquisadores deverão assumir os custos da tradução e/ou revisão.
7 - ELABORAÇÃO DO ARTIGO
7.1 - O artigo deve seguir o modelo disponibilizado.
7.1.1 - Serão desclassificados sumariamente os artigos que não seguirem o modelo.
7.2 - O artigo original deverá conter entre o mínimo de 10 e no máximo de 20 páginas, incluindo referências bibliográficas; e o artigo de revisão deve conter no mínimo de 15 e no máximo de 25 páginas, incluindo referências bibliográficas;
7.3 – Layout: tamanho A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm); Margem Superior de 2,5 cm; Margem Inferior, Direita e Esquerda de 2 cm; Parágrafo Justificado; Espaçamento entre linhas simples; Fonte Times New Roman, tamanho 10 pt no texto, com exceção das citações diretas acima de 3 linhas e notas de rodapé que a fonte deverá ser 9 pt;
7.3.1 - Formato do arquivo: Word (.doc ou .docx), OpenOffice ou RTF (não ultrapassar 2 MB);
7.3.2 - Serão desclassificados sumariamente os artigos apresentados em outro formato.
7.4 - Títulos das seções: Devem ter numeração progressiva e alinhamento à margem esquerda, com ponto após o indicativo da seção ou de seu título. Exemplo de formatação das seções/títulos:
- Seção primária: LETRA MAIÚSCULA e negrito;
- Seção secundária: LETRA MAIÚSCULA sem negrito;
- Seção terciária: Em Negrito e Somente o Início das Palavras em maiúsculo.
7.5 - Título e subtítulo: Deve conter título em português e em idioma estrangeiro (inglês);
7.5.1 - O título em português deve estar figurado no topo da página e centralizado em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14;
7.5.2 - O título em inglês deve estar figurado logo após o título em português, centralizado em itálico, fonte Times New Roman, tamanho 14;
7.6 - Autoria do artigo: Para assegurar a integridade do anonimato dos autores e garantir o processo de avaliação por pares às cegas, todas as informações sobre autoria NÃO devem constar no arquivo do artigo ou qualquer outra informação oculta que possa identificar os mesmos.
7.6.1 - As informações relativas aos AUTORES deverão ser preenchidas no momento da submissão do artigo no 3º passo - Dados da submissão - Lista de coautores. Faça o download do tutorial de apoio para cadastro de artigo;
7.6.2 – Devem ser preenchidos no sistema: nome completo, o número identificador (ID) do ORCID e ID Lattes, e-mail, filiação institucional e informar no campo "Biografia": última titulação acadêmica, curso/departamento/instituição ao qual pertence, cidade, estado e país;
7.6.3 – Não será aceita posteriormente à submissão a inclusão de nomes de autores que não foram preenchidos no passo Metadados, por isso, sugerimos a máxima atenção para esse passo descrito no item acima.
7.7 – A estrutura do artigo deve ser a seguinte: introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão, financiamento, agradecimentos (opcional) e referências.
7.8 - Resumo: Após a afiliação deve-se escrever a palavra Resumo em caixa alta, fonte tamanho 10, negrito, alinhado à esquerda, seguido de dois pontos. Deve-se ainda iniciar seu conteúdo logo em seguida da palavra RESUMO: que deve estar em um único parágrafo de, no máximo, 15 linhas, ou de 200 a 300 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 10, sem citação de autoria.
7.9 - Palavras-chave: Estas NÃO devem estar presentes no título. Conter no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática para indexação, com alinhamento justificado, separadas entre si por ponto e vírgula, seguido de inicial maiúscula.
7.10 - Citações: As citações das referências devem ser numeradas em ordem de aparecimento e indicadas por um numeral ou numerais entre colchetes - por exemplo, [1] ou [2,3] ou [4–6].Todas as citações devem aparecer na lista de referências e vice-versa.
7.11 – Elementos gráficos: As ilustrações desempenham o papel de auxiliar, ou seja, complementam ou apoiam a expressão de ideias do texto e pode-se utilizar como recursos ilustrativos: figura, fotos, quadros, fluxograma ou tabelas, etc;
7.11.1 – Sugere-se um número máximo de 5 (cinco) elementos gráficos, entre figuras, tabelas, gráficos e quadros. Solicitamos que estas não ultrapassem uma página e, sejam inseridas no texto, logo após citadas;
7.11.2 - As Tabelas e Quadros devem ser elaborados no Word, caso necessite de correções;
7.11.3 As figuras e gráficos estas devem ser digitalizadas, deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg ou TIF. Ilustrações em cores serão aceitas para publicação.
7.12 – Financiamento: Adicione: “Esta pesquisa não recebeu financiamento externo” ou “Esta pesquisa foi financiada por NOME DO FINANCIADOR, número de concessão XXX”. Verifique cuidadosamente se os detalhes fornecidos são precisos e use a ortografia padrão dos nomes das agências financiadoras.
7.13 – Agradecimentos (opcional): Podem ser mencionadas colaborações de pessoas, instituições ou agradecimento à auxílios técnicos, que mereçam reconhecimento e não seja coberto pela contribuição do autor ou pelas seções de financiamento. mas não justificam a sua inclusão entre os autores.
7.14 - Referências: As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2018 da ABNT e deverão ser listadas em ordem alfabética no final do artigo somente aquelas citadas no texto. Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, os trabalhos mais relevantes publicados nos últimos 5 (cinco) anos, sobre o tema. As referências devem ser numeradas por ordem de aparecimento no texto (incluindo citações em tabelas e legendas) e listadas individualmente ao final do manuscrito. Recomendamos preparar as referências com um pacote de software de bibliografia, como EndNote, ReferenceManager, Mendeley ou Zotero para evitar erros de digitação e referências duplicadas. Inclua o identificador de objeto digital (DOI) para todas as referências, quando disponíveis.
8 - DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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