Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
- The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
- The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.
Author Guidelines
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
1 - POLÍTICA DE ACESSO ABERTO
A Revista EcoEficiência, editada pela Universidade Cesumar - UniCesumar, possui acesso em formato de Acesso Aberto permitindo a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 4.0.
2 - TAXAS DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO E SUBMISSÃO
2.1 - A Revista EcoEficiência não cobra taxa de processamento de artigos e/ou taxa de publicação.
2.2 - A Revista EcoEficiência não cobra taxas de submissão.
3 - POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS CONDUTAS EM PESQUISA
3.1 - A Revista EcoEficiência em respeito à política de proteção e propriedade intelectual enfatiza aos futuros autores que desejam enviar suas pesquisas ao periódico que visitem o website da COPE (Committee on Publication Ethics) (https://publicationethics.org/) e leiam mais sobre as informações para autores quanto à ética em pesquisa, bem como plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética etc.
3.2 – Todas as novas submissões enviadas para a Revista EcoEficiência são verificadas quanto a: submissões duplicadas e/ou manuscritos já publicados. Caso identificado, os autores serão comunicados e a submissão retirada de fila para designação da avaliação.
3.3 - Revista EcoEficiência informa que os artigos serão avaliados pelo sistema Cross Check logo após o recebimento da carta de aprovação, para verificação de plágio. Os artigos que atingirem um alto nível de similaridade de plágio serão encaminhados aos editores e ao conselho para emissão do deferimento de rejeição do artigo.
4 - TIPOS DE ARTIGOS ACEITOS
- Artigos Originais: divulgam os resultados de pesquisas inéditas e originais e que permitem a reprodução destes resultados dentro das condições citadas no trabalho.
- Artigos de Revisão: analisam e discutem trabalhos de outros autores, revisões bibliográficas etc;
5 - PROCEDIMENTOS PARA ACEITAÇÃO DOS ARTIGOS
5.1 - O artigo deve ser original, isto é, não ter sido publicado em qualquer outro periódico e não deve estar em avaliação simultânea em outro periódico.
5.2 - O procedimento adotado para aceitação definitiva será:
- Primeira Etapa: A Equipe Editorial e o Conselho Editorial analisam se o manuscrito encontra-se dentro das áreas definidas no Foco e Escopo da revista, bem como se o artigo está dentro das normas de publicação.
- Segunda Etapa: Os artigos serão avaliados por no mínimo dois consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis.
5.3 - Em sendo aprovado nessas duas etapas, o artigo será publicado no primeiro número da revista com espaço disponível.
5.4 - O periódico não tem como critério exclusivo de publicação a ordem cronológica na qual recebe os textos, e sim sua aceitação nas etapas descritas acima.
6 - INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
6.1 Todos os processos são executados eletronicamente. Acesse as "Instruções para submissão eletrônica". Os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as "Condições para submissão".
6.2 - A Revista EcoEficiência, é uma publicação semestral da Universidade Cesumar – UniCesumar e está vinculada ao Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas.
6.2.1 - Publica artigos originais que estejam vinculados às áreas: Tecnologias Limpas na linha de pesquisa Ecoeficiência Urbana e seus subtemas correlacionados descritos em Foco e Escopo da revista.
6.2.2 - Artigos com temas fora dos informados no Foco e Escopo serão convidados a submeterem em outro periódico em que seu tema se enquadre melhor.
6.3 - Os autores devem declarar que o manuscrito é uma pesquisa original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro periódico científico, bem como se possui Conflito de Interesses.
6.2.1 - Os conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
6.2.2 - É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 2: Transferência do manuscrito, e transferir o Modelo de declaração de conflito de interesse, assinada por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido em formato de arquivo "PDF" como Documentos suplementares. Faça o download do MODELO - Declaração de Conflito de Interesse.
6.3 - Os dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de seu uso por parte do Conselho Editorial da revista.
6.4 - A revista enfatiza ao(s) autor(es) que busque(m) assessoria linguística profissional (revisores certificados no idioma português, inglês e espanhol) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo.
6.5 - Para as submissões de artigos no idioma Inglês ou Espanhol, após a carta de aceite do arquivo final, os autores deverão encaminhar o artigo para revisão do idioma e enviar uma declaração/certificado da tradução por um profissional certificado.
6.5.1 - Os pesquisadores deverão assumir os custos da tradução e/ou revisão.
7 - ELABORAÇÃO DO ARTIGO
7.1 - O artigo deve seguir o modelo disponibilizado.
7.1.1 - Serão desclassificados sumariamente os artigos que não seguirem o modelo.
7.2 - O artigo original deverá conter entre o mínimo de 10 e no máximo de 20 páginas, incluindo referências bibliográficas; e o artigo de revisão deve conter no mínimo de 15 e no máximo de 25 páginas, incluindo referências bibliográficas;
7.3 – Layout: tamanho A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm); Margem Superior de 2,5 cm; Margem Inferior, Direita e Esquerda de 2 cm; Parágrafo Justificado; Espaçamento entre linhas simples; Fonte Times New Roman, tamanho 10 pt no texto, com exceção das citações diretas acima de 3 linhas e notas de rodapé que a fonte deverá ser 9 pt;
7.3.1 - Formato do arquivo: Word (.doc ou .docx), OpenOffice ou RTF (não ultrapassar 2 MB);
7.3.2 - Serão desclassificados sumariamente os artigos apresentados em outro formato.
7.4 - Títulos das seções: Devem ter numeração progressiva e alinhamento à margem esquerda, com ponto após o indicativo da seção ou de seu título. Exemplo de formatação das seções/títulos:
- Seção primária: LETRA MAIÚSCULA e negrito;
- Seção secundária: LETRA MAIÚSCULA sem negrito;
- Seção terciária: Em Negrito e Somente o Início das Palavras em maiúsculo.
7.5 - Título e subtítulo: Deve conter título em português e em idioma estrangeiro (inglês);
7.5.1 - O título em português deve estar figurado no topo da página e centralizado em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14;
7.5.2 - O título em inglês deve estar figurado logo após o título em português, centralizado em itálico, fonte Times New Roman, tamanho 14;
7.6 - Autoria do artigo: Para assegurar a integridade do anonimato dos autores e garantir o processo de avaliação por pares às cegas, todas as informações sobre autoria NÃO devem constar no arquivo do artigo ou qualquer outra informação oculta que possa identificar os mesmos.
7.6.1 - As informações relativas aos AUTORES deverão ser preenchidas no momento da submissão do artigo no 3º passo - Dados da submissão - Lista de coautores. Faça o download do tutorial de apoio para cadastro de artigo;
7.6.2 – Devem ser preenchidos no sistema: nome completo, o número identificador (ID) do ORCID e ID Lattes, e-mail, filiação institucional e informar no campo "Biografia": última titulação acadêmica, curso/departamento/instituição ao qual pertence, cidade, estado e país;
7.6.3 – Não será aceita posteriormente à submissão a inclusão de nomes de autores que não foram preenchidos no passo Metadados, por isso, sugerimos a máxima atenção para esse passo descrito no item acima.
7.7 – A estrutura do artigo deve ser a seguinte: introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão, financiamento, agradecimentos (opcional) e referências.
7.8 - Resumo: Após a afiliação deve-se escrever a palavra Resumo em caixa alta, fonte tamanho 10, negrito, alinhado à esquerda, seguido de dois pontos. Deve-se ainda iniciar seu conteúdo logo em seguida da palavra RESUMO: que deve estar em um único parágrafo de, no máximo, 15 linhas, ou de 200 a 300 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 10, sem citação de autoria.
7.9 - Palavras-chave: Estas NÃO devem estar presentes no título. Conter no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática para indexação, com alinhamento justificado, separadas entre si por ponto e vírgula, seguido de inicial maiúscula.
7.10 - Citações: As citações das referências devem ser numeradas em ordem de aparecimento e indicadas por um numeral ou numerais entre colchetes - por exemplo, [1] ou [2,3] ou [4–6].Todas as citações devem aparecer na lista de referências e vice-versa.
7.11 – Elementos gráficos: As ilustrações desempenham o papel de auxiliar, ou seja, complementam ou apoiam a expressão de ideias do texto e pode-se utilizar como recursos ilustrativos: figura, fotos, quadros, fluxograma ou tabelas, etc;
7.11.1 – Sugere-se um número máximo de 5 (cinco) elementos gráficos, entre figuras, tabelas, gráficos e quadros. Solicitamos que estas não ultrapassem uma página e, sejam inseridas no texto, logo após citadas;
7.11.2 - As Tabelas e Quadros devem ser elaborados no Word, caso necessite de correções;
7.11.3 As figuras e gráficos estas devem ser digitalizadas, deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg ou TIF. Ilustrações em cores serão aceitas para publicação.
7.12 – Financiamento: Adicione: “Esta pesquisa não recebeu financiamento externo” ou “Esta pesquisa foi financiada por NOME DO FINANCIADOR, número de concessão XXX”. Verifique cuidadosamente se os detalhes fornecidos são precisos e use a ortografia padrão dos nomes das agências financiadoras.
7.13 – Agradecimentos (opcional): Podem ser mencionadas colaborações de pessoas, instituições ou agradecimento à auxílios técnicos, que mereçam reconhecimento e não seja coberto pela contribuição do autor ou pelas seções de financiamento. mas não justificam a sua inclusão entre os autores.
7.14 - Referências: As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2018 da ABNT e deverão ser listadas em ordem alfabética no final do artigo somente aquelas citadas no texto. Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, os trabalhos mais relevantes publicados nos últimos 5 (cinco) anos, sobre o tema. As referências devem ser numeradas por ordem de aparecimento no texto (incluindo citações em tabelas e legendas) e listadas individualmente ao final do manuscrito. Recomendamos preparar as referências com um pacote de software de bibliografia, como EndNote, ReferenceManager, Mendeley ou Zotero para evitar erros de digitação e referências duplicadas. Inclua o identificador de objeto digital (DOI) para todas as referências, quando disponíveis.
8 - DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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