Estudos Físico-Químicos e Microbiológicos da Eficiência do Tratamento de Efluente Proveniente de Abatedouro Avícola

  • José Eduardo Gonçalves UniCesumar
  • Rebecca Manesco Paixão UniCesumar
  • Luiz Henrique Biscaia Ribeiro da Silva UniCesumar
Palavras-chave: Efluente Avícola, Parâmetros Físico-químico e Microbiológico, Sistema de Lagoa de Tratamento.

Resumo

O processo de industrialização do frango demanda uma elevada quantidade de água potável em decorrência dos vários procedimentos utilizados, assim este efluente contém uma elevada carga de matéria orgânica e sólidos, necessitando de tratamentos adequados para poder, por fim, ser disposto no corpo hídrico receptor. Este efluente deve atender aos parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para não causar prejuízos irreparáveis ao meio ambiente. Este estudo teve o objetivo de avaliar parâmetros físico-químicos, como pH, DBO5, DQO, nitrogênio e fósforo, e microbiológicos para a presença de coliformes totais e termotolerantes, de efluentes provenientes de abatedouro avícola. Foram coletadas duas amostras por mês no período da tarde durante 06 meses para o sistema de entrada (primeira lagoa de tratamento - lagoa anaeróbica) e para o sistema de saída (última lagoa - lagoa de polimento). Os resultados obtidos mostraram que não houve uma remoção adequada para a carga microbiana quando comparados os valores de entrada e saída do sistema de tratamento. E nas análises físico-químicas, mesmo apresentando uma taxa de remoção superior a 90%, não atingiu os valores máximos permitidos pela legislação ambiental para o lançamento do efluente no corpo hídrico receptor, demonstrando que o abatedouro avícola em questão necessita de uma estruturação de seu sistema de lagoas de tratamento para que não degrade o corpo hídrico receptor.

Biografia do Autor

José Eduardo Gonçalves, UniCesumar
D
Rebecca Manesco Paixão, UniCesumar
Engenheira Ambiental e Sanitárista - UniCesumar - Centro Universitário Cesumar; Mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil.
Luiz Henrique Biscaia Ribeiro da Silva, UniCesumar
Engenheiro Ambiental e Sanitárista - UniCesumar - Centro Universitário Cesumar; Mestrando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil.
Publicado
2016-07-01
Seção
Meio Ambiente