FOCO E ESCOPO

A Revista em Agronegócio e Meio Ambiente (e-ISSN 2176-9168), de publicação da Universidade Cesumar - UniCesumar desde 2008, consiste em um meio de divulgação e debate da produção científica dos docentes e discentes vinculados às áreas de Agronegócio, Meio Ambiente e Tecnologias Limpas, bem como de colaboradores de outras Instituições de Ensino Superior localizadas no país e no exterior, visando a constituir-se um fórum para a apresentação das pesquisa recentes da área e como órgão disseminador do conhecimento e da informação a profissionais, acadêmicos, docentes e interessados.

A Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, no ano de 2015, vinculou-se ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), da UNICESUMAR, com o intuito de promover a interdisciplinaridade das linhas já existentes com a pertinente e atual temática da sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Ainda que as seções de Agronegócio e Meio Ambiente, existentes na RAMA, já abordem temáticas convergentes, criou-se a partir de 2018 uma seção exclusiva para as Tecnologias Limpas focadas em investigações que abordem e discutem essas práticas. As “tecnologias limpas” são conhecimentos que viabilizam novos modelos de se pensar e de se usar os recursos naturais objetivando minimizar o consumo de matérias-primas, o consumo energético, os impactos ambientais e o desperdício, suprindo de forma sustentável a necessidade de serviços, de bens e de produtos à sociedade atual.

Os artigos desta seção buscam temáticas científicas teóricas e práticas que foquem nas questões mais amplas da sustentabilidade, envolvendo as instituições educacionais, a sociedade, os governos e as corporações.

Com essas alterações, o escopo da RAMA foi redefinido de acordo com as áreas de conhecimento do CNPq/CAPES e para que a revista tenha mais agilidade na aceitação dos artigos.

Dessa forma, os artigos serão aceitos para avaliação se estiverem em uma das área abaixo:


-AGRONEGÓCIO:
Economia Agrária e dos Recursos Naturais; Economia Internacional (relacionado ao Agronegócio); Política Internacional (relacionada ao Agronegócio); Políticas Públicas (relacionadas ao Agronegócio); Agroecologia e Produção Familiar.

-MEIO AMBIENTE:
Química Ambiental; Qualidade do Ar, das Águas e do Solo; Conservação de Solo e Água; Conservação de Bacias Hidrográficas; Arborização de Vias Públicas; Adequação Ambiental; Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos; Aspectos Físico-Ambientais do Planejamento Urbano e Regional.

- TECNOLOGIA LIMPAS:
Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais; Controle da Poluição; Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais; Aproveitamento de Energia; Energia de Biomassa; Recuperação de Áreas Degradadas.


Sua periodicidade é Trimestral e está indexada no Latindex; LiVRE!; Sumarios.Org; Scopus; DOAJ e ProQuest Agricultural Science Collection (Base de Dados Bibliográfica). Possui Conceito Capes Qualis B1, B2, B3, B4 e B5.

Processo de Avaliação pelos Pares

A primeira etapa de avaliação é a seleção dos artigos segundo critérios editoriais. O Conselho Editorial constitui a instância responsável por essa etapa, os artigos serão avaliados por esse conselho sem identificação de autoria.
A segunda etapa se o conselho achar que há necessidade de um parecer de Consultores ad hoc externo, o artigo será enviado a especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

Periodicidade

Periodicidade: Trimestral
Formato: Eletrônico
Submissões: Fluxo contínuo

Informamos que a partir de 2019 a versão impressa (ISSN 1981-9951) foi descontinuada.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

Base de Dados
Scopus
Sumários.Org
ProQuest Agricultural Science Collection (Base de Dados Bibliográfica)


Diretórios
DOAJ (Directory Of Open Access Journals)
Ulrich’s International Periodicals Directory
Latindex


Portais de Indexação Abertos
LiVRE!
Periódicos CAPES
IBICT SEER
Google Scholar

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais e Índices de Métricas

SCImago Journal & Country Rank

Qualis Referência CAPES

ISSN 2176-9168 Online.

A4 - PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA;
A4 - ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO;
A4 - BIODIVERSIDADE;
A4 - CIÊNCIAS AMBIENTAIS;
A4 - CIÊNCIAS AGRÁRIAS I
A4 - ENGENHARIAS I, II e III
A4 - MEDICINA VETERINÁRIA;
A4 - INTERDISCIPLINAR;
A4 - GEOGRAFIA;
A4 - MEDICINA VETERINÁRIA;
A4 - ZOOTECNIA / RECURSOS PESQUEIROS.

Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.