FAQ

1. A RAMA aceita artigos que foram produzidos em outras instituições?
R. Sim. A RAMA tem por objetivo registrar e divulgar o debate da produção científica dos docentes, discentes e colaboradores vinculados Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UniCesumar e de outras Instituições de Ensino Superior localizadas no país e no exterior.

2. Quais são as áreas de publicação da RAMA?
R. Com o objetivo de constituir-se um fórum para a apresentação das pesquisas recentes, A RAMA publica nas grandes áreas de Agronegócio, Meio Ambiente e Tecnologias Limpas.

3. O que é o ISSN? A RAMA possui?
R. Sim. O International Standard Serial Number (ISSN) é um código numérico que constitui um identificador único para revistas. Esse código é único e intransferível e não pode ser utilizado por outro título a não ser aquele ao qual foi atribuído.

A revista possui o ISSN (on-line) que é 2176-9168. O ISSN impresso foi interrompido em 2019.

4. A RAMA é indexada?
R. Sim. A revista está indexada nas seguintes bases, diretórios e portais:

- SCOPUS;
- Sumários.Org;
- ProQuest Agricultural Science Collection;
- DOAJ (Directory of Open Acsess Journals);
- Latindex;
- Ulrich’s International Periodicals Directory;
- LiVRE;
- IBICT SEER;
- Google Scholar;
- Periódicos CAPES.

5. Qual é o Qualis da RAMA?
R. O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que afere a qualidade dos artigos, a partir da análise da qualidade dos periódicos científicos.


A classificação dos periódicos passa por processo quadrienal de atualização. Assim, o Qualis Referência - CAPES (2017-2020) da Revista RAMA é A4. Consulte a Plataforma Sucupira pelo Link: https://sucupira.capes.gov.br/ em Qualis.

6. Qual a periodicidade da RAMA?
R. Desde 2016, a RAMA tem periodicidade trimestral, sendo quatro números por volume, ao ano, com fluxo contínuo para submissões.

7. Quais os tipos de trabalhos publicados na revista RAMA?
R. Artigos Originais, que divulgam os resultados de pesquisas inéditas e permitem a reprodução destes resultados dentro das condições citadas no mesmo.

Relatos de Caso ou Técnicas, que apresentam a experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas.

Artigos de revisão serão aceitos apenas mediante convite dos editores.

8. Qual é o idioma aceito para publicação?
R. São aceitos os seguintes idiomas português, inglês e espanhol.

9. Qual o tempo médio do processo de avaliação dos artigos submetidos para publicação na RAMA?
R. O tempo médio entre submissão, avaliação dos editores, peer-review e eventual aprovação para publicação é de, no mínimo, seis meses.

10. É cobrada alguma taxa e/ou valores para submissão, avaliação e publicação do artigo?
R. Sim. É cobrada a taxa de processamento de artigos e/ou taxa de publicação (APC).

O valor cobrado é de R$ 250,00 para artigos nos formatos de artigo original e artigo de revisão (quando convidado.

A taxa somete será recolhida mediante a aprovação do manuscrito pelo conselho editorial, após as revisões por pares, conforme o item 1.2.1, na página https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/about/submissions

11. Qual é a quantidade de autores permitida por artigo?
R. A RAMA permite, no mínimo, dois (2) e, no máximo, seis (6) autores, sendo que, pelo menos, um (1) dos autores deve possuir a titulação de doutor.  Lembramos que a titulação dos autores, assim como as demais informações de todos os autores, deve estar devidamente identificada nos metadados.

12. Há alguma recomendação para o grau de titulação para os autores?
R. Sim. Exige-se a titulação de doutores, em coautoria com estudantes regulares de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Em casos de autoria coletiva, pelo menos, um dos autores deve possuir titulação de doutor.

13. Qual a norma é considerada para a publicação dos artigos?
R. A RAMA adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

14. Não estou localizando as normas de documentação da RAMA. Onde acesso?
R. Clique em "Submissões" na aba superior da revista, e em “Instruções aos autores”. Esta irá abrir a página com informações sobre as “Condições para submissão” e, na sequência, “Diretrizes para os autores”.

Ou acesse o link: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/about/submissions

15. Além do manuscrito, existe algum outro documento que tenho que transferir no momento da submissão?
R. Sim. É obrigatória a entrega da declaração da existência ou não de conflitos de interesse.

O download do modelo da declaração está no seguinte endereço: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/libraryFiles/downloadPublic/13

O autor deverá preencher e transferir na aba “documentos suplementares” no passo 2 - Transferência do Manuscrito, após upload do manuscrito original