O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1) A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista simultaneamente.
  • 2) Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • 3) Os artigos submetidos devem estar de acordo com o Foco e Escopo definidos pela revista quanto as seções: Agronegócio, Meio Ambiente e Tecnologias Limpas e demais áreas correlatas descritas no link Abrir;
  • 4) Para submissão de manuscritos no idioma Inglês, obrigatoriamente deverá passar por revisores e/ou tradutores certificados na língua estrangeira, indicados pela revista RAMA e acompanhar declaração/certificação tradução. Transferir a declaração/certificação em documentos suplementares
  • 5) Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Em tamanho A-4, fonte Times New Roman 12, espaçamento entrelinhas 1,5 (com exceção das citações acima de 3 linhas o espaçamento é simples) incluindo figuras, tabelas e referências. Margem esquerda/superior 3 cm e direita/inferior 2 cm .
  • 6) Será permitido por artigo o conjunto de 7 (sete) elemento gráficos, entre: figuras, tabelas, gráficos e quadros. Solicitamos que estas ilustrações não ultrapassem uma página e, sejam inseridas no texto, logo após citadas;
  • 7) Autoria 1: Conter no máximo seis (06) autores na elaboração do artigo, e se enquadrar em uma das diferentes seções da revista descritas no item "2 Tipos de artigos aceitos". Lembramos que partir de 01/09/2016 a revista não aceita submissões com apenas um (01) autor.
  • 8) Autoria 2: É obrigatório a inserção de todos os autores no momento da submissão em Metadados (Passo 3). Preencher: nome completo, o número identificador (ID) do ORCID e Lattes, e-mail, filiação institucional, e em Biografia indicar: última titulação acadêmica, curso/departamento/instituição ao qual pertence(m), cidade, estado e pais. Submissões incompletas serão motivos para rejeitar na pré-avaliação. Abra o Tutorial de apoio para cadastro de artigo ;
  • 9) A partir de 2016 o Conselho Editorial definiu que não serão aceitos trabalhos apresentados e/ou publicados em Eventos tais como: Congressos, Encontros, Jornadas, Conferências, Simpósios e eventos similares.

Diretrizes para Autores



NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Orientações Gerais:

A Revista em Agronegócio e Meio Ambiente - RAMA publica somente artigos inéditos e originais, e que não estejam em avaliação simultânea em outro periódico.

AUTORIA - A quantidade de autores aceitos na elaboração do artigo é, no máximo, de seis (06) autores;

IDIOMA - Serão aceitas contribuições em: Português, Inglês ou Espanhol desde que estejam no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (não ultrapassar 2MB);

PROCESSO EDITORIAL - Todos os processos são executados eletronicamente. Acesse as "Instruções para submissão eletrônica" Aqui. Os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as "Condições para submissão e Normas gráficas".


1 - POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

1.1 - A RAMA, editada pela Universidade Cesumar - UniCesumar, possui acesso em formato de Acesso Aberto permitindo a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 4.0.

1.2 - TAXAS DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO (ARTICLE PROCESSING CHARGE - APC) E SUBMISSÃO

1.2.1 - A RAMA cobra dos autores a taxa de processamento de artigos e/ou taxa de publicação (APC).

1.2.2 - Valor cobrado é de R$ 250,00 para artigos no formato: artigo original, artigo de revisão, relatos de caso ou técnicas.

1.2.2 - A taxa será cobrada dos artigos aprovados pelo Conselho Editorial, após as revisões por pares, conforme o item 2.1.2 - O procedimento adotado para aceitação definitiva ver “Segunda etapa”.

1.2.3 - A RAMA fornecerá aos autores, mediante a solicitação via e-mail, documentos necessários para confirmar o pagamento da taxa, perante a programas de pós-graduação, instituições empregadoras ou órgãos de fomento à pesquisa.

1.2.4 - Após a aprovação do artigo, os autores receberão instruções via e-mail de como proceder quanto às formas de efetuar o pagamento da taxa.

1.2.4.1 - Os artigos aprovados nos idiomas inglês e espanhol obrigatoriamente deverão passar por revisores certificados na língua estrangeira, indicados pela revista RAMA no item 2.2.2, e este serviço deverá ser custeado pelos autores. Após a revisão do artigo, os autores deverão enviar o arquivo final aprovado via sistema. Os autores receberão instruções via e-mail de como proceder com a transferência.

1.2.5 - Taxas de submissão - A RAMA não cobra taxas de submissão.

1.3 - POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS CONDUTAS EM PESQUISA

1.3.1 - A RAMA em respeito a política de proteção e propriedade intelectual enfatiza aos futuros autores que desejam enviar suas pesquisas ao periódico que visitem o website da COPE (Committee on Publication Ethics) (https://publicationethics.org/) e leiam mais sobre as informações para autores quanto à ética em pesquisa, bem como plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética etc.

1.3.2 – Todas as novas submissões enviadas para a RAMA são verificadas quanto a: submissões duplicadas e/ou manuscritos já publicados. Caso identificado, os autores serão comunicados e a submissão retirada de fila para designação da avaliação.

1.3.3 - A RAMA informa que os artigos serão avaliados pelo sistema Cross Check logo após o recebimento da carta de aprovação, para verificação de plágio. Os artigos que atingirem um alto nível de similaridade de plágio serão encaminhados aos editores e ao conselho para emissão do deferimento de rejeição do artigo.


2 - TIPOS DE ARTIGOS ACEITOS

- Artigos Originais: divulgam os resultados de pesquisas inéditas e permitem a reprodução destes resultados dentro das condições citadas no trabalho. Para os artigos originais recomenda-se seguir a estrutura convencional, conforme as seguintes seções: Resumo; Abstract; Introdução; Metodologia; Resultados; Discussão; e Conclusão. A seção Agradecimentos é opcional. Desejável utilizar referências dos últimos 5 anos (pelo menos 50%);

- Artigos de Revisão: analisam e discutem trabalhos de outros autores, revisões bibliográficas etc. (ESTA "SEÇÃO" ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA, DEVIDO À GRANDE QUANTIDADE DE SUBMISSÕES EM AVALIAÇÃO - 2021;

- Relatos de Caso ou Técnicas: apresentação da experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas. Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa. Quando apropriado, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da instituição.

Observação: O Conselho Editorial informa que a partir de 2016 "Não serão aceitos trabalhos apresentados e/ou publicados em sua totalidade ou parciais em Eventos Científicos, Congressos, Encontros, Jornadas, Conferências, Simpósios e eventos similares".

2.1 - Somente serão aceitos para publicação na RAMA 02 (dois) trabalhos de cada autor por ano.

2.2.1 - A revista enfatiza ao(s) autor(es) que busque(m) assessoria linguística profissional (revisores certificados no idioma português, inglês e espanhol) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo.

2.3 - PROCEDIMENTOS PARA ACEITAÇÃO DOS ARTIGOS:

2.3.1 - O artigo deve ser original, isto é, não ter sido publicado em qualquer outro periódico no país;

2.3.2 - O procedimento adotado para aceitação definitiva será:

- Primeira Etapa: A Equipe Editorial e o Conselho Editorial analisam se o manuscrito encontra-se dentro das áreas definidas no link Foco e Escopo da revista, bem como se o artigo está dentro das normas de publicação.

- Segunda Etapa: Os artigos serão avaliados por no mínimo dois consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis.

2.4 - Em sendo aprovado nessas duas etapas, o artigo será publicado no primeiro número da revista com espaço disponível.

2.5 - O periódico não tem como critério exclusivo de publicação a ordem cronológica na qual recebe os textos, e sim sua aceitação nas etapas descritas acima.

2.6 - O Conselho Editorial não se compromete a devolver os originais enviados.

2.7 - Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).


3 - INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

3.1 – A RAMA, E-ISSN 2176-9168 (on-line), é uma publicação trimestral da Universidade Cesumar - UniCesumar.

3.1.1 - Publica artigos originais que estejam vinculados às áreas: Meio ambiente, Agronegócio e Tecnologias Limpas e seus subtemas correlacionados descritos em Foco e Espoco, acesse aqui Abrir.

3.1.2 - Artigos com temas fora dos informados no Foco e Escopo serão convidados a submeterem em outro periódico em que seu tema se enquadre melhor.

3.2 - Os autores serão convidados a declarar que o manuscrito é uma pesquisa original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro periódico científico, bem como se possui Conflito de Interesses.

3.2.1 - Os conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Observação: É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 2: Transferência do manuscrito, e transferir o Modelo de declaração de conflito de interesse, assinada por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido em formato de arquivo "PDF" como Documentos suplementares. Faça o download do MODELO - Declaração de Conflito de Interesse AQUI.

3.2.2 - Os dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de seu uso por parte do Conselho Editorial da revista.

3.3 - Para as submissões de artigos no idioma Inglês ou Espanhol, após a carta de aceite do arquivo final, deverão encaminhar o artigo para revisão do idioma, aos revisores credenciados pela revista (ver item 3.3.1), é de responsabilidade dos autores o custo das revisões. Os autores receberão instruções via e-mail de como proceder com a transferência no sistema do arquivo revisado.

3.3.1 - Revisores e/ou Tradutores Indicados

LD TRADUÇÕES - www.ldtraducoes.com.br; e-mail: contato@ldtraducoes.com.br

American Journal Experts (AJE) São Paulo (SP) www.aje.com/pt/services

Benchmark Software e Traduções - ERICA M. TAKAHASHI DE ALENCAR
E-mail: : erica.tradutora@gmail.com e/ou Whatsapp: (41) 99679-4654

THOMAS BONNICI
e-mail: : bonnici@wnet.com.br
e Lattes: http://lattes.cnpq.br/2253237526673836

Observação: Os pesquisadores deverão assumir os custos da tradução, bem como solicitar uma declaração/certificado da tradução e encaminhar quando solicitado pela revista.

3.4 - NORMAS GRÁFICAS PARA ELABORAR O ARTIGO:

3.4.1 - São adotadas, neste periódico, as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta às normas:

- NBR 10.520/2023 - Citações em documentos - Apresentação;
- NBR 6024/2012 - Numeração progressiva das seções de um documento;
- NBR 6023/2018 - Referências - Elaboração;
- NBR 6028/2003 - Resumos;
- NBR 6022/2018 - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação;
- Normas de Apresentação Tabular IBGE, 1993 para tabelas e quadros;

3.4.2 - Formatação do artigo: O artigo científico deverá conter entre o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas, incluindo referências bibliográficas;

3.4.3 - Layout
- Papel: A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm);
- Margem: Margem Superior e Esquerda de 3 cm;
- Margem: Margem Inferior e Direita de 2 cm;
- Parágrafo: Justificado com recuo de 1,25 cm na primeira linha;
- Espaçamento para o texto: Entre linhas 1,5 cm em todo o artigo, com exceção do resumo, referências, citações diretas, depoimentos, tabelas e quadros que deverão ter espaçamento simples;
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12 no texto, com exceção das citações diretas acima de 3 linhas que a fonte deverá ser 10;
- Formato do arquivo: Word (.doc ou .docx), OpenOffice ou RTF (não ultrapassar 2MB);
- Serão desclassificados sumariamente os artigos apresentados em formato PDF

3.4.4 Estrutura do artigo deve ser a seguinte:

TEXTO PRINCIPAL:
Deve ser subdividido, em: INTRODUÇÃO, 2 MATERIAL E MÉTODOS, 3 RESULTADO E DISCUSSÃO, 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 5 AGRADECIMENTO (opcional) e REFERÊNCIAS.
- O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12;
- O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5;
- O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm;
- Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico, exceto a palavra apud e et al;

Exemplos: workaholic, gestalt, copenhagenerzimtzöts.

TÍTULOS DAS SEÇÕES:
Devem ter numeração progressiva, conforme NBR6024/2012, e alinhamento à margem esquerda, sem utilizar ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título.

Exemplo de formatação das seções/títulos:
- SEÇÃO PRIMÁRIA: LETRA MAIÚSCULA e negrito;
- SEÇÃO SECUNDÁRIA: LETRA MAIÚSCULA e sem negrito;
- Seção Terciária: Em Negrito e Somente o Início das Palavras em maiúsculo.

TÍTULO E SUBTÍTULO:
- Deve conter título em português e em idioma estrangeiro (Inglês);
- Deve estar figurado no topo da página e centralizado, em letras maiúsculas em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14;
- Deverá conter obrigatoriamente 100 caracteres ou 14 palavras, ser claro, conciso e refletir a essência do artigo.

AUTORIA DO ARTIGO:
Para assegurar a integridade do anonimato dos autores e garantir o processo de avaliação por pares às cegas, todas as informações sobre autoria NÃO devem constar no arquivo do artigo ou qualquer outra informação oculta que possa identificar os mesmos. Clique para saber como retirar essas informações pelo Exemplo

- As informações relativas aos AUTORES deverão ser preenchidas no momento da submissão do artigo no 3º passo - Dados da submissão - Lista de coautores. Clique AQUI para fazer o download do tutorial de apoio para cadastro de artigo;
- Preencher: nome completo, o número identificador (ID) do ORCID e ID Lattes, e-mail, filiação institucional e informar no campo "Biografia": última titulação acadêmica, curso/departamento/instituição ao qual pertence(m), cidade, estado e país;
- Não será aceita posteriormente à submissão a inclusão de nomes de autores que não foram preenchidos no passo Metadados, por isso sugerimos a máxima atenção para esse passo descrito no item acima.

RESUMO:
- Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda, seguido de dois pontos. Deve-se ainda iniciar seu conteúdo logo em seguida da palavra RESUMO: que deve estar em um único parágrafo de, no máximo, 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria.

PALAVRAS-CHAVE:
- Estas NÃO devem estar presentes no título. Deve-se pular uma linha de 1,5 de espaçamento após o texto do resumo. Conter no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática para indexação, com alinhamento justificado, separadas entre si por ponto e vírgula, seguido de inicial maiúscula.

ABSTRACT:
- Em Inglês, com formatação igual à do Resumo.

KEYWORDS:
- Em Inglês, com formatação igual à das Palavras-chave.

CITAÇÕES:
- As citações deverão seguir o sistema de chamada AUTOR/DATA (NBR 10520/2023). Observe que as regras quanto a citação mudaram em 2023 e a Revista Rama solicita que façam as adequações conforme a norma. Quando a obra possuir até três (3) autores, indicam-se todos, na mesma ordem em que aparecem na obra, emprega-se (;) entre os autores. Quando a obra possuir mais de três (3) autores, menciona-se o primeiro, seguido da expressão et al.;
- As citações longas (que ultrapassam a três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entre linhas simples (1 cm);
- As citações curtas (com até três linhas) devem estar inseridas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado (NBR 10520/2002);
- Todas as citações devem aparecer na lista de referências e vice-versa.

ILUSTRAÇÕES:
- As ilustrações desempenham o papel de auxiliar, ou seja, complementam ou apoiam a expressão de ideias do texto e pode-se utilizar como recursos ilustrativos: figura, fotos, quadros, fluxograma ou tabela etc;
- Será permitido por artigo o conjunto de 7 (sete) elemento gráficos, entre: figuras, tabelas, gráficos e quadros. Solicitamos que estas não ultrapassem uma página e, sejam inseridas no texto, logo após citadas;
- As Tabelas e Quadros devem ser elaborados no Word, caso necessite de correções;
- Para figuras e gráficos estas devem ser digitalizadas, deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg ou png. Ilustrações em cores serão aceitas para publicação.

AGRADECIMENTOS: (opcional)
- Podem ser mencionadas colaborações de pessoas, instituições ou agradecimento por apoio financeiro, auxílios técnicos, que mereçam reconhecimento, mas não justificam a sua inclusão entre os autores.

REFERÊNCIAS:
- As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2018 da ABNT e deverão ser listadas em ordem alfabética no final do artigo somente aquelas citadas no texto. Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, os trabalhos mais relevantes publicados nos últimos 5 (cinco) anos, sobre o tema.

4 - INSTRUÇÕES SOBRE AS REFERÊNCIAS
Deve-se seguir a Norma ABNT NBR 6023/2018. Nas referências deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto. Devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

4.1 - ORIENTAÇÕES GERAIS

4.1.1. Indicação de Responsabilidade
- Sobrenome e prenomes: O sobrenome deve estar em caixa alta, e os prenomes abreviados conforme exemplo: SANTOS, A. L.;
- De um a três autores (deve-se indicar todos os autores separados por ponto e vírgula);
- De quatro ou mais autores, quando houver, convém indicar todos. A revista RAMA orienta que todos sejam informados, porém, permite-se que identifique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.;
- Os títulos dos periódicos deverão ser abreviados conforme o Catálogo Coletivo Nacional do IBICT, em negrito, com o local de publicação;
- Nas novas diretrizes da revista as referências deverão conter o DOI, mesmo que na norma NBR 6023/2018, informe ser item complementar.

4.1.2 Exemplos

ARTIGO EM PERIÓDICOS E/OU MATÉRIA DE JORNAL
SIMONS, R. Qual é o nível de risco de sua empresa? HSM Managment, São Paulo, v. 3, n. 16, p. 122-130, set./out. 1999.

DANTAS, José Alves et al. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Rev. contab. finanç, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772014000100002.

OTTA, L. A. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566% em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia.Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.

LIVRO
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002. .

CAPÍTULO DE LIVRO
FRIGOTTO, G. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, A. H. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 77-108.

CONGRESSO
SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais [...] Petrolina: Embrapa, CPATSA, 1994. p. 3-4.

CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 8.; SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2009. 160 p. Tema: Múltiplos atores e saberes na educação de surdos.

LEGISLAÇÃO
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.
JURISPRUDÊNCIA
BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). Recurso Extraordinário 313060/SP. Leis 10.927/91 e 11.262 do município de São Paulo. Seguro obrigatório contra furto e roubo de automóveis. Shopping centers, lojas de departamento, supermercados e empresas com estacionamento para mais de cinquenta veículos. Inconstitucionalidade. Recorrente: Banco do Estado de São Paulo S/A - BANESPA. Recorrido: Município de São Paulo. Relatora: Min. Ellen Gracie, 29 de novembro de 2005. Lex: jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, São Paulo, v. 28, n. 327, p. 226-230, 2006.

Para mais exemplos consulte a NBR 6023/2018.

Seções aceitas para submissão na revista:

Agronegócio

Na seção Agronegócio
serão avaliados artigos que se enquadrem nas áreas: Economia Agrária e dos Recursos Naturais; Economia Internacional (relacionado ao Agronegócio); Política Internacional (relacionada ao Agronegócio); Políticas Públicas (relacionadas ao Agronegócio); Agroecologia e Produção Familiar.

Meio Ambiente

Na seção Meio Ambiente
serão avaliados artigos que se enquadrem nas áreas: Química Ambiental; Qualidade do Ar, das Águas e do Solo; Conservação de Solo e Água; Conservação de Bacias Hidrográficas; Arborização de Vias Públicas; Adequação Ambiental; Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos; Aspectos Físico-Ambientais do Planejamento Urbano e Regional.

Tecnologias Limpas

Na seção Tecnologias Limpas
serão avaliados artigos que se enquadrem nas áreas: Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais; Controle da Poluição; Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais; Aproveitamento de Energia; Energia de Biomassa; Recuperação de Áreas Degradadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.