Comparação entre a semeadura convencional e em grupos e de doses crescentes de potássio em cobertura sobre a produtividade da soja (Glycine max L.)

  • Edison Schmidt Filho Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Jacqueline Carminatti Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • José Miguel Mauad Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Reinaldo Mortari Netto Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Rodolfo Figueiredo Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Palavras-chave: Produtividade, Sistema de plantio, Semeadora, Soja

Resumo

O gerenciamento eficiente e o uso de tecnologias visando reduzir custos e aumentar a produtividade têm especial importância para os produtores de soja, principalmente num mercado globalizado e competitivo. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de dois sistemas de cultivo da cultura da soja, mais especificamente sobre a semeadura pelo sistema tradicional em linha e uma alternativa inovadora de semeadura em grupos a partir de uma adaptação mecânica em uma semeadora convencional. O experimento foi instalado concomitantemente semeando-se a cultura da soja com o uso de uma semeadora tradicional de 8 linhas sendo 4 com o mecanismo dosador de sementes convencional e 4 com o sistema dosador de sementes modificado para distribuição em grupos de 3 a 4 sementes. Todos os tratos culturais foram idênticos para os dois sistemas de semeadura, com a mesma quantidade de fertilizante para ambos os casos. O delineamento adotado foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 3 com quatro repetições. Determinou-se o número de legumes férteis com 1, 2 e 3 sementes de cada linha e assim estimar a prudutividade de cada planta nas subparcelas. Os dados foram testados para a normalidade e homogeneidade, e analisados por meio de analise variância e posteriormente teste de Tukey com 5% (0,05) de erro. Os tratamentos com a semeadura em grupos tiveram significativamente maior produtividade em comparação com a convencional.

Biografia do Autor

Edison Schmidt Filho, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Docente e Coordenador de Agronomia e Agronegócio no Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR; E-mail: edison.schmidt@cesumar.br
Jacqueline Carminatti, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Discente do Curso de Agronomia; E-mail: carminatti@hotmail
José Miguel Mauad, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Engenheiro Agronomo no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR; E-mail: miguelmauad@hotmail.com
Reinaldo Mortari Netto, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Discente do Curso de Agronomia no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR; E-mail: netomortari@hotmail.com
Rodolfo Figueiredo, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Engenheiro Agronomo no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR; E-mail: rodolfo.agron@gmail.com
Publicado
2011-09-29
Seção
Agronegócio