A Inovação Social e o Desenvolvimento Sustentável na Algicultura: O Caso do Projeto Mulheres de Corpo e Alga
Palavras-chave:
Algicultura, Desenvolvimento Sustentável, Inovação Social
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a inovação social e o desenvolvimento sustentável. Para isso, foi realizado um estudo de caso junto ao projeto Mulheres de Corpo e Alga, que trabalha com o cultivo, colheita, beneficiamento e venda de produtos a base de substâncias extraídas das algas (algicultura), em Barrinha de Icapuí, uma comunidade do litoral leste do Ceará, Nordeste brasileiro. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva. Os dados coletados pelas entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e, posteriormente, classificados segundo os eixos de inovação social do CRISES (2004) e as dimensões clássicas da sustentabilidade. Verificou-se, através da matriz de relacionamento entre inovação social e desenvolvimento sustentável, que o projeto se caracteriza tanto como inovação social quanto um projeto de desenvolvimento sustentável, havendo consistência na relação entre os eixos e as dimensões, apesar da relação Território x Social não ser evidenciada pelas falas dos entrevistados.
Publicado
2015-08-03
Edição
Seção
Meio Ambiente
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
A Revista em Agronegócio e Meio Ambiente - RAMA permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.