Análise SWOT da Indústria de Laticínios da Microrregião de São Félix do Xingu (PA)
Palavras-chave:
Indústria de Laticínios, Matriz SWOT, Situação Estratégica
Resumo
Desde a desregulamentação do mercado de leite no Brasil, no início dos anos 1990, significativas mudanças ocorreram no ambiente das indústrias de laticínios brasileiras para atender aos novos padrões de produção e de consumo de leite e seus derivados. Todavia, o desempenho competitivo das empresas processadoras nacionais ainda se mostra limitado frente às transformações do setor. Almejando investigar por quais razões essas organizações têm dificuldade em se posicionar estrategicamente no seu setor de atuação, a presente pesquisa buscou fazer uma análise da atual situação estratégica da indústria de laticínios paraense. Para tanto, utilizou-se a técnica de análise estratégica da matriz SWOT como avaliadora dos ambientes organizacionais. A metodologia adotada pautou-se nos pressupostos qualitativos e quantitativos abrangendo, além do exame teórico e documental, um estudo de caso sobre três empresas laticinistas de pequeno e médio porte da microrregião de São Félix do Xingu, no Sudeste do Estado do Pará. Como resultado da análise estratégica dessas organizações, verificou-se a estreita capacidade dessas processadoras em obter melhores resultados na inovação de produtos, processos produtivos e comercialização, devido aos fatores ambientais exercerem grande força sobre o setor, minimizando suas oportunidades de obter desempenho competitivo superior, além de pouco contribuir para um posicionamento estratégico dessas organizações. SWOT Analysis Of The Dairy’s Industry Of The São Félix Do Xingu Microregion (PA) ABSTRACT: Since the deregulation of the milk market in Brazil, in the beginning of the 1990’s, significant changes have been observed in the national dairy industry related to new patterns of production and consumption of milk and its derivatives. However, the competitive performance of the national processing companies is still limited when contrasted with the transformations in this sector. This research aimed to carry out an analysis of the current strategic situation of Parás dairy industry, in order to investigate the reasons that local companies have difficulty to develop their strategic role in their field of activity. Therefore an analysis was performed of the organizations applying the SWOT analysis technique as an evaluation of the organizational environments. The adopted methodology was based on qualitative and quantitative assumptions, involving a case study on three small and medium dairy businesses in the São Félix do Xingu microregion, in the Southeast of the State of Pará. As a result of the strategic analysis of these processing organizations, it was verified their limited capacity of getting better results in the process of product innovation, as well in their productive and trading processes, due to the fact that environmental factors play a great force upon the sector, minimizing its chances of getting superior competitive performance and contributing very little to the strategic positioning of these organizations. KEYWORDS: Dairy Industry; Strategic Analysis; SWOT Matrix
Publicado
2015-04-15
Edição
Seção
Agronegócio
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