AVALIAÇÃO DAS PERDAS DE MANGA NO MERCADO VAREJISTA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Wendell Ramon Barbosa Machado, Rodrigo Mendes de Carvalho, Acácio Figueiredo Neto

Resumo


O atual trabalho teve como alvo realizar levantamento das perdas das variedades de manga no mercado varejista da região do Vale do São Francisco, bem como suas causas e providências a serem tomadas. Para tal análise, foram feitas pesquisas, visitações e aplicação de entrevistas nos canais varejistas (supermercado, hortifrúti e feira livre). Os resultados evidenciaram que a perda de manga, semanalmente, corresponde em média 14% da variedade Tommy Atkins, 7% da Rosa, 12% da variedade Palmer, 17% da Espada e 14% de outras variedades encontradas (Keit, Kent e Handen). Os hortifrútis, por serem os principais mercados varejistas, são predominantes também como o canal que mais perde (15,88% das suas variedades de manga adquiridas). Os canais varejistas referiram-se diferentemente dos principais causadores de perdas de manga. Para os supermercados e as feiras livres foi identificada a excessiva manipulação do fruto por parte do cliente como o principal causador de perda (33,33% para os supermercados e 46,43% para as feiras). Já para os hortifrútis, a rápida maturação da fruta foi a principal causa, cerca de 58,62%. O controle de compra, a educação dos clientes e a melhoria dos locais de armazenamento são ajustes prioritários a serem tomados conforme cada rede varejista. Sendo assim, considera-se que a os canais mais tradicionais da região do Vale do São Francisco necessitam desenvolver melhor sua distribuição de manga para os clientes, a fim de reduzir as perdas de qualidade e também monetárias.

Palavras-chave


Manga; Mercado; Perdas; Varejo

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10nEd.esp.p75-90

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