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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As normas de submissão eletrônica seguem os seguintes passos:

* No link http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/login do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT) que hospeda a Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas o autor deverá efetuar o cadastro para emissão de login e senha.

* Após o cadastro entrar com login e senha e ir em "Iniciar nova submissão" e seguir os 5 passos solicitados. É imprescindível o preenchimento dos dados dos autores (nome completo, filiação institucional, nível acadêmico, dados de autor responsável pela correspondência - nome, endereço postal). Essas informações serão solicitadas no passo 2 "Inclusão de Metadados".

* Quando se tratar de pesquisas com seres humanos, o autor deverá enviar uma cópia da aprovação do Comitê de Ética como arquivo digital. Mesmo artigos de casos clínicos e artigos sobre relatos de experiência profissional devem apresentar essa aprovação.

* A revista enfatiza ao(s) autor(es) que busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados em língua portuguesa e inglesa) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Devem ainda evitar o uso da primeira pessoa “meu estudo...”, ou primeira pessoa do plural “percebemos....”, pois em texto científico o discurso deve ser impessoal, sem juízo de valor e na terceira pessoa do singular.

* É "obrigatório" declarar o Conflito de Interesse, bem como enviar em Documentos Suplementares cópia do modelo apresentado abaixo (ver item 8) devidamente preenchido e assinado por todos os autores envolvidos.

* Após a aprovação do artigo o AUTOR CORRESPONDENTE receberá via e-mail uma CARTA DE ACEITE e a solicitação do envio da Carta de Concessão de Direitos Autorias devidamente preenchida e assinada por todos os envolvidos no artigo. A devolução do documento será de até 48h.

* O Núcleo Apoio à Editoração e Pesquisa (NAEP) após os trâmites da diagramação do artigo enviará um e-mail com o artigo no formato "Prelo" ao autor correspondente para que verifique o artigo antes da publicação. O prazo de retorno do e-mail será de 48 h a partir da data de envio. Neste momento não será permitido alterações na versão aprovada.


ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A Revista Cesumar publica somente artigos inéditos e originais, e que não estejam em avaliação simultânea em outro periódico. Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão. Caso seja identificado a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o artigo será desconsiderado. A submissão de um artigo para avaliação em vários periódicos simultaneamente constitui grave falta de ética do autor;

O artigo deve ser redigido em português, inglês ou espanhol e se enquadrar em uma das diferentes seções da revista, descritas a seguir:

Para submissão de manuscritos no idioma Inglês e espanhol, obrigatoriamente deverá passar por revisores e/ou tradutores certificados na língua estrangeira, indicados pela Revista Cesumar;


TIPOS DE SEÇÕES ACEITAS

· Artigos Originais: baseados em resultados inéditos de pesquisa contendo 20 páginas no máximo. Para esses trabalhos desejável utilizar referências dos últimos 5 anos (pelo menos 50%);

· Artigos de Revisão: analisam e discutem trabalhos de outros autores. Revisão de Literatura ou estudo teórico sobre temática específica, limitado a 20 páginas. Para esses trabalhos desejável utilizar referências dos últimos 5 anos (pelo menos 50%);

. Artigos Originais Seção Gestão do Conhecimento - trabalhos inéditos que contemplem a temática Gestão do Conhecimento. Para esses trabalhos desejável utilizar referências dos últimos 5 anos (pelo menos 50%);

Relatos de Caso ou Técnicas: apresentação da experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas limitados a 10 páginas. Para esses trabalhos, desejável utilizar referências dos últimos 5 anos.

Resenha: Textos sistematizados que apresentam revisão crítica de livros recém publicados; resumos comentados que possibilitam uma visão geral da obra, destacando aspectos positivos e negativos. Entre 03 e 05 páginas. Devem apresentar referência completa da obra analisada. Não devem receber título, nem conter notas ou referências bibliográficas fora do texto.

Ensaios: Textos reflexivos, analíticos e críticos sobre questões relacionadas à temática da revista, construídos de forma lógica, coerente e opinativa. Entre 08 e 15 páginas de texto. Para esses trabalhos, desejável utilizar referências dos últimos 5 anos.


O procedimento adotado para aceitação definitiva será:

• Primeira Etapa: seleção dos artigos segundo critérios editoriais. O Conselho Editorial constitui a instância responsável por essa etapa.

• Segunda Etapa: parecer de Consultores ad hoc. Os pareceres comportam três possibilidades:

a) Aceitação na íntegra;
b) Aceitação com modificações;
c) Recusa integral.

1) Em sendo aprovado nessas duas etapas, o artigo será publicado no primeiro número da revista com espaço disponível.

2) O periódico não tem como critério exclusivo de publicação a ordem cronológica na qual recebe os textos e sim sua aceitação nas etapas descritas acima.

3) O Conselho Editorial não se compromete a devolver os originais enviados.

4) Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a Declaração de Concessão enviada pelos autores para a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a "Revista Cesumar" como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.

5) Os autores dos artigos não poderão submeter seus trabalhos a outros periódicos/revistas nacionais, até que os mesmos sejam efetivamente publicados ou rejeitados pelo corpo editorial da Revista Cesumar.

6) Ética na Pesquisa Seres Humanos: A observância dos preceitos éticos referentes à condução, bem como ao relato da pesquisa, são de inteira responsabilidade dos autores, respeitando-se as recomendações éticas compostas na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 2000 e 2008) da Associação Médica Mundial. Para pesquisas que apresentam resultados envolvendo Seres Humanos no Brasil, obrigatoriamente os autores devem observar, integralmente, as normas constantes na RESOLUÇÃO Nº.510, de 07 de Abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde Abrir. Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção “Metodologia”, que o consentimento dos sujeitos foi obtido e a indicação de que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, bem como citar o número do parecer ou protocolo de aprovação.

7) Ética na Pesquisa Animais: Estudos que envolvam experimentos envolvendo animais, deve ser respeitada a Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008; e as normas estabelecidas no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., Estados Unidos), de 1996, e os Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA. O(s) autor(es) devem mencionar, no texto do manuscrito, o número do protocolo de aprovação do projeto, emitido por Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

8) Diretrizes para Conflito de Interesses

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 3: Inclusão de Metadados, e transferir o Modelo de declaração de conflito de interesse a seguir, assinado por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido em formato de arquivo "Doc" no Passo 4 – Transferência de Documentos Suplementares:

MODELO - Declaração de Conflito de Interesse

Eu, _____________________, autor responsável pelo manuscrito “____________________________”, declaro que nenhum dos autores deste estudo possui qualquer tipo de interesse abaixo descrito, ou outros que configurem o chamado Conflito de Interesse.

Declaro que o manuscrito apresentado não recebeu qualquer suporte financeiro da indústria ou de outra fonte comercial e nem eu, nem os demais autores ou qualquer parente em primeiro grau possuímos interesses financeiros/outros no assunto abordado no manuscrito.

Em caso contrário, especifico, abaixo, qualquer associação que possa representar um conflito de interesse que eu e/ou os demais autores ou seus parentes de primeiro grau tive(mos) nos últimos cinco anos com empresas privadas e/ou organizações, mesmo sem fins lucrativos — por exemplo: participação em inventos/desenvolvimento de software, aparelho, técnica de tratamento ou laboratorial, equipamentos, dispositivos ou tecnologias; participações e atividades de consultoria e/ou palestras; propriedade intelectual; participação acionária; situações de licenciamento de patentes etc.

Local, __/__/__. Assinatura(s): _______________



Indicação de Revisores Científicos (Avaliadores ad hoc)

Juntamente com a submissão (em Documentos suplementares passo 4) os autores deverão indicar nomes de quatro (04) possíveis revisores (e seus contatos como e-mail e telefone) que tenham afinidade ao tema tratado no artigo. Esses revisores obrigatoriamente deverão possuir título de doutor e não poderão ter publicado artigos em conjunto com qualquer dos autores. Esses nomes poderão ser escolhidos ou não pelo conselho de editores que julgará sua pertinência como revisores.



NORMAS GRÁFICAS

São adotadas, neste periódico, as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/2002 – Citações em documentos - Apresentação; NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/2002 – Referências - Elaboração; NBR 6028/2003 – Resumos; NBR 6022/2003 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação; Normas de Apresentação Tabular IBGE, 1993 para tabelas e quadros .

Páginas: Os artigos devem ser escritos considerando um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas nas seguintes configurações:

Layout:

•Papel: A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm);

•Margem: Margem Superior e Esquerda de 3 cm;

•Margem: Margem Inferior e Direita de 2 cm;

•Parágrafo: Justificado com recuo de 1,5 cm na primeira linha;

•Espaçamento para o texto: Entre linhas 1,5 cm em todo o artigo, com exceção do resumo, referências, citações diretas, depoimentos, tabelas e quadros que deverão ter espaçamento simples;

•Fonte: Fonte Arial, tamanho 12 no texto, com exceção das citações diretas acima de 3 linhas que a Fonte deverá ser 10;

•As ilustrações: Devem ser encaminhadas em arquivos separados, gravados em extensão *.TIF, em modo CMYK paras as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi. O número de tabelas, figuras e gráficos não deve ultrapassar 7.


A ESTRUTURA DO ARTIGO

- Título e subtítulo do trabalho: Deverá ser claro, conciso e refletir a essência do artigo. Deve estar figurado no topo da página, em letras maiúsculas, centralizado, fonte tamanho 14 e negrito e conter 100 caracteres ou 14 palavras. Após o título, deixar duas linhas em branco em fonte tamanho 12;

Autoria: Para assegurar a integridade do anonimato dos autores e garantir o processo de avaliação por pares cegas, todas as informações sobre autoria NÃO deve constar no artigo ou qualquer outra informação oculta que possa identificar os mesmos. Essas informações deverão ser preenchidas no momento da submissão do artigo no 2º passo (Metadados da submissão - indexação). Obrigatoriamente preencher nome completo, e-mail, instituição e informar uma breve biografia contendo: última titulação acadêmica, curso/departamento/instituição ao qual pertence(m). Não serão aceitos posteriormente a submissão à inclusão de nomes de autores que não foram preenchidos no passo Metadados, por isso sugerimos a máxima atenção para esse passo -

Como remover os dados de autoria em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar;

Critérios de Autoria

A Revista Cesumar adota os critérios de autoria para artigos segundo as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors. Desta maneira, apenas aquelas pessoas que colaboraram diretamente para o conteúdo intelectual do manuscrito devem ser listadas como autores.

Abaixo os três principais critério que os autores devem observar, de forma a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:

1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;

2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;

3. Ter aprovado a versão final.

A responsabilidade pela temática dos manuscritos submetidos à Revista Cesumar é dos autores. Embora as informações nesta Revista sejam consideradas original e real ao serem publicadas, tanto o editor, bem como os membros do conselho editorial não podem aceitar qualquer responsabilidade legal por quaisquer erros ou omissões que possam ser feitas.

Pessoas que não preencham tais requisitos e que tiveram participação puramente técnica ou de apoio geral, podem ser citadas na seção Agradecimentos.

Resumo: Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda e caixa alta e dois pontos (:). Deve-se iniciar o texto após os dois pontos (:). Seu conteúdo deve estar em um parágrafo de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria.

Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda seguido de dois pontos (:). Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática separados por ponto e vírgula (;).

Abstract: Em Inglês, com formatação igual à do Resumo.

Keywords: Em Inglês, com formatação igual à das Palavras-chave.

Texto principal: Deve ser subdividido, no mínimo, em: 1 INTRODUÇÃO, 2 DESENVOLVIMENTO e 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,5 cm, devendo ser deixada uma linha em branco entre cada parágrafo. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico, exceto a palavra apud. Exemplos: workaholic, gestalt, copenhagener zimtzöts.

- Títulos das Seções: Devem ter numeração progressiva, conforme NBR6024 (2003), e alinhamento à margem esquerda, sem utilizar ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título (NBR 6024, 2003). Exemplo de formatação das seções/títulos:

SEÇÃO PRIMÁRIA à LETRA MAIÚSCULA e negrito
SEÇÃO SECUNDÁRIA à LETRA MAIÚSCULA e sem negrito
Seção Terciária à Em negrito e somente o início das palavras em maiúsculo.

Citações: As citações longas (que ultrapassam a três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entre linhas simples (1 cm). As citações curtas (com até três linhas) devem estar inseridas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado (NBR 10520, 2002).

Ilustrações: De acordo com a NBR 6822, chamam-se de ilustrações as figuras, gráficos, fotos, quadros e tabelas etc. que podem eventualmente fazer parte de um trabalho, podendo ser apresentadas no texto ou em anexos. Todas as ilustrações devem ser numeradas em sequência, por tipo. Precisam ainda receber título e quando forem elaboradas com dados obtidos de outros documentos ou reproduzidas de outra obra, obrigatoriamente devem conter a citação da fonte.

As ilustrações desempenham o papel de auxiliar, ou seja, complementam ou apoiam a expressão de ideias do texto. Por isso serão aceitos para cada artigo o conjunto de 7 itens entre figuras, tabelas, gráficos e quadros.

Em figuras ou fotos, a fonte ou nota explicativa deve estar posicionada centralizada e abaixo da figura, em tamanho 10.

Tabelas e quadros: Para tabelas e quadros, utilize a Norma de apresentação Tabular IBGE. A legenda deve ser precedida pela palavra tabela/quadro e pelo seu respectivo número, em ordem crescente e algarismos arábicos. A legenda deve ser posicionada à esquerda e na parte superior. A fonte ou nota explicativa deve ser posicionada à esquerda e na parte inferior da tabela em fonte tamanho 10.

Observação quanto a tabela, quadros, gráficos, fotos, figuras: A revista aceitará no mínimo de 7(sete) no conjunto de tabelas, gráficos, fotos e figuras.

Agradecimentos: podem ser mencionadas colaborações de pessoas, instituições ou agradecimento por apoio financeiro, auxílios técnicos, que mereçam reconhecimento, mas não justificam a sua inclusão entre os autores.

Referências: As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2000 da ABNT e deverão ser listadas em ordem alfabética no final do artigo. Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, os trabalhos mais relevantes publicados nos últimos 5 (cinco) anos, sobre o tema. Deve conter apenas trabalhos citados no texto..

Conflitos de interesse: Devem ser reproduzidos objetivamente quando houver, e quando não houver, apresentar a declaração conforme Diretrizes apresentadas no item 8.


MODELO DE REFERÊNCIAS

FORMATO IMPRESSO

ARTIGO DE REVISTA

Exemplo:
SIMONS, Robert. Qual é o nível de risco de sua empresa? HSM Managment, São Paulo, v.3, n. 16, p. 122-130, set./out. 1999.


LIVRO

Exemplo:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002. ISBN 85-249-0050-4.


CAPÍTULO DE LIVRO

Exemplo:
FRIGOTTO, Gaudêncio. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, A. H. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p.77-108


ANAIS DE CONGRESSO

Exemplo:
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, 14, 2000, João Pessoa. Anais... João Pessoa: CEFET-PB, 2000. 190p.


TRABALHO COMPLETO APRESENTADO EM CONGRESSO

Exemplo:
SOUZA, L. S.; Borges, A. L..; Rezende, J. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa, CPATSA, 1994. p.3-4


LEGISLAÇÃO

Exemplo:
BRASIL. Lei n.° 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999.

MANUAL

Exemplo:
PARANÁ (Estado). Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração. Manual do Estágio de Administração da UEM. Maringá, DAD Publicações, 2002, 158p.

DISSERTAÇÃO E TESE

Exemplo:
FREITAS JÚNIOR, O. de G. Um modelo de sistema de gestão do conhecimento para grupos de pesquisa e desenvolvimento. 2003. 292f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.


DICIONÁRIO

Exemplo:
DUCROT, Oswald. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. 2.ed. São Paulo: Perspectivca, 1998. 339p.

ARTIGO DE JORNAL DIÁRIO

Exemplo:
FRANCO, Gustavo H. B. O que aconteceu com as reformas em 1999. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 dez. 1999. Economia, p.4, Caderno 6.


FORMATO ELETRÔNICO

ARTIGO DE REVISTA

Exemplo:
KELLY, R. Eletronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 1998.


DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

Cada autor receberá dois exemplares da Revista.


POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


REVISORES E/OU TRADUTORES INDICADOS

Matthew Philip Jenkis – Somente Tradução
Especialidade: Área de Saúde
CNPJ: 11.737.331/0001-25
Telefone: (41) 3332-0258 / (41) 9935-9838
Jenkinstraducoes@gmail.com

American Journal Experts (AJE)
São Paulo – SP
www.aje.com/pt/services

THOMAS BONNICI
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2253237526673836
Telefone (44) 3263-1291
E-mail: bonnici@wnet.com.br

Obs: Os pesquisadores deverão assumir os custos da tradução, bem como solicitar uma declaração/certificado da tradução e encaminhar como documento suplementar no momento da submissão do artigo.



Endereço para correspondência:

UNICESUMAR
Diretoria de Pesquisa - NAEP - Núcleo de Apoio à Editoração e Pesquisa
Avenida Guedner, 1610 Bloco 11 - 5º andar
Jardim Aclimação - CEP: 87.050-390 - Maringá – PR

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista simultaneamente. A submissão de um artigo para avaliação em vários periódicos simultaneamente constitui grave falta de ética do autor.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Em tamanho A-4, fonte Arial 12, espaçamento entrelinhas 1,5 (com exceção das citações acima de 3 linhas o espaçamento é simples). Margem esquerda/superior 3 cm e direita/inferior 2 cm
  3. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo (Word ou RTF) e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. O texto cumpre com as normas de formatação da revista citados em “Diretrizes para os autores” na seção Sobre em Normas de Publicação.
  4. Declaração de Conflito de Interesses: É OBRIGATÓRIO que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 3: Inclusão de Metadados, e transferir o Modelo de declaração de conflito de interesse a seguir, assinado por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido em formato de arquivo "Doc" no Passo 4 – Transferência de Documentos Suplementares:
  5. Cópia do Parecer do CEP. Os trabalhos que envolvem pesquisas com seres humanos, deverão estar acompanhados da devida autorização do Comitê de Ética correspondente, na forma de "documento suplementar" (passo 4 da submissão). Incluir o número da aprovação pelo CEP no artigo na seção "Metodologia". Declaração de potencial(is) conflito de interesses, conforme modelo citado no item 8.
  6. Figuras, Tabelas e quadros: As ilustrações devem ser encaminhadas em arquivos separados, gravados em extensão *.TIF, em modo CMYK para as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi e identificadas. Tabelas e quadros, utilize as Normas de apresentação Tabular IBGE. A fonte ou nota explicativa deve ser posicionada à esquerda e na parte inferior da tabela em fonte tamanho 10. Não ultrapassar o total de 7(sete) no conjunto entre tabelas, gráficos, fotos e figuras.
  7. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

Cada autor receberá dois exemplares da revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.