FAQ

1. A Revista Cesumar aceita artigos desenvolvidos em outras instituições ?
R. Sim. A Revista Cesumar de caráter na área Multidisciplinar, destina-se prioritariamente, à publicação de artigos originais produzidos por discentes e orientadores vinculados Programas de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato sensu da UniCesumar e de outras Instituições de Ensino Superior localizadas no país e no exterior.

2. Quais são as áreas de publicação da Revista Cesumar?
R. Com o objetivo de constituir-se um fórum para a apresentação das pesquisas recentes, A Revista Cesumar publica artigos na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais aplicadas e interdisciplinar, com enfoque em temas relacionados à gestão, educação, inovação e tecnologia.

3. O que é o ISSN? A Revista Cesumar possui?
R. Sim. O International Standard Serial Number (ISSN) é um código numérico que constitui um identificador único para revistas. Esse código é único e intransferível e não pode ser utilizado por outro título a não ser aquele ao qual foi atribuído.

A revista possui o ISSN (online) que é 2176-9176. O ISSN impresso foi interrompido em 2019.

4. A Revista Cesumar é indexada?
R. Sim. A revista está indexada nas seguintes bases, diretórios e portais:

- Sumários.Org;
- Latindex;
- LiVRE;
- IBICT SEER;
- (i>Google Scholar;
- Periódicos CAPES.

5. Qual é o Qualis da Revista Cesumar?
R. O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes que afere a qualidade dos artigos, a partir da análise da qualidade dos periódicos científicos. A classificação dos periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.

A Revista Cesumar possui o Qualis B3 para as áreas de Ensino; Linguística e Literatura e B4 para áreas: Interdisciplinar; Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Ciências Ambientais e Geografia. Para as demais áreas, poderá consultar a Plataforma Sucupira pelo Link: https://sucupira.capes.gov.br/ em Qualis.

6. Qual a periodicidade da Revista Cesumar?
R. De 1997 a 2001 teve a periodicidade anual, um número por volume, ao ano, com fluxo contínuo. A partir de 2002, a Revista Cesumar possui a periodicidade semestral, sendo quatro números por volume, ao ano, com fluxo contínuo para submissões.

7. Quais os tipos de trabalhos publicados na Revista Cesumar?
R. Artigos Originais, que divulgam os resultados de pesquisas inéditas e permitem a reprodução destes resultados dentro das condições citadas no mesmo.

Artigos de Revisão, analisam e discutem trabalhos de outros autores, revisões bibliográficas.

Relatos de Caso ou Técnicas, que apresentam a experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas.

8. Qual é o idioma aceito para publicação?
R. São aceitos os seguintes idiomas português, inglês e espanhol.

9. Qual o tempo médio do processo de avaliação dos artigos submetidos para publicação na Revista Cesumar?
R. O tempo médio entre submissão, avaliação dos editores, peer-review e eventual aprovação para publicação é de quatro meses.

10. É cobrada alguma taxa e/ou valores para submissão, avaliação e publicação do artigo?
R. Não. A Revista Cesumar possui acesso aberto e não cobra qualquer taxa ou solicita qualquer valor para avaliar ou publicar artigos.

11. Qual é a quantidade de autores permitida por artigo?
R. A Revista Cesumar permite, no máximo, 6 (seis) autores por artigo.

12. Há alguma recomendação para o grau de titulação para os autores?
R. Sim. Exige-se a titulação de doutores, em coautoria com estudantes regulares de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Em casos de autoria coletiva, pelo menos, um dos autores deve possuir titulação de doutor.

13. Qual a norma é considerada para a publicação dos artigos?
R. A Revista Cesumar adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

14. Não estou localizando as normas de documentação da Revista Cesumar. Onde acesso?
R. Clique em "Submissões" na aba superior da revista, e em “Instruções aos autores”. Esta irá abrir a página com informações sobre as “Condições para submissão” e, na sequência, “Diretrizes para os autores”.

Ou acesse o link: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/about/submissions

15. Além do manuscrito, existe algum outro documento que tenho que transferir no momento da submissão?
R. Sim. É obrigatória a entrega da declaração da existência ou não de conflitos de interesse.

O download do modelo da declaração está no seguinte endereço: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/$$$call$$$/api/file/file-api/download-library-file?libraryFileId=21

O autor deverá preencher e transferir na aba “documentos suplementares” no passo 2 - Transferência do Manuscrito, após upload do manuscrito original

16. A Revista Cesumar atribui o DOI para os seus artigos?
R. Sim. O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único para artigos e publicações científicas. Esse código também é utilizado pelos órgãos de fomento para identificar a produção científica, o que facilita a contagem de citações

O registro DOI (prefixo) da Revista Cesumar é: 10.17765/1516-2664.ano.volume.nº.pinicial-final. A revista atribui a identificação DOI desde o ano de 2016, em todos os artigos publicados