Breve ensaio sobre métodos de intervenção para crianças com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9176.2023v28n1.e11789

Palavras-chave:

Autismo, Análise Comportamental, Equipe Multiprofissional, Intervenção

Resumo

As possibilidades de intervenção no tratamento de autistas são inúmeras e de forma multiprofissional, sendo que cada diagnóstico nos revela um processo único de acompanhamento e terapia; cada ser é único e nos revela uma necessidade diferente. Especialistas ressaltam a necessidade de começar tratamentos e terapias o mais cedo possível. A intervenção deve estar fundamentada em uma análise multifuncional do comportamento pertinente e eliminação dos socialmente indesejáveis. Com o presente estudo, o resultado deixa claro que todas as intervenções podem ser importantes para o desenvolvimento, adaptação e socialização da pessoa autista em uma determinada comunidade. Mas, para que se procedam com qualidade, os métodos de intervenção devem ser estudados e praticados pelos profissionais da educação. Apenas com uma escola acolhedora, com infraestrutura adequada e profissionais qualificados, é possível o oferecimento de uma educação altruísta, equânime e justa, como deve ser a educação pública brasileira, no sentido de acolher e incluir os estudantes com o transtorno.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, IF Sertão Pernambucano

Doutorando em Educação - UFBA; Mestre em Educação e Cultura - UNEB; Licenciado em Letras (UPE), em Pedagogia (UNEB) e Graduando em Geografia (UNICESUMAR), Brasil.

Alexsandra de Lima Cavalcanti, Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns - FFPG

Doutorado em Educação pela Universidad La Integracion De Las Américas. Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns (FFPG), Brasil.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

Florêncio, R. R., & Cavalcanti, A. de L. . (2024). Breve ensaio sobre métodos de intervenção para crianças com autismo. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 28(1), 51–58. https://doi.org/10.17765/2176-9176.2023v28n1.e11789

Edição

Seção

Artigos Originais