Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Cesumar publicada desde 1997, consiste em um meio de divulgação de artigos inéditos e originais, com o objetivo de divulgar e debater a produção científica dos docentes e discentes vinculados às áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar. Abrange ainda temas relacionados à gestão, educação, inovação e tecnologia. Publicada pela Universidade Cesumar - UniCesumar.

A partir de 2015, a Revista Cesumar passa a abrigar uma sessão temática denominada "Gestão do Conhecimento", vinculada ao PPGGCO – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar.

A linha Organizações e Conhecimento dedica-se à investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento a e implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.

A linha Educação e Conhecimento dedica-se à investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, além de investigar a interface entre a ciência, a gestão, as políticas públicas, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.

Por sua natureza interdisciplinar, essa área temática incentiva trabalhos de diferentes matizes epistemológicas e metodológicas, tanto de natureza teórica quanto empírica, incluindo (e incentivando) abordagens inovadoras e não convencionais.

Se não possuir cadastro Clique aqui O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista Cesumar são, inicialmente, avaliados quanto à adequação ao Foco e Escopo da revista, à temática e critérios editoriais. Posteriormente os textos serão avaliados pelos pareceristas ad hoc externo, os avaliadores poderão aceitar o texto na íntegra, ou a sua recusa integral, ou, ainda, indicar modificações necessárias para a realização de nova avaliação. O resultado da avaliação por pares será notificado aos autores por e-mail pelos editores. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

Princípios Éticos e Boas Práticas

A Revista Cesumar, tem como compromisso cumprir as boas práticas no que diz respeito às questões éticas para a editoração científica de periódicos. O plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Ao enviarem seus artigos para a revista, os autores alegam tratar-se de trabalho original, nunca antes publicado (mesmo que em processo de avaliação) por outro periódico.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização do conhecimento em todos os níveis.

Periodicidade

Periodicidade: Semestral
Formato: Eletrônico
Submissões: Fluxo contínuo

Versões

Online (e-ISSN 2176-9176)
Impressa (ISSN 1516-2664, interrompida em 2019)

Prefixo DOI: 10.17765

Indexado em:

Base de Dados
Sumarios.Org

Diretórios
Latindex

Portais de Indexação Abertos
Google Scholar
LiVRE!
Periódicos Capes
IBICT SEER


Qualis Referência - CAPES 2017-2020
B2

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para arquivamento seguro e permanentes da revista para a preservação e restauração.Saiba mais...

Instruções aos Avaliadores Ad Hoc

Após receber o e-mail do Editor-chefe solicitando avaliação, acessar o sistema com o login e senha informado no momento do cadastro. Caso não lembre da senha encaminhe um e-mail para naep@unicesumar.edu.br solicitando uma senha provisória;

1) O primeiro passo para iniciar a avaliação é informar ao editor sobre a disponibilidade para executar a tarefa;
Resposta: Disponível para avaliação ou indisponível para avaliação (no final da página no primeiro passo).
2) Após indicar a disponibilidade (aceito), o documento submetido e os suplementares, se for o caso, estarão disponíveis para download no Passo 3 (Download e Avaliação). Clique no nome do documento para baixar em sua máquina e, realizar a avaliação caso queira inserir no documento comentários. Caso realize comentários pela edição do Word, certifique-se de remover do arquivo qualquer informação que identifique o nome do avaliador;
2.1) O documento com os comentários deverá ser transferido em Transferir “Arquivos do Avaliador” e Preencha o formulário de avaliação:

2.2) Escolha a recomendação adequada conforme a definida no “Formulários de Avaliação” e clique em “Enviar avaliação” e vá para o item 4 Finalização e para tela de agradecimento e o campo de discussão de avaliação para posteriores dúvidas e discussões entre o avaliador e o editor.
Dúvidas entrar em contato com o e-mail naep@unicesumar.edu.br

Agradecemos a sua disponibilidade,

Editora-chefe Dra. Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias
Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas