Foco e Escopo

A Revista Cesumar publica somente artigos inéditos e originais, com o objetivo de divulgar e debater a produção científica dos docentes e discentes vinculados às áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar. Abrange ainda temas relacionados à gestão, educação, inovação e tecnologia. Publicada pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar.

Sua periodicidade é semestral e está indexada no Social Science Collection da CSA (Cambridge Scientific Abstract); Latindex; LiVRE!; Sumarios.Org e possui Conceito Capes Qualis B2, B3, B4 e B5.

A partir de 2015, a Revista Cesumar passa a abrigar uma sessão temática denominada "Gestão do Conhecimento", vinculada ao PPGGCO – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar. Trata-se de um espaço para debates interdisciplinares relacionados ao tema da gestão do conhecimento em organizações públicas e privadas.

A linha Organizações e Conhecimento dedica-se à investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento a e implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.

A linha Educação e Conhecimento dedica-se à investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, além de investigar a interface entre a ciência, a gestão, as políticas públicas, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.

Por sua natureza interdisciplinar, essa área temática incentiva trabalhos de diferentes matizes epistemológicas e metodológicas, tanto de natureza teórica quanto empírica, incluindo (e incentivando) abordagens inovadoras e não convencionais.

Se não possuir cadastro clique em Clique aqui O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Processo de Avaliação pelos Pares

A primeira etapa de avaliação é a seleção dos artigos segundo critérios editoriais. O Conselho Editorial constitui a instância responsável por essa etapa.

A segunda etapa é o parecer de Consultores ad hoc externo especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

Os pareceres comportam três possibilidade:

a) aceitação na íntegra;
b) aceitação com modificações;
c) recusa integral.

Periodicidade

Fluxo Contínuo

Periodicidade: Semestral

Formato: Online

Formato: Impresso (Interrompido em 2019)

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexado em

1: Social Science Collection da CSA (Cambridge Scientific Abstract);
2: Latindex;
3: LiVRE!;
4: Sumarios.Org
5: Portal de Periódicos Capes
6: Portal IBICT
7: Google Scholar

Conceito Capes Qualis: B2, B3, B4 e B5;

Editor-Chefe

Profa. Dra. Rute Grossi Milani

Conselho Editorial

Calvino Camargo (UFRR)
Claudia Marcia Lyra Pato (UnB)
Edelvais Keller (UFJF)
José Antônio de Souza (UEMS)
Luciana Namorato (Universidade de Indiana - Bloomington - USA)
Paulo Santos (PUC - RS)
Rejane Sartori (UEM)
Roberto Carlos dos Santos Pacheco (UFSC)
Susylene Dias de Araújo (UEMS)

Instruções aos Avaliadores Ad Hoc

1) Após receber o e-mail do Editor-chefe solicitando avaliação, entrar com o Login e Senha informado no momento do cadastro (caso não lembre da senha encaminhe um e-mail para naep@unicesumar.edu.br solicitando uma senha provisória;

2) Na Página do Usuário, abaixo do título da Revista, aparecerá sua função (autor, avaliador), clique sobre a função Avaliador, abrirá uma página com as Submissões Ativas listando todos os trabalhos designados para sua avaliação;

3) Clique sobre o título que deseja avaliar, abrirá outra janela Submissão Aguardando Avaliação e informações como: Cronograma de Avaliação e Diretrizes para Avaliação;

4) O primeiro passo para iniciar a avaliação é informar ao editor sobre a Disponibilidade para executar a tarefa, clicando no ícone de e-mail no item 1:

Obs: Ao clicar no ícone o sistema abrirá na tela um “E-mail Padrão”, para informar a disponibilidade do avaliador ao Editor responsável. Note que o texto pode ser editado. Para enviar a mensagem, o Avaliador deve clicar no botão ENVIAR.

5) Após indicar a disponibilidade (aceito), o documento submetido e os suplementares, se for o caso, estarão disponíveis para Download no ITEM 3 (Clique no nome do documento para baixar em sua máquina e realizar a avaliação caso queira inserir no documento comentários). O documento com os comentários deverá ser transferido no ITEM 5 abaixo;

6) O ITEM 4 é o mais Importante, por isso é Obrigatório acessar o Formulário de Avaliação (destaque na cor verde) e preencher todos os campos. Observem os campos com asteriscos que são obrigatório o preenchimento;

7) O ITEM 5 é destinado para a transferência do manuscrito caso tenha feito modificações diretas no texto (sugerimos grifá-las com outra cor), e/ ou tenha realizado comentários para consulta do editor e/ou autor; Certifique-se de remover do manuscrito qualquer informação que identifique o avaliador;

8) Escolha a recomendação adequada conforme a definida no Formulários de Avaliação e submeta a avaliação para concluir o processo. Lembrando que só quando o "Formulário for preenchido e salvo (ITEM 4) é que o ITEM 6 ficará disponível para finalizar a avaliação.

Obs: Ao clicar em Enviar avaliação para Editor sistema abrirá na tela com uma mensagem de confirmação de avaliação concluída deve clicar em OK. O sistema abrirá a tela de E-mail Padrão para informar a recomendação ao Editor Responsável. Para enviar o e-mail, o Avaliador deve clicar no botão Enviar.


Dúvidas entrar em contato com o e-mail naep@unicesumar.edu.br

Agradecemos a sua disponibilidade,

Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Editora-chefe Rute Grossi

CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO 2019

REVISTA CESUMAR – CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - CONCEITO WEBQUALIS - B2

Está aberta a chamada para submissões de artigos para a divulgação de pesquisas nacionais e internacionais na Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o volume 24, nº. 2, a ser publicado em 2019.

A revista possui periodicidade semestral e tem como missão ser um meio de divulgação de trabalhos originais que apresentem resultados de estudos e pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Data limite para submissão: 08/09/2019.

Forma de submissão: on-line, Clique aqui

Áreas de publicação:

- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

- Sessão temática em "Gestão do Conhecimento", vinculada ao PPGGCO – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar. Trata-se de um espaço para debates interdisciplinares relacionados ao tema da gestão do conhecimento em organizações públicas e privadas.

Indexada em: na Capes Qualis B2; Portal de Periódicos SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, do Ministério da Ciência e Tecnologia; Social Science Collection da CSA (Cambridge Scientific Abstract); Latindex; LiVRE!; Sumarios.Org.
Número de ISSN: 2176-9176 (On-line)

Acesso às normas da revista:
Clique aqui

A partir de 2017, todos os artigos publicados na revista têm o identificador do DOI (Digital Object Identifiers) que localiza, resgata, autentica e protege o artigo científico, com um número exclusivo, em ambientes digitais;

Informamos que todos os trabalhos serão submetidos à avaliação de pareceristas ad hoc devidamente recomendados pela Equipe Editorial da Revista.

Peço a gentileza de, se possível, compartilhar esta Chamada em suas redes de contatos.

Desde já, meu muito obrigada.


Profa. Dra. Rute Grossi Milani
Editora-Chefe