<b>Três Abordagens em Psicoterapia Infantil

Autores

  • Rosina Forteski UFPR
  • Cláudia Daiana Borges UFSC
  • Babiani Buzzi Moreira Fameg Uniasselvi
  • Gláucia Regina Sevegnani Faculdade Pequeno Príncipe

Palavras-chave:

Análise do Comportamento, Fenomenologia-existencial, Ludoterapia, Psicanálise, Psicoterapia Infantil

Resumo

O que se sabe acerca do mundo das crianças é produto de discussões, propostas e avanços derivados da perspectiva dos adultos. A psicoterapia infantil representa um investimento na promoção e na legitimação da escuta e do protagonismo da criança frente às demandas e idiossincrasias que dizem respeito ao seu universo e à sua trajetória. A ludoterapia, enquanto ferramenta chefe na maioria das psicoterapias infantis, tem na brincadeira o instrumento de tradução da expressão infantil. A construção deste artigo teve como objetivo central o levantamento dos aspectos convergentes e divergentes discriminados nas três abordagens em psicoterapia infantil: psicanálise, análise do comportamento e fenomenologia-existencial. Concluiu-se que, embora as três abordagens aqui apresentadas tenham uma visão de homem e de mundo diferentes, todas têm como objetivo utilizar de seus recursos teórico-metodológicos para possibilitar que o cliente seja capaz de alcançar autonomia e bem-estar, para que seja o autor de sua própria história.

Biografia do Autor

Rosina Forteski, UFPR

Psicóloga; Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR

Cláudia Daiana Borges, UFSC

Psicóloga; Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Babiani Buzzi Moreira, Fameg Uniasselvi

Psicóloga pela Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG/UNIASSELVI

Gláucia Regina Sevegnani, Faculdade Pequeno Príncipe

Psicóloga; Discente de Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdades Pequeno Príncipe

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Publicado

2014-12-08

Como Citar

Forteski, R., Borges, C. D., Moreira, B. B., & Sevegnani, G. R. (2014). <b>Três Abordagens em Psicoterapia Infantil. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 19(2). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3223

Edição

Seção

Artigos de Revisão