<b>Três Abordagens em Psicoterapia Infantil
Palavras-chave:
Análise do Comportamento, Fenomenologia-existencial, Ludoterapia, Psicanálise, Psicoterapia InfantilResumo
O que se sabe acerca do mundo das crianças é produto de discussões, propostas e avanços derivados da perspectiva dos adultos. A psicoterapia infantil representa um investimento na promoção e na legitimação da escuta e do protagonismo da criança frente às demandas e idiossincrasias que dizem respeito ao seu universo e à sua trajetória. A ludoterapia, enquanto ferramenta chefe na maioria das psicoterapias infantis, tem na brincadeira o instrumento de tradução da expressão infantil. A construção deste artigo teve como objetivo central o levantamento dos aspectos convergentes e divergentes discriminados nas três abordagens em psicoterapia infantil: psicanálise, análise do comportamento e fenomenologia-existencial. Concluiu-se que, embora as três abordagens aqui apresentadas tenham uma visão de homem e de mundo diferentes, todas têm como objetivo utilizar de seus recursos teórico-metodológicos para possibilitar que o cliente seja capaz de alcançar autonomia e bem-estar, para que seja o autor de sua própria história.Downloads
Publicado
2014-12-08
Como Citar
Forteski, R., Borges, C. D., Moreira, B. B., & Sevegnani, G. R. (2014). <b>Três Abordagens em Psicoterapia Infantil. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 19(2). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3223
Edição
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Artigos de Revisão
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