O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista simultaneamente. A submissão de um artigo para avaliação em vários periódicos simultaneamente constitui grave falta de ética do autor;
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Em tamanho A-4, fonte Arial 12, espaçamento entrelinhas 1,5 (com exceção das citações acima de 3 linhas o espaçamento é simples). Margem esquerda/superior 3 cm e direita/inferior 2 cm;
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo (Word ou RTF) e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. O texto cumpre com as normas de formatação da revista citados em “Diretrizes para os autores” na seção Sobre em Normas de Publicação;
  • Declaração de Conflito de Interesses: É OBRIGATÓRIO que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 3: Inclusão de Metadados, e transferir o Modelo de declaração de conflito de interesse a seguir, assinado por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido em formato de arquivo "Doc" no Passo 4 – Transferência de Documentos Suplementares. Ver item 2.3 em Normas para publicação;
  • Cópia do Parecer do CEP. Os trabalhos que envolvem pesquisas com seres humanos, deverão estar acompanhados da devida autorização do Comitê de Ética correspondente, na forma de "documento suplementar" (passo 4 da submissão). Incluir o número da aprovação pelo CEP no artigo na seção "Metodologia";
  • Figuras, Tabelas e quadros: As ilustrações devem ser encaminhadas em arquivos separados, gravados em extensão *.TIF, em modo CMYK para as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi e identificadas. Tabelas e quadros, utilize as Normas de apresentação Tabular IBGE. A fonte ou nota explicativa deve ser posicionada à esquerda e na parte inferior da tabela em fonte tamanho 10. Não ultrapassar o total de 7(sete) no conjunto entre tabelas, gráficos, fotos e figuras;
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

Diretrizes para Autores

1. ORIENTAÇÕES GERAIS



1.1 Taxas para submissão e publicação de textos: A Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, editada pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, não cobra nenhuma taxa para avaliação de manuscritos e publicação de artigos;"

1.2Autores 1: Conter no, máximo sete autores na elaboração do artigo;

1.3 Autores 2: Como publicação de referência na área, no caso de autoria coletiva, pelo menos, um dos autores deve possuir titulação de "Doutor". A revista exige o grau mínimo de "Doutor" para autores interessados na submissão de artigos;

1.4 Os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Normas para publicação Clique aqui. Caso contrário, serão devolvidos para os(as) autores(as) para eventuais correções conforme descritas, caso haja necessidade.



2. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

2.1 ESCOPO E SEÇÕES

A Revista Cesumar publica somente artigos inéditos e originais, com o objetivo de divulgar e debater a produção científica dos docentes e discentes vinculados às áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar. Abrange ainda temas relacionados à gestão, educação, inovação e tecnologia. Compõe-se das seguintes seções:

Artigos Originais: baseados em resultados inéditos de pesquisa contendo 20 páginas no máximo. Para esses trabalhos desejável utilizar referências dos últimos 5 anos (pelo menos 50%);

Artigos de Revisão: analisam e discutem trabalhos de outros autores. Revisão de Literatura ou estudo teórico sobre temática específica, limitado a 20 páginas. Para esses trabalhos desejável utilizar referências dos últimos 5 anos (pelo menos 50%);

Artigos Originais Seção Gestão do Conhecimento - trabalhos inéditos que contemplem a temática Gestão do Conhecimento. Para esses trabalhos desejável utilizar referências dos últimos 5 anos (pelo menos 50%);

Relatos de Caso ou Técnicas: apresentação da experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas limitados a 10 páginas. Para esses trabalhos, desejável utilizar referências dos últimos 5 anos.

O artigo deve ser redigido em português, inglês ou espanhol e se enquadrar em uma das diferentes seções da revista.

Para submissão de manuscritos no idioma Inglês e espanhol, obrigatoriamente deverá passar por revisores e/ou tradutores certificados na língua estrangeira, indicados pela Revista Cesumar.

2.2 O PROCEDIMENTO DE ACEITAÇÃO DEFINITIVA SERÁ:

•Primeira Etapa: seleção dos artigos segundo critérios editoriais. O Conselho Editorial constitui a instância responsável por essa etapa.

•Segunda Etapa: parecer de Consultores ad hoc. Os pareceres comportam três possibilidades:

a)Aceitação na íntegra;

b)Aceitação com modificações;

c)Recusa integral.

2.3 DIRETRIZES PARA CONFLITO DE INTERESSES

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 3: Inclusão de Metadados, e transferir o Modelo de declaração de conflito de interesse a seguir, assinado por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido em formato de arquivo "Doc" no Passo 4 – Transferência de Documentos Suplementares:

MODELO - Declaração de Conflito de Interesse

Eu, _____________________, autor responsável pelo manuscrito “____________________________”, declaro que nenhum dos autores deste estudo possui qualquer tipo de interesse abaixo descrito, ou outros que configurem o chamado Conflito de Interesse.

Declaro que o manuscrito apresentado não recebeu qualquer suporte financeiro da indústria ou de outra fonte comercial e nem eu, nem os demais autores ou qualquer parente em primeiro grau possuímos interesses financeiros/outros no assunto abordado no manuscrito.

Em caso contrário, especifico, abaixo, qualquer associação que possa representar um conflito de interesse que eu e/ou os demais autores ou seus parentes de primeiro grau tive(mos) nos últimos cinco anos com empresas privadas e/ou organizações, mesmo sem fins lucrativos — por exemplo: participação em inventos/desenvolvimento de software, aparelho, técnica de tratamento ou laboratorial, equipamentos, dispositivos ou tecnologias; participações e atividades de consultoria e/ou palestras; propriedade intelectual; participação acionária; situações de licenciamento de patentes etc.

Local, __/__/__. Assinatura(s): _______________



3 A ESTRUTURA DO ARTIGO E NORMAS GRÁFICAS

São adotadas, neste periódico, as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas:

- NBR 10.520/2002 – Citações em documentos - Apresentação;

- NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento;

- NBR 6023/2018 – Referências - Elaboração;

- NBR 6028/2003 – Resumos;

- NBR 6022/2003 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação;

- Normas de Apresentação Tabular IBGE, 1993 para tabelas e quadros;



4 NORMAS GRÁFICAS

•Formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB);

•Papel: A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm);

•Margem: Margem Superior e Esquerda de 3 cm;

•Margem: Margem Inferior e Direita de 2 cm;

•Parágrafo: Alinhamento do texto deve ser justificado e parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm;

•Espaçamento para o texto: Entre linhas 1,5 cm em todo o artigo, com exceção do resumo, referências, citações diretas, depoimentos, tabelas e quadros que deverão ter espaçamento simples;

•Fonte: Arial, tamanho 12 no texto, com exceção das citações diretas acima de 3 linhas que a Fonte deverá ser 10;

•Ilustrações: Devem ser encaminhadas em arquivos separados, gravados em extensão *.TIF, em modo CMYK paras as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi. O número de tabelas, figuras e gráficos não deve ultrapassar 7.



5 ESTRUTURA DO ARTIGO

Texto principal: Deve ser subdividido, no mínimo, em: 1 INTRODUÇÃO, 2 DESENVOLVIMENTO (Método, resultados e discussão) e 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS.

Título e subtítulo do trabalho: Deverá ser claro, conciso e refletir a essência do artigo. Deve estar figurado no topo da página, em letras maiúsculas, centralizado, fonte tamanho 14 e negrito e conter 100 caracteres ou 14 palavras. Após o título, deixar duas linhas em branco em fonte tamanho 12;

Para assegurar a integridade do anonimato dos autores e garantir o processo de avaliação por pares cegas, todas as informações sobre autoria não deve constar no artigo ou qualquer outra informação oculta que possa identificar os mesmos.

Resumo: Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda e caixa alta e dois pontos (:). Deve-se iniciar o texto após os dois pontos (:). Seu conteúdo deve estar em um parágrafo de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria.

Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda seguido de dois pontos (:). Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática separados por ponto e vírgula (;).

Abstract: Em Inglês, com formatação igual à do Resumo.

Keywords: Em Inglês, com formatação igual à das Palavras-chave.

Citações: As citações longas (que ultrapassam a três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entre linhas simples (1 cm). As citações curtas (com até três linhas) devem estar inseridas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado (NBR 10520, 2002).

Utilizar itálico somente nas palavras estrangeiras. Exemplo: software, e-mail.

Agradecimentos: podem ser mencionadas colaborações de pessoas, instituições ou agradecimento por apoio financeiro, auxílios técnicos, que mereçam reconhecimento, mas não justificam a sua inclusão entre os autores.

Referências: As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2018 da ABNT e deverão ser listadas em ordem alfabética no final do artigo. Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, os trabalhos mais relevantes publicados nos últimos 5 (cinco) anos, sobre o tema. Deve conter apenas trabalhos citados no texto.



6 MODELO DE REFERÊNCIAS

6.1 FORMATO IMPRESSO

ARTIGO DE REVISTA

Exemplo: SIMONS, R. Qual é o nível de risco de sua empresa? HSM Managment, São Paulo, v.3, n. 16, p. 122-130, set./out. 1999.

LIVRO

Exemplo: SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

CAPÍTULO DE LIVRO

Exemplo: FRIGOTTO, G. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, A. H. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 77-108

ANAIS DE CONGRESSO

Exemplo: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, 14, 2000, João Pessoa. Anais[...]. João Pessoa: CEFET-PB, 2000. 190p.

TRABALHO COMPLETO APRESENTADO EM CONGRESSO

Exemplo: SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais [...]. Petrolina: Embrapa, CPATSA, 1994. p.3-4

LEGISLAÇÃO

Exemplo: BRASIL. Lei n.° 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999.

MANUAL

Exemplo: PARANÁ (Estado). Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração. Manual do Estágio de Administração da UEM. Maringá, DAD Publicações, 2002, 158p.

DISSERTAÇÃO E TESE

Exemplo: FREITAS JÚNIOR, O. de G. Um modelo de sistema de gestão do conhecimento para grupos de pesquisa e desenvolvimento. 2003. 292f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

DICIONÁRIO

Exemplo: DUCROT, O. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. 2. ed. São Paulo: Perspectivca, 1998. 339p.

ARTIGO DE JORNAL DIÁRIO

Exemplo: FRANCO, G. H. B. O que aconteceu com as reformas em 1999. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 dez. 1999. Economia, p.4, Caderno 6.

6.2 FORMATO ELETRÔNICO

ARTIGO DE REVISTA

Exemplo: KELLY, R. Eletronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: http:/www.aps.org/apsnews/1196/11965.html. Acesso em: 25 nov. 1998.



7 REVISORES E/OU TRADUTORES INDICADOS

Matthew Philip Jenkis – Somente Tradução Especialidade: Área de Saúde CNPJ: 11.737.331/0001-25 Telefone: (41) 3332-0258 / (41) 9935-9838 Jenkinstraducoes@gmail.com

American Journal Experts (AJE) São Paulo – SP www.aje.com/pt/services

THOMAS BONNICI Lattes: http://lattes.cnpq.br/2253237526673836 E-mail: bonnici@wnet.com.br

Obs: Os pesquisadores deverão assumir os custos da tradução, bem como solicitar uma declaração/certificado da tradução e encaminhar como documento suplementar no momento da submissão do artigo.



Endereço para correspondência

UNICESUMAR

Diretoria de Pesquisa - NAEP - Núcleo de Apoio à Editoração e Pesquisa

Avenida Guedner, 1610 Bloco 11 - 5º andar - Jardim Aclimação - CEP: 87.050-390 - Maringá – PR



Relatos de Caso ou Técnicas

Apresentação da experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas

Gestão do Conhecimento

debates interdisciplinares relacionados ao tema da gestão do conhecimento em organizações públicas e privadas, em diálogo conexo, porém não exclusivo, com as duas linhas de pesquisa do programa: Organizações e Conhecimento e Educação e Conhecimento.

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