O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ou ser submetido simultaneamente a outro periódico;
  • Autoria: é obrigatório a inserção de todos os autores no momento da submissão em Metadados (Passo 3). Preencher: nome completo, número identificador do ORCID e filiação institucional;
  • Conter no máximo seis (06) autores na elaboração do artigo, e se enquadrar em uma das diferentes seções da revista descritas no item "2 Tipos de artigos aceitos";
  • Verificar se as citações no corpo do texto (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT;
  • Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores, garantido o critério de sigilo da revista;
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar;
  • Certifique-se de que o arquivo submetido está dentro das normas da revista e segue a formatação disponível no template (modelo de formatação) disponível no cabeçalho da revista na aba "Submissões" >> "Template de submissão".
  • Estar ciente de que, caso o artigo seja aprovado, será necessário que os autores se responsabilizem pelas revisões de estilo, gramática e língua portuguesa, atestando que o artigo passou por revisão profissional. Este requisito só será exigido após o aceite do artigo. No entanto, como a revista não cobra taxas de publicação ou editoração, é importante que os autores estejam cientes desta condição para a publicação.

Diretrizes para Autores

A Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas publica somente artigos inéditos e originais, e que não estejam em avaliação simultânea em outro periódico.

Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão. Caso seja identificado a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o artigo será desconsiderado.

A revista poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Idioma de submissões: O artigo deve ser redigido em português, inglês ou espanhol e se enquadrar em uma das diferentes seções da revista.

Para submissão de manuscritos no idioma Inglês e espanhol, obrigatoriamente deverá passar por revisores e/ou tradutores certificados na língua estrangeira, indicados pela Revista Cesumar.

Autores: O artigo submetido deve conter no, máximo seis autores, e se enquadrar em uma das diferentes seções da revista, descritas no item 2. O autor correspondente deverá inserir na submissão, todos os autores envolvidos no artigo.

Como publicação de referência na área, a revista exige o grau mínimo de "Doutor" para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos, um dos autores deve possuir tal titulação;

Somente serão aceitos para publicação na Revista Cesumar Humanas 02 (dois) trabalhos de cada autor por ano.

Início do processo de avaliação: Os artigos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as "Normas Gráficas" e as "Condições para a Submissão". Caso contrário, serão devolvidos para os (as) autores (as) para eventuais correções conforme descritas, caso haja necessidade.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

A Revista Cesumar é publicada sob o formato de Acesso Aberto e permite a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons CC BY.

TAXA DE SUBMISSÃO E TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO (APC)

A Revista Cesumar não cobra qualquer taxa de submissão ou publicação.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO

A Revista Cesumar respeita a política de proteção e propriedade intelectual enfatiza aos autores que desejam enviar suas pesquisas ao periódico que visitem o website COPE (Committee on Publication Ethics) para mais informações quanto à ética em pesquisa, bem como plágio, más práticas, fraudes e possíveis violações de ética.

Todas as novas submissões enviadas para a Revista Cesumar Humanas são verificadas quanto a: submissões duplicadas e/ou manuscritos já publicados. Caso identificado, os autores serão comunicados e a submissão retirada de fila de avaliação.

A Revista Cesumar é membro do CrossCheck e os manuscritos submetidos à revista poderão ser selecionados para uma comparação com a base de dados do CrossCheck. Os artigos que atingirem o nível de similaridade de plágio serão encaminhados aos editores e ao conselho para emissão da rejeição do artigo. Para saber mais acesse: CrossCheck

Os autores devem declarar que o manuscrito é uma pesquisa original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro periódico científico, bem como se possui Conflito de Interesses.



1 INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

1.1 Submissão do manuscrito

Para submeter o manuscrito, o autor responsável pela comunicação com a Revista deverá cadastrar-se Aqui. Solicitamos a máxima atenção para o preenchimento do item "Metadados da Submissão dos Autores, que deverá ser incluso elementos obrigatórios como: nome dos autores completo, última titulação e respectiva afiliação institucional atualizada, iD Lattes e iD ORCID. Após efetuar o cadastro, o autor deve selecionar a opção "Iniciar nova submissão" e preencher os campos solicitados.

1.2 Idioma de Submissões Serão aceitos trabalhos redigidos em português, inglês ou espanhol e se enquadrar em uma das diferentes seções da revista, descritas no item 2

Para submissão de manuscritos no idioma Inglês e espanhol, obrigatoriamente deverá passar por revisores e/ou tradutores certificados na língua estrangeira, indicados pela Revista Cesumar.

2. TIPOS DE ARTIGOS ACEITOS

2.1 Artigos originais: baseados em resultados inéditos de pesquisa contendo 20 páginas no máximo.

2.2 Artigos de Revisão: analisam e discutem trabalhos de outros autores. Revisão de Literatura ou estudo teórico sobre temática específica, limitado a 20 páginas.

2.3 Artigos Originais Seção Gestão do Conhecimento: trabalhos inéditos que contemplem a temática Gestão do Conhecimento.

2.4 Relatos de Caso ou Técnicas: apresentação da experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas limitados a 10 páginas.

Recomenda-se utilizar referências dos últimos 5 anos para todos os itens supracitados (pelo menos 50%).

Observação: O Conselho Editorial informa que a partir de 2016 "Não serão aceitos trabalhos apresentados e/ou publicados em sua totalidade ou parciais em Eventos Científicos, Congressos, Encontros, Jornadas, Conferências, Simpósios e eventos similares".

3 PROCESSO DE ACEITAÇÃO

3.1 Primeira Etapa: seleção dos artigos segundo critérios editoriais. O Conselho Editorial constitui a instância responsável por essa etapa.

3.2 Segunda Etapa: Os artigos serão avaliados por dois consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica.. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se receber os pareceres favoráveis, tanto do avaliador quanto do Conselho Editorial:

a) Aceitação na íntegra;

b) Aceitação com modificações;

c) Recusa integral.

3.3 Decisão editorial: os artigos que receberem os status de “aprovado” ao final da etapa descrita no item 3.2, serão publicados no primeiro número da revista com espaço disponível;

3.4 O periódico não tem como critério exclusivo a publicação do artigo na ordem cronológica na qual recebe os textos, e sim sua aceitação nas etapas descritas acima.

4 NORMAS GRÁFICAS

A Revista Cesumar adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas:

- NBR 10520:2002 – Citações em documentos - Apresentação;

- NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento;

- NBR 6023:2018 – Referências - Elaboração;

- NBR 6028:2021 – Resumos;

- NBR 6022:2018 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação;

Normas de Apresentação Tabular IBGE, 1993 veja aqui para tabelas e quadros.

4.1 FORMATO

•Formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB);

•Papel: A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm);

•Margem: margem superior e esquerda de 3 cm e margem inferior e direita de 2 cm;

•Parágrafo: justificado com recuo de 1,5 cm na primeira linha;

•Espaçamento: entre linhas 1,5 cm em todo o artigo, com exceção do resumo, referências, citações diretas, depoimentos, tabelas e quadros que deverão ter espaçamento simples;

•Fonte: Fonte Arial, tamanho 12 no texto, com exceção das citações diretas acima de 3 linhas que a Fonte deverá ser 10; Quantidade de páginas permitido: os artigos devem ser escritos considerando um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas.

4.2 ESTRUTURA DO ARTIGO

4.2.1 Título e subtítulo: deve ter, no máximo, 15 palavras e refletir a essência do conteúdo do artigo. Deve estar figurado no topo da página, em letras maiúsculas, centralizado, fonte tamanho 14 e negrito; conter 100 caracteres ou 14 palavras; apresentar o título no idioma português e inglês (Obrigatoriamente); Após o título, deixar duas linhas em branco;

4.2.2 Autoria: para assegurar a integridade do anonimato dos autores e garantir o processo de avaliação por pares cegas, o Arquivo original NÃO deve conter dados de autoria ou qualquer outra informação que possa identificar os autores;

O autor responsável pela submissão deverá “obrigatoriamente” preencher em os dados de todos os autores envolvidos, tais como: nome completo; e-mail; código ORCID - Open Researcher and Contributor ID; breve biografia contendo: última titulação acadêmica e curso/departamento/instituição à qual pertence(m).

As informações relacionadas aos autores deverão ser preenchidas no momento da submissão do artigo no 3º passo - Dados da submissão – Lista de coautores. Clique AQUI para fazer o download do Tutorial de apoio para cadastro de artigo;

4.2.3 Resumo: após o título, deve conter entre 200 e 250 palavras e frases concisas. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, iniciar o seu conteúdo após dois pontos (:); parágrafo único, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários. A revista não solicita versão do resumo em inglês na entrega dos originais. .

4.2.4 Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda seguido de dois pontos (:). Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática separados por ponto e vírgula (;);

4.2.5 Abstract e Keywords: com formatação igual à do resumo e palavras-chave;

4.2.6 Texto principal: deve ser subdividido, no mínimo, em: 1 INTRODUÇÃO, 2 DESENVOLVIMENTO (Método, resultados e discussão) e 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS; em português, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,5 cm.

4.2.7 Agradecimentos (opcional): devem ser citados sem quaisquer referências, diretas ou indiretas à autoria. Podem ser mencionadas colaborações de pessoas, instituições ou agradecimento por apoio financeiro, auxílios técnicos, que mereçam reconhecimento, mas não justificam a sua inclusão entre os autores. Deve ser incluído após a avaliação às cegas. O agradecimento (se houver), deve ser inserido após a conclusão do artigo.

4.2.8 Citações: devem obedecer aos seguintes critérios:.

a) As citações curtas (com até três linhas) devem ser digitadas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado (NBR 10520:2002);

b) As citações longas (que ultrapassam a três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entre linhas simples (1 cm).

Utilizar itálico somente nas palavras estrangeiras. Exemplo: software, e-mail.

4.2.9 Referências: devem obedecer à norma NBR6023/2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apenas as obras citadas ao longo do texto devem ser listadas no final do artigo, em ordem alfabética, sob o título de Referências. Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, obras publicadas nos últimos 5 (cinco) anos.

Todos os endereços “URL” (links para Internet), no texto, deverão estar ativos e levar diretamente ao documento citado.

4.2.10 Títulos das seções: devem ter numeração progressiva, conforme NBR 6024:2012, e alinhamento à margem esquerda, sem utilizar ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título NBR 6024:2012. Exemplo de formatação das seções/títulos:

SEÇÃO PRIMÁRIA à LETRA MAIÚSCULA e negrito;

SEÇÃO SECUNDÁRIA à LETRA MAIÚSCULA e sem negrito;

Seção Terciária em negrito e somente o início das palavras em maiúsculo

4.2.11 Ilustrações: devem ser encaminhadas em arquivos separados e anexados no sistema como Documentos Suplementares no Item 2 Transferência do manuscrito. A extensão dos arquivos preferencialmente deve ser em *.TIF, em modo CMYK paras as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi;

As ilustrações desempenham o papel de auxiliar, ou seja, complementam ou apoiam a expressão de ideias do texto. Por isso, serão aceitos para cada artigo o número de figuras, tabelas, gráficos e quadros não deve ultrapassar 7 (sete);

4.2.12 Notas de rodapé: de caráter explicativo devem ser usadas, apenas, quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto;

4.2.13 Apêndices ou anexos: só devem acompanhar o texto quando contiverem informação original importante ou detalhamento indispensável para a compreensão de alguma seção do trabalho. Acrescente, no final do texto, após as Referências, a data em que o manuscrito foi submetido.

5 DIRETRIZES PARA CONFLITO DE INTERESSES

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ITEM 2 - TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO no momento da submissão, e transferir o Modelo de declaração de conflito de interesse a seguir, assinado por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido:

MODELO - Declaração de Conflito de Interesse

Eu, _____________________, autor responsável pelo manuscrito “____________________________”, declaro que nenhum dos autores deste estudo possui qualquer tipo de interesse abaixo descrito, ou outros que configurem o chamado Conflito de Interesse.

Declaro que o manuscrito apresentado não recebeu qualquer suporte financeiro da indústria ou de outra fonte comercial e nem eu, nem os demais autores ou qualquer parente em primeiro grau possuímos interesses financeiros/outros no assunto abordado no manuscrito.

Em caso contrário, especifico, abaixo, qualquer associação que possa representar um conflito de interesse que eu e/ou os demais autores ou seus parentes de primeiro grau tive(mos) nos últimos cinco anos com empresas privadas e/ou organizações, mesmo sem fins lucrativos — por exemplo: participação em inventos/desenvolvimento de software, aparelho, técnica de tratamento ou laboratorial, equipamentos, dispositivos ou tecnologias; participações e atividades de consultoria e/ou palestras; propriedade intelectual; participação acionária; situações de licenciamento de patentes etc.

Local, __/__/__. Assinatura(s): _______________



6 MODELO DE REFERÊNCIAS

6.1 FORMATO IMPRESSO

ARTIGO DE REVISTA

Exemplo: SIMONS, R. Qual é o nível de risco de sua empresa? HSM Managment, São Paulo, v.3, n. 16, p. 122-130, set./out. 1999.

LIVRO

Exemplo: SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

CAPÍTULO DE LIVRO

Exemplo: FRIGOTTO, G. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, A. H. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 77-108

ANAIS DE CONGRESSO

Exemplo: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, 14, 2000, João Pessoa. Anais[...]. João Pessoa: CEFET-PB, 2000. 190p.

TRABALHO COMPLETO APRESENTADO EM CONGRESSO

Exemplo: SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais [...]. Petrolina: Embrapa, CPATSA, 1994. p.3-4

LEGISLAÇÃO

Exemplo: BRASIL. Lei n.° 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999.

MANUAL

Exemplo: PARANÁ (Estado). Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração. Manual do Estágio de Administração da UEM. Maringá, DAD Publicações, 2002, 158p.

DISSERTAÇÃO E TESE

Exemplo: FREITAS JÚNIOR, O. de G. Um modelo de sistema de gestão do conhecimento para grupos de pesquisa e desenvolvimento. 2003. 292f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

DICIONÁRIO

Exemplo: DUCROT, O. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. 2. ed. São Paulo: Perspectivca, 1998. 339p.

ARTIGO DE JORNAL DIÁRIO

Exemplo: FRANCO, G. H. B. O que aconteceu com as reformas em 1999. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 dez. 1999. Economia, p.4, Caderno 6.

6.2 FORMATO ELETRÔNICO

ARTIGO DE REVISTA

Exemplo: KELLY, R. Eletronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: http:/www.aps.org/apsnews/1196/11965.html. Acesso em: 25 nov. 1998.



7 REVISORES E/OU TRADUTORES INDICADOS

Matthew Philip Jenkis – Somente Tradução Especialidade: Área de Saúde CNPJ: 11.737.331/0001-25 Telefone: (41) 3332-0258 / (41) 9935-9838 Jenkinstraducoes@gmail.com

American Journal Experts (AJE) São Paulo – SP www.aje.com/pt/services

THOMAS BONNICI Lattes: http://lattes.cnpq.br/2253237526673836 E-mail: bonnici@wnet.com.br

Obs: Os pesquisadores deverão assumir os custos da tradução, bem como solicitar uma declaração/certificado da tradução e encaminhar como documento suplementar no momento da submissão do artigo.



Endereço para correspondência

UNICESUMAR

Diretoria de Pesquisa - NAEP - Núcleo de Apoio à Editoração e Pesquisa

Avenida Guedner, 1610 Bloco 7 - 1º andar - Jardim Aclimação - CEP: 87.050-390 - Maringá – PR



Relatos de Caso ou Técnicas

Apresentação da experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas

Gestão do Conhecimento

debates interdisciplinares relacionados ao tema da gestão do conhecimento em organizações públicas e privadas, em diálogo conexo, porém não exclusivo, com as duas linhas de pesquisa do programa: Organizações e Conhecimento e Educação e Conhecimento.

Política de Privacidade

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os procedimentos estão de acordo com a Lei Nº13.709 de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD.