Análise do Perfil Empreendedor dos Discentes dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração nas Instituições de Ensino Superior do Município de Viçosa, MG
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Perfil Empreendedor.
Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar o perfil empreendedor dos estudantes dos cursos de administração, ciências contábeis e tecnólogo em processos gerenciais, na cidade de Viçosa - MG, de modo a possibilitar uma comparação entre os iniciantes e concluintes. Utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com uma amostra de 300 estudantes de quatro instituições de ensino superior: ESUV, UFV, Univiçosa e Unopar. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, compostos por dez características: “Autoconfiança”; “Liderança”; “Trabalho em Equipe”; “Assumir Riscos Calculados”; “Dedicação e Comprometimento”; “Persistência”; “Planejamento”; “Busca por Oportunidade” e “Inovação”. Os resultados revelam que 50% dos alunos demonstraram tendência empreendedora. Comparando-se iniciantes versus concluintes, em nenhum dos atributos houve aumento significativo de médias. Isso significa que no decorrer do curso os alunos não desenvolveram seu perfil empreendedor.
Publicado
2016-08-03
Edição
Seção
Artigos Originais
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