Alinhando Estratégia e Resultado: Proposta de Balanced Scorecard para uma Pequena Empresa de Comércio Varejista

Ana Claudia Machado Padilha, Fernando Caxambu, Juliana Birkan Azevedo, Antonio Genésio Vasconcelos Neto, Paloma de Mattos Fagundes, Julcemar Bruno Zilli

Resumo


A complexidade dos negócios aliada à concorrência intensa entre as empresas tem forçado os gestores a desenvolverem estratégias cada vez mais dinâmicas para sustentarem vantagens competitivas. Desta forma, o estudo tem como objetivo desenvolver o Balanced Scorecard (BSC), a partir do planejamento estratégico de uma microempresa varejista, traduzindo a estratégia em objetivos e medidas na perspectiva financeira do consumidor, processos internos e aprendizado e crescimento. Apesar de limitações como falta de planejamento no longo prazo e que apenas indicadores financeiros são atualmente usados, o BSC vem como uma proposta para contribuir na gestão desta microempresa. Como resultados significativos do estudo, destaca-se que o BSC pode fazer com que a empresa se posicione melhor no mercado, buscando excelência no atendimento e resultando em vantagem competitiva. Para tanto, diferentes ações na área financeira, de clientes, de processos internos e aprendizagem e crescimento foram criadas para melhorar o desempenho da empresa no mercado competitivo.

Palavras-chave


Estratégia, Planejamento, Balanced Scorecard

Texto completo:

PDF


Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.