Alinhando Estratégia e Resultado: Proposta de Balanced Scorecard para uma Pequena Empresa de Comércio Varejista
Palavras-chave:
Estratégia, Planejamento, Balanced ScorecardResumo
A complexidade dos negócios aliada à concorrência intensa entre as empresas tem forçado os gestores a desenvolverem estratégias cada vez mais dinâmicas para sustentarem vantagens competitivas. Desta forma, o estudo tem como objetivo desenvolver o Balanced Scorecard (BSC), a partir do planejamento estratégico de uma microempresa varejista, traduzindo a estratégia em objetivos e medidas na perspectiva financeira do consumidor, processos internos e aprendizado e crescimento. Apesar de limitações como falta de planejamento no longo prazo e que apenas indicadores financeiros são atualmente usados, o BSC vem como uma proposta para contribuir na gestão desta microempresa. Como resultados significativos do estudo, destaca-se que o BSC pode fazer com que a empresa se posicione melhor no mercado, buscando excelência no atendimento e resultando em vantagem competitiva. Para tanto, diferentes ações na área financeira, de clientes, de processos internos e aprendizagem e crescimento foram criadas para melhorar o desempenho da empresa no mercado competitivo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2016-08-03
Como Citar
Padilha, A. C. M., Caxambu, F., Azevedo, J. B., Vasconcelos Neto, A. G., Fagundes, P. de M., & Zilli, J. B. (2016). Alinhando Estratégia e Resultado: Proposta de Balanced Scorecard para uma Pequena Empresa de Comércio Varejista. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 21(1), 181–210. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3912
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.